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Mercado de influenciadores pet cresce com produções audiovisuais

Cães e gatos roubam a cena e ganham "likes" com vídeos curtos e divertidos

Divulgação

É praticamente impossível não clicar em “amei”, seguir uma página ou mesmo compartilhar stories, reels e posts que mostram o dia a dia dos pets. Afinal, são eles que trazem diversão, leveza e distração em dias tão agitados desde que a pandemia de COVID-19 atingiu o mundo. O crescimento dos influenciadores pets é constante desde março de 2020, quando a população mundial foi obrigada a remodelar sua rotina e buscar alternativas para o entretenimento.

De acordo com Fernanda Rabaglio, fundadora da Matilha Brasil - primeira produtora de conteúdo exclusivamente pet, os influenciadores de quatro patas se destacaram por figurarem situações engraçadas, através de filtros e áudios que viralizaram nas mídias digitais com humanos. “Quando um pet figura em um conteúdo viralizado por uma figura humana, a chance de repercussão é ainda maior. Esse material promove uma dose de humor em quem está do outro lado da tela e há um retorno imediato nas métricas”, diz.

Projetos comerciais com figuras de quatro patas

As determinações dos órgãos responsáveis pela saúde no Brasil para a suspensão de eventos obrigaram empresas e marcas a readequarem ações publicitárias. Isso impactou companhias que não possuíam presença on-line e aqueceu as mídias digitais, promovendo ações competitivas com a presença de figuras estratégicas em divulgações.

No segmento pet, essa demanda também está em alta durante a retomada econômica. Fernanda sinaliza que os eventos presenciais estão preenchendo o calendário comercial do país, com convites voltados para influenciadores pets e seus tutores sendo mais frequentes.

“Desde empresas regionais aos grandes varejistas ou e-commerces, houve ampliação nos conteúdos gerados. Reforçar a posição da marca através de um pet é uma estratégia inteligente apesar de ser um universo muito específico”, sinaliza.

Os próximos passos

De acordo com a pesquisa Radar Pet 2021, houve aumento de 30% na presença de pets nos lares brasileiros. O aumento reflete maior busca por produtos, serviços e cuidados para os filhos de quatro patas. Esse crescimento é observado para o próximo ano através do Marketing de Influência em grandes marcas, visto que diversos negócios necessitam de reforço na identidade da marca e conquista de público. 

A responsável pela Matilha Brasil identifica, nessa necessidade, aumento na procura por figuras pets que podem encabeçar grandes campanhas publicitárias. “Já existe um movimento de companhias na indústria pet e até de mercados relacionados, como a Sony Pictures, para reforço da marca. A procura pelos influenciadores está em evidência com a necessidade das marcas se aproximarem do seu público através da figura do pet. Esse ritmo deve refletir em ações de alta visibilidade ainda no primeiro semestre do próximo ano”, comenta.

Durante 2020, a empresária observou, de perto, o aumento por essas figuras. A Academia da Matilha, clube de assinatura que oferece treinamento adequado para produtores de conteúdo focados no Mercado Pet, ganhou novos alunos. Fernanda acredita que os tutores perceberam o movimento do mercado e buscam a profissionalização dentro do segmento. “A atividade, quando feita de maneira amadora, pode ser interessante no começo, já que é “a vida como ela é”. O decorrer do tempo demonstra que toda essa geração de conteúdo deve ser profissionalizada em diferentes vetores, incluindo o comercial”, finaliza.

Sobre a Matilha Brasil 

Primeira produtora de conteúdo exclusivamente pet, a Matilha Brasil tem três anos de experiência com marketing digital de marcas e influenciadores do setor. Fundada por Fernanda Rabaglio, a empresa é destaque no mercado por implementar melhorias significativas na relação entre empresas e criadores. Atualmente, oferece produção de conteúdo e estratégia para marketing de influência para o mercado pet e também possui a comunidade Academia da Matilha, que já alcançou a marca de mais de 400 assinantes em todo o país.

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