Mercado de influenciadores pet cresce com produções audiovisuais
Cães e gatos roubam a cena e ganham "likes" com
vídeos curtos e divertidos
É praticamente impossível não clicar em
“amei”, seguir uma página ou mesmo compartilhar stories, reels e posts que
mostram o dia a dia dos pets. Afinal, são eles que trazem diversão, leveza e
distração em dias tão agitados desde que a pandemia de COVID-19 atingiu o
mundo. O crescimento dos influenciadores pets é constante desde março de 2020,
quando a população mundial foi obrigada a remodelar sua rotina e buscar
alternativas para o entretenimento.
De acordo com Fernanda Rabaglio,
fundadora da Matilha Brasil - primeira produtora de conteúdo exclusivamente
pet, os influenciadores de quatro patas se destacaram por figurarem situações
engraçadas, através de filtros e áudios que viralizaram nas mídias digitais com
humanos. “Quando um pet figura em um conteúdo viralizado por uma figura humana,
a chance de repercussão é ainda maior. Esse material promove uma dose de humor
em quem está do outro lado da tela e há um retorno imediato nas métricas”, diz.
Projetos comerciais com figuras de
quatro patas
As determinações dos órgãos responsáveis
pela saúde no Brasil para a suspensão de eventos obrigaram empresas e marcas a
readequarem ações publicitárias. Isso impactou companhias que não possuíam
presença on-line e aqueceu as mídias digitais, promovendo ações competitivas
com a presença de figuras estratégicas em divulgações.
No segmento pet, essa demanda também
está em alta durante a retomada econômica. Fernanda sinaliza que os eventos
presenciais estão preenchendo o calendário comercial do país, com convites
voltados para influenciadores pets e seus tutores sendo mais frequentes.
“Desde empresas regionais aos grandes
varejistas ou e-commerces, houve ampliação nos conteúdos gerados. Reforçar a
posição da marca através de um pet é uma estratégia inteligente apesar de ser
um universo muito específico”, sinaliza.
Os próximos passos
De acordo com a pesquisa Radar Pet 2021,
houve aumento de 30% na presença de pets nos lares brasileiros. O aumento
reflete maior busca por produtos, serviços e cuidados para os filhos de quatro
patas. Esse crescimento é observado para o próximo ano através do Marketing de
Influência em grandes marcas, visto que diversos negócios necessitam de reforço
na identidade da marca e conquista de público.
A responsável pela Matilha Brasil
identifica, nessa necessidade, aumento na procura por figuras pets que podem
encabeçar grandes campanhas publicitárias. “Já existe um movimento de
companhias na indústria pet e até de mercados relacionados, como a Sony
Pictures, para reforço da marca. A procura pelos influenciadores está em
evidência com a necessidade das marcas se aproximarem do seu público através da
figura do pet. Esse ritmo deve refletir em ações de alta visibilidade ainda no
primeiro semestre do próximo ano”, comenta.
Durante 2020, a empresária observou, de
perto, o aumento por essas figuras. A Academia da Matilha, clube de assinatura
que oferece treinamento adequado para produtores de conteúdo focados no Mercado
Pet, ganhou novos alunos. Fernanda acredita que os tutores perceberam o
movimento do mercado e buscam a profissionalização dentro do segmento. “A
atividade, quando feita de maneira amadora, pode ser interessante no começo, já
que é “a vida como ela é”. O decorrer do tempo demonstra que toda essa geração
de conteúdo deve ser profissionalizada em diferentes vetores, incluindo o
comercial”, finaliza.
Sobre a Matilha
Brasil
Primeira produtora de conteúdo exclusivamente pet, a Matilha Brasil tem três anos de experiência com marketing digital de marcas e influenciadores do setor. Fundada por Fernanda Rabaglio, a empresa é destaque no mercado por implementar melhorias significativas na relação entre empresas e criadores. Atualmente, oferece produção de conteúdo e estratégia para marketing de influência para o mercado pet e também possui a comunidade Academia da Matilha, que já alcançou a marca de mais de 400 assinantes em todo o país.
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