O Impacto do Franchising na Economia Local
O
franchising como um motor econômico que impulsiona comunidades locais
O modelo de negócios
de Franchising, ou franquia, tem alcançado um papel significativo no cenário
econômico global, com um impacto singularmente marcante nas economias locais.
Um estudo da Oxford Economics, The Value of Franchising, destaca o que esses negócios
realmente significam para um país que está voltado à prosperidade. Por exemplo,
o relatório comprova que as franquias locais criam 2,3 vezes mais empregos do
que empresas sem franquia comparáveis e geram vendas 1,8 vezes maiores.
O franchising nada mais
é do que um modelo de negócios em que uma empresa (a franqueadora) concede a
indivíduos ou entidades (os franqueados) o direito de operar uma unidade de
negócios usando sua marca, sistema e suporte. Isso é feito em troca de taxas e
royalties. Essa parceria entre a franqueadora e o franqueado é o cerne do
franchising.
Podemos citar alguns
dos inúmeros benefícios do Franchising para a economia local. O primeiro ponto
a ser levado em consideração, é a criação de empregos. O franchising
frequentemente gera oportunidades de emprego local, desde gerentes de loja até
funcionários de nível básico, fortalecendo a força de trabalho da comunidade.
As unidades de franquia contribuem para a economia local ao gerar receita,
pagar impostos e apoiar fornecedores locais para atender às demandas do
negócio. “Muitos não
percebem que um pequeno negócio, uma lanchonete por exemplo, movimenta toda uma
economia global. O dono do imóvel é beneficiado, a imobiliária é beneficiada, o
pintor, o eletricista, a mão de obra de uma forma geral e todo o setor da
implantação de. Todos são atingidos positivamente.” Quem faz essa
observação é o CEO do Grupo ATNZO, Lucas Atanazio Vetorasso, líder com vários
negócios espalhados pelo mundo.
Outro ponto a ser
ressaltado é que o franchising permite que os indivíduos adquiram habilidades
empresariais valiosas, muitas vezes com o suporte e o treinamento fornecidos
pela franqueadora. Além do mais, as redes de franquias geralmente expandem-se
rapidamente, levando um aumento na atividade econômica e na visibilidade da
coletividade.
O CEO do Grupo ATNZO
ainda ressalta que, “em um
modelo de negócio com dois turnos, pode ser que tenha de 2 a 3 funcionários por
turno, sem contar com o gerente. Além de haver a movimentação de fornecedores
de produtos, insumos, embalagens e vários outros itens. E por fim, até o
caminhoneiro se beneficia diante de uma implantação da franquia.” O
Franchising não é apenas sobre negócios; ele também influencia a vida das
comunidades locais. As franquias muitas vezes se envolvem em atividades de
responsabilidade social corporativa, apoiando causas locais e contribuindo para
o bem-estar da população.
Esse impacto é perceptível e notável, proporcionando empregos, estimulando o crescimento econômico e contribuindo para a formação de empreendedores. No entanto, os desafios também existem, e é importante equilibrar o crescimento das franquias com o apoio às empresas locais independentes. O franchising é uma peça vital do quebra-cabeça econômico, moldando as paisagens comerciais das comunidades locais em todo o mundo. “Negócio é feito de pessoa para pessoa. Não é só negócios, e nem ao menos só papelada. Diante de um novo empreendimento no Brasil, muitas vidas são atingidas positivamente”, finaliza Atanazio.
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