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Aeroporto Internacional de Belo Horizonte fecha o primeiro semestre com fluxo 60% superior ao ano passado

De janeiro a junho deste ano, cerca de 4,5 milhões de pessoas passaram pelo terminal e a expectativa é fechar o ano com movimentação de 10 milhões de passageiros    

Belo Horizonte, julho de 2022 – O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte se manteve em evolução ao longo do primeiro semestre deste ano. Com o aumento das viagens, sobretudo pela demanda reprimida pela pandemia da Covid-19, o fluxo foi de cerca de 4,5 milhões de passageiros de janeiro a junho, 60% a mais que igual período de 2021. Quando falamos de pousos e decolagens, o número chega a 42 mil nesses seis meses, 55% a mais que no mesmo período do exercício anterior.  

   

“As pessoas estão vacinadas contra a Covid-19 e mais otimistas com o cenário, o que contribui para o aumento do fluxo de passageiros. Os últimos dois anos foram desafiadores, mas estamos confiantes no mercado e nas oportunidades que podem surgir no setor da aviação. Seguimos atentos aos cuidados e protocolos para a prevenção do coronavírus e certos da retomada que se desenha para o segundo semestre”, ressalta Kleber Meira, CEO da BH Airport.  

  

De acordo com ele, as ações do primeiro semestre tiveram foco em três ambições: de fortalecer o aeroporto como o melhor do país, de ser o mais inovador e também o mais sustentável. Nesse sentido, o time se manteve atento em ampliar a conectividade do terminal com demais estados brasileiros e também com o mercado internacional, o que contribuiu para que o aeroporto se conectasse a cerca de 50 destinos. “Somos o terminal com mais destinos para o Nordeste e Sudeste. Por aqui, o passageiro vai para sete cidades na Bahia, conhece Foz do Iguaçu, Jericoacoara, Jalapão e diversas outras cidades turísticas do Brasil”, frisa Kleber.  

  

Malha aérea em expansão  

  

No primeiro semestre, o aeroporto contou com o lançamento de voos e destinos pela Azul, Latam e Gol, o que fortalece o papel do terminal como hub de conexões. Para começar, em março, ocorreu o lançamento do voo para Londrina, rota operada pela Azul Linhas Aéreas, com seis frequências semanais. Localizada no norte do Paraná, Londrina é a segunda maior cidade paranaense, com cerca de 580 mil habitantes, que se destaca, principalmente, pela produção agrícola.  

  

Também em março, começaram as operações das novas rotas da Latam para Vitória, no Espírito Santo, e Curitiba, no Paraná. A primeira conta com 14 frequências semanais e a segunda com dez frequências semanais. “Estamos em um momento de alta gradual da movimentação de passageiro e atentos as necessidades das pessoas. O lançamento de novas rotas pelas companhias aéreas é sempre uma oportunidade de oferecer mais conectividade e impulsionar ainda mais o aumento de voos”, avalia Herlichy Bastos, diretor de Operações e Infraestrutura da BH Airport.  

  

A capital mineira também ganhou seis novos destinos atendidos pela Gol para importantes polos de turismo e negócios no cenário nacional. Fortaleza, Natal, Maceió, Recife, Porto Seguro e Porto Alegre são as rotas sazonais e regulares criadas pela companhia, a partir do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em junho e julho.   

  

Dez lojas em seis meses  

  

Quando o assunto é o mix de lojas, no primeiro semestre, foram lançadas dez novas operações comerciais, o que reforça o compromisso em oferecer soluções e proporcionar a melhor experiência de viagem aos clientes. Foram inaugurados o Califfornia Coffee, os novos quiosques de vinhos e balas da Dufry, a Doog e o Liqd Bar, todos na sala de embarque doméstica. Em abril, foi a vez da Pandora, joalheria internacional, abrir sua segunda operação, agora na sala de embarque. No mesmo mês, a Kopenhagen foi lançada no desembarque do Terminal de Passageiros 2. No mês de maio, foi inaugurado o Subway, na sala de embarque. Para completar o semestre, em junho, foram lançados a Pizza Hut e o Rokkon, restaurante de culinária japonesa, ambos no saguão do aeroporto.  

  

Inovação e sustentabilidade nas operações de solo  

  

Em junho, o aeroporto se tornou o primeiro da América Latina a realizar operações de solo 100% elétricas. A iniciativa é uma parceria com a Latam e a Real Aviation para a operação de Ground Handling (atendimento de rampa) com equipamentos totalmente movidos a energia elétrica. A inovação envolve todos os serviços prestados em terra para apoio às aeronaves, passageiros, bagagens e cargas durante a chegada e a partida no aeroporto.   

  

O investimento conjunto das empresas, superior a R$ 30 milhões, viabiliza a utilização de 100% de energia elétrica em operações de Ground Handling de pelo menos 50% dos voos da Latam em Belo Horizonte, o equivalente a 10 voos diários da companhia. A união de esforços para garantir a implementação do projeto-piloto no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte representa uma alternativa sustentável ao diesel, em função da redução de 114 toneladas de CO2 emitidas nos próximos 12 meses.    

  

Investimentos no Hub Logístico Multimodal  

  

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte segue em busca de oferecer também as melhores soluções logísticas e infraestrutura aos seus clientes. Durante esses seis primeiros meses do ano, foram contratados R$ 33 milhões em parcerias para investimentos na infraestrutura do Hub Logístico Multimodal, com foco no fortalecimento e na consolidação da indústria dentro do sítio aeroportuário, na relação com os diversos modais interligados ao aeroporto, bem como, na ampliação da sua capacidade para receber cargas por céu, terra e mar.  

  

O objetivo, segundo Marcos Mandacaru, diretor Comercial e de Novos Negócios da BH Airport, é fortalecer o papel do aeroporto como centro de recebimento e distribuição de cargas, que oferece soluções com a multimodalidade e é reconhecido tecnicamente em âmbito nacional e internacional. “Nesse sentido, a sinergia entre as operações do Aeroporto Industrial e do Terminal de Cargas, a construção de parcerias estratégicas e de soluções customizadas e inovadoras fazem toda a diferença. As soluções lançadas nos últimos dois anos para a logística em nosso aeroporto, que contemplam operações em todos os modais, são pontos fortes na estratégia de reconhecimento do nosso Hub Logístico Multimodal”, avalia.  

  

Ainda segundo ele, esse investimento no Hub está pautado no crescimento da demanda de cargas, bem como no plano estratégico do aeroporto, de médio e longo prazo, que mostra um caminho de aumento de volume nas cargas aéreas e marítimas, considerando abertura de novas rotas internacionais, com voos de passageiros e cargueiros, além da consolidação das soluções para o modal marítimo, seja no container fechado (full container) ou na carga fracionada marítima (Less Container Load). “Hoje já recebemos uma média de 40 containers fechados mensalmente no Terminal de Cargas, além de uma quantidade expressiva de cargas fracionadas marítimas. Considerando que o market share das cargas aéreas do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte é de 52%, precisamos avançar na multimodalidade como opção para o mercado mineiro e nacional”, conclui.  

  

Sobre a BH Airport    

A BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil.     

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