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Texbrasil inova na internacionalização da moda brasileira

Com foco em projetos de co-branding, marcas nacionais estarão presentes pela primeira vez no SXSW, um dos maiores event

De 11 a 15 de março, nove marcas/designers brasileiros serão apresentados ao mercado internacional num dos maiores eventos de economia criativa do mundo, o South by Southwest (SXSW), realizado em Austin (EUA). O Collabr, novo projeto do Texbrasil (programa de exportação da Abit em parceria com a Apex-Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), vai levar a criatividade de Adriana Degreas, Farm, Helen Rödel, Isolda, Neon, Pat Bo, Pedro Lourenco, Ronaldo Fraga e Trendt ao público internacional presente no SXSW.

Representando esse grupo de marcas e estilistas, o Collabr tem como foco viabilizar contratos de licenciamento, co-branding e coleções cápsula para empresas como Nike, Target, Bed Bath & Beyond, MAC, Nars e Vans, por meio de reuniões pré-agendadas pelo próprio evento. Para este piloto, a seleção de marcas, feita em parceria com a Abest (Associação Brasileira dos Estilistas), buscou garantir designers com forte identidade e que já tenham um portfolio de projetos de co-branding. A ideia é expandir esse grupo nos próximos anos.

“Lançamos o Collabr acreditando que o potencial criativo da moda brasileira é tão grande que pode ir muito além da roupa. No Brasil, muitos estilistas já desenvolvem projetos para outras indústrias, desde móveis até alimentos. Queremos expandir esse modelo de negócios internacionalmente e entendemos que o SXSW, que é onde se lançam muitas das inovações do mundo hoje, seria uma excelente porta”, explica Evilásio Miranda, gerente de Moda & Design do Texbrasil.

O Collabr é uma das iniciativas integrantes do #brasilatSXSW, conjunto de ações da Apex-Brasil para a promoção das indústrias criativas brasileiras no South by Southwest. “Por se tratar de um projeto experimental, com foco em networking, não esperamos um retorno imediato de negócios, mas que a ação ajude a construir caminhos para futuras colaborações”, ressalta Evilásio.

Gestora do Texbrasil na Apex-Brasil, Isabel Fontoura considera o Collabr uma inovação dentro dos projetos setoriais da Agência ao trabalhar a transversalidade de iniciativas de promoção internacional. “Isso mostra o quanto o trabalho da Apex-Brasil com um setor pode beneficiar outros. O Collabr, um projeto do segmento de moda, vai usar uma plataforma do setor de economia criativa com grande potencial para as marcas crescerem e ganharem visibilidade no mercado norte-americano, além de fomentar parcerias com marcas locais”, destaca.

Sobre Texbrasil
O Texbrasil, Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, foi criado em 2000 pela Abit em parceria com a Apex-Brasil, para apoiar e preparar as empresas das indústrias têxtil e de confecção interessadas em comercializar seus produtos em outros países. Desde seu lançamento, mais de 1,2 mil empresas utilizaram os serviços do Programa, entre eles encontro com compradores e jornalistas internacionais, participação em feiras e eventos em todo o mundo, ações de capacitação em inovação, sustentabilidade e design, e realização de pesquisas e prospecções de mercado.

Sobre a Apex-Brasil
A Apex-Brasil tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. A Agência apoia, atualmente, mais de 12 mil empresas de 82 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. Em parceria com entidades setoriais, organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros e de formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira. A Apex-Brasil também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos, e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil.

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