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O Impacto do Franchising na Economia Local

O franchising como um motor econômico que impulsiona comunidades locais

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O modelo de negócios de Franchising, ou franquia, tem alcançado um papel significativo no cenário econômico global, com um impacto singularmente marcante nas economias locais. Um estudo da Oxford Economics, The Value of Franchising, destaca o que esses negócios realmente significam para um país que está voltado à prosperidade. Por exemplo, o relatório comprova que as franquias locais criam 2,3 vezes mais empregos do que empresas sem franquia comparáveis e geram vendas 1,8 vezes maiores.

O franchising nada mais é do que um modelo de negócios em que uma empresa (a franqueadora) concede a indivíduos ou entidades (os franqueados) o direito de operar uma unidade de negócios usando sua marca, sistema e suporte. Isso é feito em troca de taxas e royalties. Essa parceria entre a franqueadora e o franqueado é o cerne do franchising.

Podemos citar alguns dos inúmeros benefícios do Franchising para a economia local. O primeiro ponto a ser levado em consideração, é a criação de empregos. O franchising frequentemente gera oportunidades de emprego local, desde gerentes de loja até funcionários de nível básico, fortalecendo a força de trabalho da comunidade. As unidades de franquia contribuem para a economia local ao gerar receita, pagar impostos e apoiar fornecedores locais para atender às demandas do negócio. “Muitos não percebem que um pequeno negócio, uma lanchonete por exemplo, movimenta toda uma economia global. O dono do imóvel é beneficiado, a imobiliária é beneficiada, o pintor, o eletricista, a mão de obra de uma forma geral e todo o setor da implantação de. Todos são atingidos positivamente.” Quem faz essa observação é o CEO do Grupo ATNZO, Lucas Atanazio Vetorasso, líder com vários negócios espalhados pelo mundo.

Outro ponto a ser ressaltado é que o franchising permite que os indivíduos adquiram habilidades empresariais valiosas, muitas vezes com o suporte e o treinamento fornecidos pela franqueadora. Além do mais, as redes de franquias geralmente expandem-se rapidamente, levando um aumento na atividade econômica e na visibilidade da coletividade.

O CEO do Grupo ATNZO ainda ressalta que, “em um modelo de negócio com dois turnos, pode ser que tenha de 2 a 3 funcionários por turno, sem contar com o gerente. Além de haver a movimentação de fornecedores de produtos, insumos, embalagens e vários outros itens. E por fim, até o caminhoneiro se beneficia diante de uma implantação da franquia.” O Franchising não é apenas sobre negócios; ele também influencia a vida das comunidades locais. As franquias muitas vezes se envolvem em atividades de responsabilidade social corporativa, apoiando causas locais e contribuindo para o bem-estar da população.

Esse impacto é perceptível e notável, proporcionando empregos, estimulando o crescimento econômico e contribuindo para a formação de empreendedores. No entanto, os desafios também existem, e é importante equilibrar o crescimento das franquias com o apoio às empresas locais independentes. O franchising é uma peça vital do quebra-cabeça econômico, moldando as paisagens comerciais das comunidades locais em todo o mundo. “Negócio é feito de pessoa para pessoa. Não é só negócios, e nem ao menos só papelada. Diante de um novo empreendimento no Brasil, muitas vidas são atingidas positivamente”, finaliza Atanazio.

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