Empresas podem ter programas específicos para auxiliar colaboradores com câncer de mama, reforçando o compromisso com a saúde e o bem-estar
Conheça iniciativas que podem contribuir por
meio de palestras e momentos de conscientização
O câncer de mama é um desafio da saúde
que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. De acordo com dados do
Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que, a cada ano, durante o
triênio 2023- 2025, ocorrerão, aproximadamente, 73.610 novos casos da doença.
Diante desses números, a campanha Outubro Rosa, cujo objetivo é
conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce,
requer o engajamento de toda a sociedade.
Para demonstrar apoio a essa causa, as
empresas podem adotar medidas para promover a conscientização sobre o
câncer de mama no ambiente de trabalho. Por exemplo, é possível
incentivar que os colaboradores adotem os cuidados necessários com a
saúde. Além disso, quando casos da doença são identificados dentro da
equipe, existem estratégias para reforçar o apoio às pessoas, por meio de
ações que facilitem o tratamento.
Uma maneira simples de as empresas
levarem a conscientização para seus times é por meio de palestras
educativas. Dessa forma, torna-se possível esclarecer dúvidas e orientar sobre
a doença, abordando temas como as indicações para a realização de exames
de rastreamento. Esse tipo de avaliação é fundamental para detectar
tumores em estágios iniciais, e vai influenciar diretamente nas chances
de cura durante o tratamento.
Carol Maes, supervisora de Recrutamento
e Seleção da Selpe em Uberlândia, compartilha dicas para auxiliar as
organizações na implementação dessa estratégia. “O Outubro Rosa é um ótimo
momento para aproveitar o destaque ao assunto e promover momentos de
conscientização com seu time. Em casos de realização de palestras
educativas, se a sua equipe for formada, principalmente, por pessoas acima
ou próximas dos 40 anos, por exemplo, vale abordar a importância da realização
da mamografia, que é indicada para esta faixa etária. Mas, se o seu time
for composto, predominantemente, por profissionais mais jovens, aposte em
destacar as maneiras de prevenção da doença, como a prática de exercícios
físicos, ter uma boa alimentação e outros hábitos saudáveis”,
compartilha.
Ações de orientação e apoio podem ir
além da conscientização
Palestras educativas são ótimas
iniciativas para promover a conscientização sobre o assunto, mas as
empresas podem ir além. No contexto de colaboradores já diagnosticados com
algum tipo de câncer, é importante observar que a legislação,
especialmente para aqueles contratados sob o amparo da Consolidação das
Leis do Trabalho (CLT), oferece direitos garantidos. Estes incluem a
possibilidade de saque do FGTS e do PIS/PASEP, auxílio-doença,
aposentadoria por invalidez e outros benefícios. Contudo, um diferencial
para as empresas é pensar em iniciativas que acolham os profissionais
diagnosticados.
Carol Maes explica que existem medidas
nesse contexto que podem ser adotadas. “Se um colaborador for
diagnosticado com câncer de mama, a empresa pode fornecer apoio psicológico e
emocional por meio de recursos de aconselhamento, bem como flexibilidade
no local de trabalho, que pode incluir opções de trabalho remoto ou
horários flexíveis durante o tratamento. Além disso, uma outra dica é
auxiliar a pessoa no acesso a informações sobre recursos médicos”, destaca.
Para Carol Maes, ao adotar ações que
prezam pela saúde e o bem-estar profissional, as empresas garantem
diversos benefícios, que vão além do fortalecimento da marca. Um deles é a
construção de ambientes de trabalho mais acolhedores e responsáveis. “É
importante que as empresas reafirmem seu compromisso com a saúde de seus
colaboradores. Hoje, a atenção da empresa com seus times é um dos grandes
diferenciais do mercado e se mostra cada dia mais importante. O pilar social do
ESG está aí para nos lembrar disso, de pensar em ações e iniciativas que
prezem por esse cuidado, como os programas específicos para auxiliar
mulheres e homens com câncer de mama”, finaliza
Sobre a Selpe Gente e Gestão
A Selpe é uma consultoria de RH com divisões especializadas em todo o ciclo de Gente e Gestão. Com abrangência nacional e 58 anos de mercado, nas cidades Belo Horizonte, Contagem, Conselheiro Lafaiete, Uberlândia, São Paulo e Recife, a Selpe oferece apoio consultivo e estratégico em recrutamento e seleção, tecnologia no RH, desenvolvimento de líderes e equipes, programas de trainee e estágio e contratação de trabalho temporário e terceirização para empresas de todos os segmentos de negócio.
Nenhum comentário