Últimas

Senior abre inscrições para programa voltado à aceleração de startups



Inscrições para o Inove Senior podem ser feitas pelo site do programa, que neste ano inclui empresas tanto de software quanto de hardware

A partir desta segunda-feira (8/8), a Senior – especializada na oferta de software para gestão empresarial – abre as inscrições para o Inove Senior, programa de aceleração de startups que acontece pelo segundo ano consecutivo, e que prevê investimento de até R$ 500 mil para as companhias finalistas.

As startups interessadas em participar do programa podem inscrever-se até 30/9, pelo site http://www.inovesenior.com.br/. A edição deste ano do Inove Senior está aberta para empresas de software e de hardware, assim como negócios que explorem novas demandas das organizações como IoT (Internet das coisas), Big Data, Inteligência Artificial, entre outros. Além disso, a iniciativa traz uma novidade em relação ao ano anterior: uma etapa de pré-aceleração.

“Um dos desafios da nova edição é inserir dentro do processo a participação de investidores-anjo atuantes no ecossistema do empreendedorismo”, explica o gerente de Inovação da Senior, Cacio Packer. “Dessa forma, cada ideia poderá ser validada por experts do mercado, que ainda têm condições de contribuir com seu conhecimento no apoio ao crescimento de cada startup”, finaliza.

Para participar do programa, as startups precisam preencher os seguintes requisitos: apresentar um MVP (Produto Mínimo Viável) validado; ter mais de um empreendedor dedicado à operação; disponibilidade para estar presente em Florianópolis durante as sessões de mentoria; e atuação no mercado corporativo, seja no modelo B2B (de negócios entre empresas) ou B2B2C (negócios entre empresas com foco no consumidor final). Outro ponto importante é que a startup não precisa, necessariamente, ser pessoa jurídica ou ter faturamento mínimo.

Fase de pré-aceleração
Uma novidade do Inove Senior é que, neste ano, o programa prevê uma etapa de pré-aceleração. Nesta fase, 10 das 20 startups pré-selecionadas, escolhidas por um comitê avaliador – composto por executivos da Senior e parceiros – participarão de atividades, durante um mês, que incluem entrevistas com empreendedores e uma avaliação detalhada do negócio.

Após essa fase, até 8 startups participarão do processo de aceleração, durante o qual serão divididas entre aceleração comercial ou aceleração de produto, de acordo com estágio e maturidade do negócio. Nesse momento, as empresas receberão orientações sobre modelos de negócios, validação de mercado, viabilidade do produto, força de vendas, acesso ao mercado e gestão.

A aceleração acontecerá durante o ano de 2017 e, ao final, até duas finalistas receberão o investimento de R$ 250 mil cada, além de tornarem-se uma Unidade de Negócios da Senior.

Primeiros resultados do Inove Senior

A primeira edição do Inove Senior selecionou três startups que receberam investimentos e se tornaram Unidades de Negócios da Senior.

Foram mais de 250 ideias inscritas e dez selecionados entraram na fase de aceleração, que contou com mais de 1.000 horas de mentoria, capacitação, consultoria, palestras, estudos de mercado, desenvolvimento de sistemas de informação, prototipação, aplicação de projetos-piloto, participação em eventos, brainstormings e muito aprendizado ao longo de nove meses.

Entre as empresas que participaram do Programa e hoje atuam como unidades de negócios da Senior estão:

CITRUM (citrum.com.br) - É uma plataforma de omini channel que une as necessidades do e-commerce com a loja física oferecendo soluções de e-commerce e automação de ponto de venda para permitir uma única experiência para o cliente.

CONTA MÍNIMA (contaminima.com.br) - Diminui os custos da gestão de telecomunicação; otimiza o uso dos recursos contratados junto às operadoras e realiza a auditoria das faturas – quase sempre gerando créditos junto às operadoras.

M2AGRO (m2agro.com.br) - Plataforma de planejamento agrícola que atua diretamente junto ao produtor rural organizando as atividades de campo, gerenciando seus custos e identificando oportunidades para expandir a produção.

Nenhum comentário