Últimas

Levantamento no Alto Jacuí revela baixa modernização dos municípios

Na próxima semana, os gestores da região reúnem-se justamente para tratar de investimentos em tecnologia que impulsionem o desenvolvimento socioeconômico e melhorem os serviços públicos

Levantamento feito pela Rede Cidade Digital (RCD) mostra que boa parte dos municípios do Alto Jacuí, no Rio Grande do Sul, ainda está atrasada tecnologicamente. Na próxima quinta-feira (17), prefeitos e gestores da região têm um encontro marcado em Tapera, no I Fórum de Cidades Digitais do Alto Jacuí, para tratar justamente de modernização e implantação de iniciativas que visem aumentar a conectividade e aprimorar os serviços públicos prestados à população.

Segundo os dados apurados pela RCD, iniciativa parceira da Prefeitura de Tapera na realização do Fórum de Cidades Digitais da próxima semana, apenas metade dos municípios tem os prédios públicos interligados via rádio ou fibra óptica. A infraestrutura de rede, aliado à conexão de qualidade e vontade política, conforme ressalta o diretor da RCD, José Marinho, é essencial para implantação de projetos de cidade digital.

O déficit também é alto quando se refere ao uso de georrefenciamento para questões tributárias, aumento de arrecadação municipal, cobrança de IPTU e ações localizadas, por exemplo, por setores como Saúde, Educação e Assistência Social. “O uso da tecnologia nos dias atuais é essencial para atrair investimentos privados em um município e ainda facilitar e melhorar a vida das pessoas ou reduzir custos de uma Prefeitura”, frisa Marinho.

Inclusão Digital - Apenas as cidades digitais Tapera, Não-Me-Toque e Lagoa dos Três Cantos fornecem o sinal gratuito de internet em pelo menos um espaço público. Já a disponibilização de serviços de governo eletrônico, como emissão de guias e documentos pela internet, aparece em portais de seis prefeituras.

De acordo com o diretor da RCD, o levantamento serve de parâmetro e reforça a necessidade de planejamento e investimentos para o surgimento das cidades digitais e inteligentes. A pesquisa também mostra que a segurança é uma das principais preocupações dos municípios: nove possuem câmeras de videomonitoramento e outros dois estão em processo de instalação dos equipamentos.

“O Fórum de Cidades Digitais tem esse papel de facilitador e de estímulo para que novas iniciativas apareçam nas localidades. Será uma oportunidade para que prefeitos, secretários municipais, vereadores e gestores conheçam detalhes, modelos, soluções de mercado e como a tecnologia pode otimizar todos os setores da administração pública”, completou Marinho.

Durante o período da pesquisa, a Rede Cidade Digital não conseguiu contato com três prefeituras: Carazinho, Espumoso e Fortaleza dos Valos.

Fórum de Cidades Digitais – As inscrições para o evento em Tapera, , na quinta-feira (17), são gratuitas para servidores públicos e devem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br/tapera. O I Fórum de Cidades Digitais do Alto Jacuí tem o patrocínio ouro da Vogel Telecom e da Ávato, patrocínio bronze da Exati Tecnologia e apoio da Associação dos Municípios do Alto Jacuí (AMAJA) e do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí (COMAJA).

Serviço:
I Fórum de Cidades Digitais do Alto Jacuí
17 de Março, Tapera
Horário: 8h às 16 horas
Local: Câmara Municipal de Vereadores, junto ao Centro Administrativo
(Av. Presidente Tancredo Neves, 965)

Nenhum comentário