Últimas

Universidade São Judas realiza rodas de conversa de prevenção ao suicídio

A iniciativa da Universidade busca acolher pessoas que apresentam sofrimento psíquico

Transtornos mentais como ansiedade, depressão e bipolaridade estão relacionados com 96,8% dos cerca de 12 mil casos de suicídio no Brasil registrados em 2020, de acordo com números do levantamento realizado pela Associação Brasileira de Psiquiatria. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas morrem de suicídio mundialmente a cada ano. Estima-se que a cada 40 segundos uma pessoa morra por suicídio e que esse comportamento é a quarta causa de morte entre indivíduos entre 15 e 29 anos. Esses dados alarmantes despertaram a preocupação de professores e estudantes do curso de Psicologia da Universidade São Judas, que integra a Ânima Educação, para realizar rodas de conversa com pessoas que apresentam sofrimento psíquico ou até mesmo com quem conhecem alguém que passa por esses problemas, mas não sabe como ajudar.

Conduzida por professores de Psicologia da Universidade, as rodas de conversa abertas ao público acontecem dias 10 de setembro, das 19:30 às 21h, e 27 de setembro, das 11:45 às 12:45, com o intuito de ouvir e orientar pessoas que passam por situações difíceis que acabam gerando transtornos mentais. Os encontros acontecem entre 19h e 20h, em sala privada do Zoom. Para participar, basta acessar o link e fazer a inscrição https://www.sympla.com.br/setembro-amarelo---psicologia-usjt__1325934.

Para a professora do curso de psicologia e líder do evento, Juliana Leonel, é preciso saber ouvir. “As rodas de conversa vão dar espaço para que os participantes possam desabafar, falar sobre seus problemas e como estão se sentindo. Esse momento é muito importante, é onde nós vamos identificar possíveis quadros psicopatológicos e encaminhar para algum acompanhamento, de forma a prevenir um futuro suicídio”.

Cerca de 40 professores e estudantes vão se envolver nas atividades, que também serão destinadas aos alunos. Nos dias, 17, 21 e 24, os estudantes da instituição também poderão participar da iniciativa. A professora Juliana ressalta o quanto precisamos falar sobre o suicídio. “O suicídio é um problema de saúde pública que pode ser prevenido. É necessário falar a respeito do assunto para que as pessoas saibam da gravidade e que consigam identificar quem precisa de ajuda”.
Serviço
O quê: Setembro Amarelo – Rodas de Conversa
Quando: 10, 17, 21, 24 e 27 de setembro
Onde: Zoom
Valor: Gratuito
Inscrições: https://www.sympla.com.br/setembro-amarelo---psicologia-usjt__1325934

Nenhum comentário