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Remarketing: reengajando clientes


O Remarketing é uma estratégia de marketing digital usada para lembrar o cliente que ele não finalizou a compra de determinado produto ou serviço. Essa é considerada uma das ações mais importantes porque conseguem aumentar as conversões.

Seu funcionamento é muito simples, pois quando o usuário acessa o site da empresa, insere um produto no carrinho e por alguma razão não conclui a compra, vai receber um e-mail lembrando que a aquisição não foi finalizada.

Com base na desistência do consumidor, o empresário vai entender quais foram os motivos do cliente não ter finalizado, como o valor do frete ou as opções de pagamento. Com base nisso, a companhia pode melhorar suas estratégias de vendas.

No entanto, essa estratégia só vai funcionar se a marca tiver o cadastro do usuário, portanto, quando houver algum tipo de ligação entre ela e o consumidor.

Além do envio de e-mails, o remarketing também pode ser feito por meio de anúncios pagos no Google e nas redes sociais.

Para conseguir bons resultados, este artigo vai mostrar os benefícios do remarketing, estratégias que podem ser utilizadas, quais são os canais de plataformas mais adequados, como segmentar os clientes e as métricas que devem ser acompanhadas.

Benefícios do remarketing para o reengajamento

O remarketing pode ser utilizado para reengajar os clientes, por isso, traz muitos benefícios para as organizações. Um deles é o fato de que a resposta é animadora, pois a ação permite crescer a carteira de clientes.

Pode ser usado por qualquer tipo de negócio, permitindo que todas as empresas possam aumentar seu conhecimento de marca.

Quando o usuário acessa a página de uma kit doces para festa infantil, pode ser que ele não esteja pronto para contratar seus serviços, no entanto, a companhia pode aproveitar para criar um relacionamento com ele.

Nesse contexto, o remarketing pode ser usado para lembrar ao potencial cliente que ele pode contar com a marca para resolver seus problemas.

O engajamento dos clientes é muito beneficiado porque eles entendem que a loja se preocupa com suas necessidades e está lembrando sobre um produto que pode ser muito útil e importante para ele no momento.

Fidelizar consumidores é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, e os gestores querem conquistar pessoas engajadas porque elas ajudam a divulgar a marca.

Com o remarketing, é possível alcançar todos esses objetivos, consequentemente, as conversões também aumentam.

A partir do momento em que a estratégia relembra o usuário sobre uma compra no carrinho, as chances de conversão são maiores.

Ao mesmo tempo, a companhia pode conhecer um pouco mais sobre o consumidor e melhorar as características de seus produtos e serviços.

Estratégias que podem ser usadas

Uma empresa de segurança desarmada pode, por sua vez, usar diversas estratégias para implementar o remarketing de maneira eficiente.

O primeiro passo é segmentar a lista de contatos, levando em conta seus hábitos e interesses de compra, assim, a companhia pode criar anúncios personalizados e atraentes.

Vale a pena criar listas mais genéricas para fazer promoções e alavancar as vendas. Além disso, deve-se incluir visitantes ou compradores para fazer um recorte temporal específico, visto que a frequência das ações é maior para quem visitou a loja.

Em seguida, a empresa precisa promover uma oferta, pois a recuperação de clientes ajuda a converter compradores em potencial que precisam de mais tempo para decidir o que vão fazer.

É interessante enviar e-mails com ofertas ou descontos, promoções especiais em datas comemorativas, entre outras práticas eficazes para atrair os clientes e aumentar as vendas.

As ações podem ser combinadas, tendo em vista que o remarketing é uma estratégia dinâmica e que considera o histórico de navegação do cliente para aumentar as vendas.

Uma dica é combinar técnicas de remarketing e retargeting porque elas podem ser utilizadas tanto para novos clientes quanto para aqueles que já compraram alguma coisa na loja virtual.

Uma loja de materiais de construção para reforma fachada condomínio tem a opção de enviar um e-mail com os produtos visualizados e ao mesmo tempo exibir um anúncio deles compatível com o dispositivo usado no acesso.

Por último, é necessário saber quando parar de investir em remarketing para o mesmo cliente porque, dependendo da frequência, a experiência do usuário pode ser prejudicada.

Se alguém acabou de adquirir um produto, não tem necessidade de visualizar ofertas relacionadas a ele. Ao invés disso, a marca deve investir em estratégias de retenção, como:

  • Programas de fidelidade;

  • Pesquisas de satisfação;

  • Atendimento de qualidade;

  • Conteúdos relevantes.

