Laboratório do CPqD recebe aval para realizar testes de conformidade com o IPv6
Acreditação da Cgcre tem como foco os terminais destinados ao uso em serviços móveis
“A transição para o IPv6 hoje é uma realidade no mundo, e também no Brasil, diante do esgotamento dos endereços na internet”, afirma o engenheiro Rafael Parada, do CPqD. “Para isso, é preciso que não só os equipamentos de rede, mas também os terminais, ofereçam suporte ao IPv6, de modo que os usuários possam acessar os serviços e conteúdos disponíveis nesse novo protocolo”, acrescenta.
Segundo ele, os requisitos definidos pela Anatel para a certificação dos terminais móveis, em relação ao suporte ao IPv6, obedecem às normas do 3GPP (3rd Generation Partnership Project), organização responsável pela padronização de sistemas de comunicação móvel celular no mundo. “Basicamente, os testes avaliam as funcionalidades e a adequação dos terminais a esse novo cenário dos serviços”, resume Parada.
O Laboratório de Radiofrequência do CPqD foi montado com o objetivo de permitir a realização de testes simulando todas as condições de operação em campo dos equipamentos destinados a redes móveis - o que inclui a interoperabilidade entre produtos de fornecedores diferentes, de acordo com os padrões brasileiros e internacionais. “A acreditação da Cgcre significa que esse laboratório está apto a avaliar, também, o suporte dos equipamentos ao protocolo IPv6. Essa, por sinal, é outra área em que o CPqD possui vasto conhecimento e experiência na execução de projetos”, enfatiza Vanessa Menezes, analista de marketing de produto.
Nenhum comentário