Dicas do Zoom para fazer boas compras na Black Friday
Comparador de preços e produtos mostra os principais critérios que o consumidor precisa ter para aproveitar com tranquilidade e segurança as ofertas da Black Friday 2015
A segunda é que não basta encontrar um desconto expressivo no item desejado, em tempos de orçamento apertado, é preciso realmente avaliar se aquele item atende às suas necessidades. Se a ideia é comprar eletrônicos é primordial ter ainda mais atenção na hora da compra, já que existem muitas particularidades para serem checadas antes de comprar. Para sanar as dúvidas dos consumidores, o Zoom reforçará sua equipe de especialistas na virada do dia 26 para o dia 27 e ao longo de todo o evento para atender os clientes por meio de um canal no site. E se o seu foco for realmente comprar eletrônicos a terceira dica também é muito importante: esse é o momento, já que artigos dessa categoria sofrerão aumentos a partir de 2016.
“Smartphones, notebooks, TVs e eletrônicos em geral apresentam uma grande quantidade de modelos e cada um deles tem um diferencial. Por isso, é preciso ficar muito atento na hora de comprá-los já que é preciso avaliar muito bem quais características são as mais importantes para suas necessidades”, aconselha Thiago Flores, diretor executivo do Zoom. “É essencial ter muita atenção porque são itens com tíquete-médio alto”, completa.
Outro conselho precioso é: se você pretende antecipar as compras de Natal, fique atento ao prazo de entrega oferecido pela varejista, pois os presentes precisam chegar até o dia 25 de dezembro para você presentear seus amigos e familiares na data. Por fim, vale ficar atento às condições de entrega, pois é essencial prestar atenção no cálculo do frete, que geralmente não está incluso na oferta, e dependendo do valor, pode ser que a compra do produto com desconto não compense. Como esse é um fator que muda de acordo com a região em que será feita a entrega, é preciso checar sempre essa informação e claro, buscar informações sobre a loja para ter certeza de que você está escolhendo uma loja confiável.
Confira a lista completa de dicas do Zoom para fazer compras na Black Friday com tranquilidade e segurança:
1) A primeira dica é sempre checar se o desconto apresentado é realmente relevante. Para isso, o ideal é sempre decidir antes os produtos que deseja para checar se na Black Friday esse item está com uma oferta boa, já que não são todos os produtos que entram em promoção, mas sim aqueles que o varejo pretende liquidar os estoques.
2) Em tempos de crise, é essencial não agir por impulso ao encontrar produtos que você não precisa e que estão com um bom desconto. A gestão do orçamento está cada vez mais apertada e é essencial avaliar se você realmente precisa daquele item. Se for uma promoção muito boa e você avaliar que realmente cabe no seu orçamento, é válido aproveitar a oportunidade, mas sempre é necessário refletir antes da compra. Se a ideia for comprar produtos eletrônicos isso se torna ainda mais importante, já que possuem muitas características e funcionalidades que precisam ser observadas. Para comprar um smartphone, por exemplo, é essencial entender quais são os recursos que mais serão úteis para você. Se você gosta de tirar muitas fotos, é melhor prezar por um aparelho com uma câmera frontal e traseira mais potente. Já se você gosta de jogar, precisa de um modelo com um processador mais robusto e com melhor capacidade de processamento gráfico. Se o produto em questão for um notebook, a regra é a mesma e o que muda são as características. Caso a ideia seja usá-lo para trabalhar é bom investir em um modelo com um bom processador e com mais memória, mas se você pretende usá-lo para jogar, o mais importante é checar a placa de vídeo. Para auxiliar nessa tarefa, os produtos eletrônicos no Zoom contêm filtros por necessidade, que ajudam o usuário a entender a sua necessidade e mostra as características mais recomendadas para ele. Além disso, se ainda assim ficar com dúvida, os especialistas do Zoom estão à disposição para responder aos clientes!
3) Se você precisa de algum produto eletrônico vale aproveitar a Black Friday para fazer essa compra, já que com o fim da Lei do Bem, a qual isentava as varejistas do pagamento de PIS/Cofins sobre smartphones, tablets, desktop, laptops, modens e roteadores, esses produtos sofrerão aumento de preço a partir de janeiro de 2016.
4) Muitas pessoas estão pensando em aproveitar as promoções da Black Friday para comprar presentes de Natal. Nesse caso, vale ficar atento ao prazo de entrega oferecido pela varejista, pois os presentes precisam chegar até o dia 25 de dezembro para você presentear seus amigos e familiares na data.
5) Cheque a taxa de entrega! É importante avaliar o cálculo do frete, que geralmente não está incluso na oferta, pois dependendo do valor pode ser que a compra do produto, mesmo com o desconto, não compense. Como esse é um fator que muda de acordo com a região em que será feita a entrega, é preciso checar sempre essa informação.
