Guia seleciona as 11 micros e pequenas principais referências em inovação para sustentabilidade
Parceria entre GVces e Página 22 lança Guia para contar os desafios de 11 MPEs com alto impacto de atuação na economia sustentável
Em busca de protagonistas em inovação para vencer os desafios da sustentabilidade, o Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EASP (GVces) idealizou, no início deste ano, um projeto de seleção de micros e pequenas empresas baseado em três pilares: inovação para sustentabilidade; potencial de replicação e escalabilidade; e gestão. Mais de 50 empresas foram inscritas, e apenas 11 eleitas. O resultado está no Guia de Inovação para Sustentabilidade, uma edição especial da Revista Página 22 – Número 99, novembro/dezembro.
Em meio à efervescente e contínua dinâmica de globalização e desenvolvimento tecnológico, torna-se proeminente o compromisso de se repensar a gestão de recursos naturais, em combinação com o fomento de práticas de maior inclusão social. É exatamente neste contexto que nasce a principal motivação para esta iniciativa, cuja finalidade é compartilhar algumas experiências de empresas que têm feito a diferença na transição para uma economia pautada nos pilares da sustentabilidade. Para garantir um processo de seleção holístico e de alto nível, foi montado um comitê heterogêneo com investidores, acadêmicos, facilitadores e especialistas, de diversas formações e setores profissionais, que juntos puderam avaliar com propriedade os modelos das participantes.
Entre as 11 selecionadas, está a TerraCycle, líder global em soluções de materiais de difícil reciclabilidade. Criada em 2001 nos EUA pelo calouro universitário Tom Szaky, a empresa é hoje responsável por desviar, mensalmente, cerca de 2 mil toneladas de resíduos de lixões e aterros, nos 21 países em que atua. No Brasil, a empresa mobiliza mais de 1 milhão de participantes com seus programas nacionais de coleta e reciclagem, que rodam atualmente em parceria com grandes empresas como Faber- Castell, Avon, Coppertone, Colgate-Palmolive, L’Oréal (Garnier) e 3M (Scotch-Brite).
Consumidores de todo o país têm a oportunidade de atuar como verdadeiros protagonistas da transformação socioambiental ao mobilizar demais interessados em absorver e disseminar as práticas do descarte ambientalmente adequado. Alguns dos materiais reciclados pela TerraCycle, que até então não tinham solução, são: esponjas para limpeza de uso doméstico, lápis, canetas, lapiseiras, escovas de dente, tubos de creme dental, entre outros. São aceitos resíduos de todas as marcas.
Os programas, além de inteiramente gratuitos, também assumem um compromisso com o desenvolvimento social. A cada item enviado para a empresa, o participante soma 2 centavos, e todo o valor juntado é direcionado a uma escola ou entidade sem fins lucrativos, à sua própria escolha. Só no Brasil, cerca de 440 mil reais já foram doados, graças ao engajamento dos consumidores.
Para saber mais sobre os programas nacionais de coleta, acesse: www.terracycle.com.br
Para saber mais sobre o Guia de Inovação para Sustentabilidade, acesse: www.pagina22.com.br/2015/05/05/guia-inovacao-sustentabilidade-mpes-1/
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