São ações que vão aumentar o nível de satisfação do novo cliente em relação ao produto ou serviço adquirido, sem prejudicar sua experiência.

Canais e plataformas mais adequados

Existem algumas plataformas e canais que são mais adequados para investir em remarketing, e uma das principais opções para um fabricante de porta corta fogo acústica é o Google Ads.

Ao adicionar a tag de remarketing ao site institucional, os clientes que visitaram a plataforma entram para um grupo formado pela lista de visitantes.

Outro canal muito útil é o Facebook Ads, pois permite que a companhia anuncie diretamente para os usuários que interagiram com a marca de alguma forma. Também é uma forma de interagir com quem já visualizou as publicações anteriormente.

Também é interessante investir no Mailchimp, uma plataforma conhecida por automatizar as estratégias de e-mail marketing. Com ela, é possível enviar a mensagem certa e no momento mais oportuno para o cliente.

Uma loja virtual pode utilizá-la para enviar e-mails sobre carrinho abandonado, lembrando aos clientes que alguns itens foram deixados para trás.

Como segmentar os clientes

É fundamental saber segmentar os clientes de maneira eficaz para fazer uma boa campanha de remarketing. O primeiro passo é conhecer bem a audiência para entender o que as pessoas gostam de consumir nas plataformas usadas.

Se uma empresa especializada na confecção de uniforme escolar masculino for criar uma campanha de remarketing nas redes sociais, é interessante saber qual é o formato de um conteúdo que os usuários mais gostam, como vídeos, GIFs, entre outros.

Ao fazer a segmentação, é possível criar uma lista de clientes e organizar os contatos por nome, telefone, localização, entre outros dados fundamentais para a segmentação.

O processo também pode ser feito de acordo com as visitas no site, instalando um Pixel. O próprio Facebook Ads oferece essa opção e é muito simples de instalar.

Ela vai encaminhar para a plataforma os perfis de pessoas que visitaram o site institucional para que a campanha possa ser personalizada.

Métricas e indicadores importantes

Para garantir o sucesso de uma estratégia de remarketing, é fundamental acompanhar algumas métricas e indicadores. São eles:

Número de visitantes

Uma empresa de reabilitação cnh provisória precisa analisar o número de visitantes para saber qual foi a quantidade de pessoas que chegaram até o site, independentemente das vezes que fizeram o acesso.

É uma métrica que reflete diretamente a audiência do site ou blog e espera-se que o número cresça todos os meses. Um site estável em relação ao número de visitantes pode não estar atraindo usuários novos.

Diante desse resultado, a organização pode trabalhar com estratégias que vão ajudar a atrair mais pessoas e consequentemente melhorar o número de conversões.

Leads e taxa de conversão

A quantidade de leads é uma métrica importante porque mostra quantas pessoas iniciar um relacionamento com a empresa e que futuramente podem se transformar em uma venda.

Mas além de analisar a quantidade de potenciais clientes, também é necessário analisar a quantidade exata de conversões.

Mesmo que uma pessoa tenha pesquisado sobre muda de manjericão preço, pode ser que ela não chegue a comprar, com base nisso, a empresa saberá o que precisa fazer para melhorar as conversões.

Custo por lead

O custo por lead ajuda a entender o quanto a empresa precisa investir para fazer essa conversão. Deve-se dividir a quantidade investida pela quantidade de leads gerados, provenientes de diferentes fontes de tráfego.

Medir e comparar esse valor é algo fundamental para que as estratégias de marketing tenham mais credibilidade e os investimentos sejam mais certeiros.

Taxa de abertura

Uma empresa de gravação em instrumentais cirúrgicos pode fazer remarketing enviando e-mails para os clientes, por isso, é fundamental que acompanhe a taxa de abertura desses e-mails.

A métrica mostra o percentual de pessoas que abriram uma mensagem em relação à quantidade de contatos que receberam.

Considerações finais

É muito comum que o consumidor acesse a plataforma de vendas de uma empresa, inclua produtos no carrinho e simplesmente não finalize a compra.

Isso pode acontecer por diversas razões, como valor do frete, condições de pagamento ou até mesmo porque o usuário simplesmente decidiu não comprar.

As marcas podem entender o que acontece ao investir em uma campanha de remarketing que vai lembrar esses potenciais clientes sobre a compra não finalizada.

É uma ação muito importante para melhorar a taxa de conversão e melhorar os lucros do negócio, e pode ser usada por empresas de qualquer tipo ou tamanho.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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