6) Observe se o site é seguro! É importante verificar se o site tem dados blindados. Quando fornecer seus dados pessoais, fique atento ao desenho de um cadeado que aparece no canto esquerdo do local onde você digita o nome do site, e verifique se o endereço começa com https://. Também vale evitar compras em computadores de terceiros ou de acesso público. Não acreditar em ofertas que sejam extremamente discrepantes do preço médio praticado pelo mercado, verificar o nome da loja em sites de reclamações e até mesmo em órgãos de proteção ao consumidor, como o Procon, conhecer bem os critérios para troca, devolução e solicitação do dinheiro de volta, bem como observar indicadores de segurança do site antes de fornecer seus dados financeiros para pagamento, também precisam ser levados em consideração.
7) Certifique-se de que está comprando em uma loja confiável! O mundo virtual oferece uma quantidade infinita de opções de lojas e vale lembrar que hoje é muito fácil criar uma loja online, sendo assim é preciso se precaver para que seu sonho de consumo não vire um pesadelo. Alguns cuidados essenciais:
- Certifique-se da procedência da loja e verifique se existem informações como endereço físico, telefones, e-mails, serviço de atendimento ao cliente e o CNPJ. Em caso de dúvida, ligue para o SAC que deverá fornecer todos os dados que você solicitar. É obrigatório por lei que essas informações estejam disponíveis nas lojas virtuais.
- Pesquisar o nome da loja no Google e em sites de reclamações. Se a loja realmente não for idônea, com certeza, consumidores que já tiveram problema utilizarão a internet para comunicar o fato.
- Se encontrar uma oferta de produto muito abaixo do preço praticado pelo mercado, redobre o cuidado para verificar a procedência da loja.
8) Conheça os seus direitos. A internet permite que você se arrependa da compra. Você tem o prazo de sete dias, contados a partir do dia do recebimento do produto, para devolvê-lo, mesmo que utilize o produto e ele não apresente defeito. Essa devolução garante o ressarcimento imediato do valor atualizado do pedido, incluindo os custos com frete. O Decreto 7962/13 orienta os lojistas a mostrarem de forma clara e visível, quais os meios de comunicação por onde o consumidor poderá exercer seu direito de arrependimento. Além disso, fica por conta da loja comunicar a instituição financeira ou administradora de cartão de crédito que a compra foi cancelada em função do prazo de arrependimento. Mas não se confunda: esse prazo de 7 dias não vale para troca de produtos. Uma coisa é trocar e outra é devolver. Caso você queira seu dinheiro de volta, essa é a melhor opção e não se esqueça de que no momento de enviar a mercadoria de volta é preciso incluir a nota fiscal da compra.
9) Saiba o que fazer se receber o produto com defeito! A substituição de produtos defeituosos ou com mau funcionamento é garantida pelo Código de Defesa do Consumidor. Caso você faça as suas compras online e receba o produto com defeito aparente, existem prazos para reclamar com a loja virtual, que variam de acordo com o tipo de produto. Para eletrodomésticos, eletrônicos e outros produtos duráveis, o prazo é de até 90 dias. Para os não duráveis, como alimentos e flores, o prazo é de 30 dias. A partir disso, fica valendo a garantia do fabricante, que varia conforme a marca. Essa informação consta em contrato, não deixe de checar. Se depois de 30 dias da reclamação o problema não for resolvido, você poderá, além de trocar o produto por outro igual, solicitar devolução imediata do valor pago, ou ainda, pedir que seja feito o abatimento proporcional do preço, caso decida ficar com o produto defeituoso.
10) É essencial também estar ciente do processo para trocar um produto comprado pela internet, pois é diferente da devolução. Pelo Código de Defesa do Consumidor, as lojas não são obrigadas a trocar os produtos, caso não haja algum defeito ou propaganda enganosa. Então, a política de troca pode variar de loja para loja. No entanto, muitas delas aceitam a troca, em função de cores ou tamanhos, por exemplo, dentro de um prazo pré-estabelecido (fique atento às letras miúdas quando fechar a compra). Nesse caso, os custos de frete ficam a cargo do consumidor.
Para mais informações sobre a Black Friday no Zoom acesse: http://www.zoom.com.br/black-friday
Sobre o Zoom:
O Zoom é um site comparador de preços e produtos que oferece ao cliente o melhor apoio à compra. O site conta com mais de 2,5 milhões ofertas e mais de 300 lojas cadastradas. Para garantir o bom atendimento aos consumidores, o Zoom realiza um rigoroso controle das lojas que são credenciadas e, além disso, oferece o serviço gratuito Zoom Garante, que assegura aos clientes o recebimento do produto ou dinheiro de volta. Lançado em novembro de 2011, o Zoom faz parte da holding Mosaico Negócios de Internet. Para mais informações acesse www.zoom.com.br e baixe o aplicativo do Zoom disponível para Android e iOS.
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