Inadimplência no setor de plástico precisa ser combatida
Entidade, que atende mais de 7 mil transformadores, diz que o não pagamento é prática que precisa ser combatida
Diante do problema, o ADIRPLAST decidiu promover, entre seus clientes, cerca de 7 mil transformadores, na maioria composta por empresas familiares de pequeno e médio porte, ações que incentivem e orientem sobre as boas práticas de gestão empresarial. “Acreditamos que a gestão aprimorada é o que pode de fato mudar a história dos pequenos e médios transformadores de plástico no país. Por isso, temos pedido que as petroquímicas entrem conosco neste desafio. É preciso mais atenção com mercado local e transformador fidelizado”, explica Osvaldo Cruz, diretor da Entec Polímeros e vice-presidente da ADIRPLAST.
Segundo Cruz, a entidade planeja, ainda neste ano, beneficiar diversas empresas do setor de transformação de plástico através de cursos e palestras, nos quais serão debatidos temas como fluxo de caixa e inadimplência, entre outros assuntos.
Cursos e programa – É necessário abordar a inadimplência com a devida importância, explica o consultor do Sebrae-SP, João Carlos Natal. Afinal, “esse é um dos principais fatores de risco para uma empresa, algo que pode levá-la ao colapso”.
Para aqueles que buscam mais conhecimento, não faltam alternativas. O próprio Sebrae oferece cursos, inclusive gratuitos, Brasil afora. Um deles é o de Gestão Empresarial Integrada. Nele, o aluno terá aulas presenciais ou online de disciplinas como Estratégias de Competitividade e de Satisfação do Proprietário na Prática, entre outros. A duração é de 30 dias (15 horas) e ele está disponível para todo país. Mais informações no site: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ead/gestao-empresarial-integrada,e7034bbfa8c98510VgnVCM1000004c00210aRCRD
Além dos cursos, programas de computador que ajudam a gerir a empresa também podem evitar erros. Recentemente, a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) e a Braskem lançaram o Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), uma ferramenta inédita que deve auxiliar pequenas e médias empresas do setor plástico na tomada de decisões estratégicas e controle do fluxo de caixa.
O programa realiza cálculos sofisticados e indica resultados que apontam se os investimentos previstos são realmente vantajosos ou negativos. A ferramenta é capaz de apontar ainda qual a taxa de retorno projetada para os investimentos e se é realmente interessante para o empresário tomar crédito para uma possível expansão. “A solução irá beneficiar empresas que atuam em diversos segmentos”, conta José Ricardo Roriz Coelho, presidente da ABIPLAST. Para conhecer mais sobre o programa acesse: http://www.picplast.com.br/
“Se você é pequeno empresário, seja qual for sua escolha, o importante é não parar no tempo e achar que velhas práticas, como a inadimplência, levarão sua empresa para frente. Muito pelo contrário”, explica Laercio Gonçalves.
A ENTIDADE
A ADIRPLAST tem como diretrizes o fortalecimento da distribuição, o apoio aos seus associados e a integração do setor de varejo de resinas plásticas e filmes de BOPP-PET. Seu objetivo é demonstrar a importância que os distribuidores têm para o setor e para o desenvolvimento do mercado brasileiro de plásticos. A entidade trabalha ainda para promover a imagem sustentável do plástico, melhorar a gestão financeira dos transformadores e ajustar o desordenamento tributário sobre a indústria.
Atualmente, a entidade agrega empresas distribuidoras de resinas plásticas e filmes BOPP-PET que, juntas, tiveram um faturamento bruto de cerca de R$ 3,5 bilhões em 2016. Elas responderam por cerca de 10% de todo o volume de polímeros e filmes BOPP-PET comercializados no país.
Credenciadas pelos fabricantes, essas empresas garantem ao cliente final a qualidade do produto e dos serviços de logística e financeiro. Além disso, contam com uma carteira de 7.000 clientes, em um universo de 11.500 transformadores de resinas plásticas no Brasil. Para atendê-los, a entidade emprega 180 representantes externos e mantém 150 postos de atendimento, além de equipes de assistência técnica e de pós-venda.
Organizações essenciais ao setor de plástico brasileiro, os distribuidores associados à ADIRPLAST são responsáveis pela emissão mensal de aproximadamente 25.000 notas fiscais e 80.000 duplicatas.
Para mais informações, acesse www.adirplast.org.br. Aproveite para cadastrar seu e-mail e receber informações sobre distribuição de resinas plásticas e filmes BOPP-PET.
Nenhum comentário