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Empresas podem ter programas específicos para auxiliar colaboradores com câncer de mama, reforçando o compromisso com a saúde e o bem-estar

Conheça iniciativas que podem contribuir por meio de palestras e momentos de conscientização

Divulgação

O câncer de mama é um desafio da saúde que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. De acordo  com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que, a cada ano, durante o triênio 2023- 2025, ocorrerão, aproximadamente, 73.610 novos casos da doença. Diante desses números, a  campanha Outubro Rosa, cujo objetivo é conscientizar sobre a importância da prevenção e do  diagnóstico precoce, requer o engajamento de toda a sociedade.

Para demonstrar apoio a essa causa, as empresas podem adotar medidas para promover a  conscientização sobre o câncer de mama no ambiente de trabalho. Por exemplo, é possível incentivar  que os colaboradores adotem os cuidados necessários com a saúde. Além disso, quando casos da  doença são identificados dentro da equipe, existem estratégias para reforçar o apoio às pessoas, por  meio de ações que facilitem o tratamento.

Uma maneira simples de as empresas levarem a conscientização para seus times é por meio de  palestras educativas. Dessa forma, torna-se possível esclarecer dúvidas e orientar sobre a doença,  abordando temas como as indicações para a realização de exames de rastreamento. Esse tipo de  avaliação é fundamental para detectar tumores em estágios iniciais, e vai influenciar diretamente nas  chances de cura durante o tratamento.  

Carol Maes, supervisora de Recrutamento e Seleção da Selpe em Uberlândia, compartilha dicas para  auxiliar as organizações na implementação dessa estratégia. “O Outubro Rosa é um ótimo momento  para aproveitar o destaque ao assunto e promover momentos de conscientização com seu time. Em  casos de realização de palestras educativas, se a sua equipe for formada, principalmente, por pessoas  acima ou próximas dos 40 anos, por exemplo, vale abordar a importância da realização da mamografia,  que é indicada para esta faixa etária. Mas, se o seu time for composto, predominantemente, por  profissionais mais jovens, aposte em destacar as maneiras de prevenção da doença, como a prática  de exercícios físicos, ter uma boa alimentação e outros hábitos saudáveis”, compartilha. 

Ações de orientação e apoio podem ir além da conscientização

Palestras educativas são ótimas iniciativas para promover a conscientização sobre o assunto, mas as  empresas podem ir além. No contexto de colaboradores já diagnosticados com algum tipo de câncer,  é importante observar que a legislação, especialmente para aqueles contratados sob o amparo da  Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), oferece direitos garantidos. Estes incluem a possibilidade de  saque do FGTS e do PIS/PASEP, auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e outros benefícios.  Contudo, um diferencial para as empresas é pensar em iniciativas que acolham os profissionais  diagnosticados. 

Carol Maes explica que existem medidas nesse contexto que podem ser adotadas. “Se um colaborador  for diagnosticado com câncer de mama, a empresa pode fornecer apoio psicológico e emocional por  meio de recursos de aconselhamento, bem como flexibilidade no local de trabalho, que pode incluir  opções de trabalho remoto ou horários flexíveis durante o tratamento. Além disso, uma outra dica é  auxiliar a pessoa no acesso a informações sobre recursos médicos”, destaca. 

Para Carol Maes, ao adotar ações que prezam pela saúde e o bem-estar profissional, as empresas  garantem diversos benefícios, que vão além do fortalecimento da marca. Um deles é a construção de  ambientes de trabalho mais acolhedores e responsáveis. “É importante que as empresas reafirmem  seu compromisso com a saúde de seus colaboradores. Hoje, a atenção da empresa com seus times é  um dos grandes diferenciais do mercado e se mostra cada dia mais importante. O pilar social do ESG  está aí para nos lembrar disso, de pensar em ações e iniciativas que prezem por esse cuidado, como  os programas específicos para auxiliar mulheres e homens com câncer de mama”, finaliza

Sobre a Selpe Gente e Gestão

A Selpe é uma consultoria de RH com divisões especializadas em todo o ciclo de Gente e Gestão. Com abrangência nacional e 58 anos de mercado, nas cidades Belo Horizonte, Contagem, Conselheiro Lafaiete, Uberlândia, São Paulo e Recife, a Selpe oferece apoio consultivo e estratégico em recrutamento e seleção, tecnologia no RH, desenvolvimento de líderes e equipes, programas de trainee e estágio e contratação de trabalho temporário e terceirização para empresas de todos os segmentos de negócio.

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