Últimas

Estudantes contam histórias de vida emocionantes com objetos dentro de malas

Alunos do Poliedro trazem importantes recordações de seus familiares, sobreviventes de momentos difíceis da história da humanidade, como o Holocausto e a bomba de Hiroshima, por meio do projeto “Malas de memórias”

Fotos, objetos, cartas e símbolos, agrupados dentro de uma mala, contam, entre tantas outras, a história de uma sobrevivente do Holocausto que se refugiou no Brasil. A mala foi montada por um estudante do 9º Ano do Ensino Fundamental II do Colégio Poliedro, de São José dos Campos (SP), e faz parte do projeto intitulado “Malas de Memórias”, idealizado pela professora de História, Érica Turci.

Érica buscou meios de ensinar que a história não se restringe somente na pesquisa de livros e documentos escritos, mas, também, nas histórias de vida de cada um. A professora criou o projeto, inspirada no livro “A mala de Hana: uma história real”, de Karen Levine, que traz a história de uma menina (Hana Brady), que viveu o Holocausto.

O ponto de partida para os trabalhos de pesquisa dos alunos é a leitura desse livro, quando eles descobrem a experiência de Fumiko, curadora do centro educacional do Holocausto de Tóquio, e sua busca incansável pela história de Hana. Com o objetivo de montar uma exposição com objetos de crianças que sofreram o Holocausto, Fumiko recebeu do Museu de Auschwitz (na Polônia) alguns objetos, dentre eles a mala da menina órfã alemã. A partir do interesse das crianças que frequentavam o centro educacional em descobrir a história da dona da mala, Fumiko, como pesquisadora, se dedicou a descobrir. Assim, a obra ajuda e incentiva os estudantes a definirem métodos de pesquisa e fazerem suas próprias buscas.

Foto/Divulgação
Os alunos do Poliedro elaboraram malas com objetos e pertences, que 
ajudavam a expor a história pesquisada e escrita de seus antepassados

Divididos em grupos, os estudantes dos 9ºs anos do Colégio Poliedro buscaram histórias de suas próprias famílias, pessoas que viveram situações de conflito, como guerras, exílios, migrações forçadas ou ditaduras. Para relatar esses acontecimentos, eles estudaram o momento histórico que a pessoa vivenciou e elaboraram um roteiro de perguntas para uma entrevista. Em alguns casos, como o antepassado em questão já havia falecido, eles entrevistaram um parente que soubesse relatar a vida dessa pessoa.

Desta forma, os alunos escreveram textos contando sobre a vida de seus antepassados e relacionando ao momento histórico que tinham vivido. Em seguida, elaboraram as malas com objetos e pertences que ajudavam a expor a história pesquisada e escrita. “Surgem ideias incríveis, objetos inesperados, formas de representar o passado, que só os alunos poderiam criar”, conta a professora do Poliedro.

De acordo com Érica, os envolvidos no projeto ficam satisfeitos com o resultado. “Os alunos aprendem mais sobre sua história pessoal, suas famílias se emocionam com o resgate histórico e os visitantes da Mostra de Projetos do Colégio Poliedro, quando as malas são expostas, se encantam com a variedade e a beleza cultural e histórica que encontram”, descreve.

Sobre o Colégio Poliedro

O Colégio Poliedro de São José dos Campos (SP) figura no ranking das 100 melhores escolas do Enem 2014. Além disso, é o segundo colocado na região do Vale do Paraíba e o segundo no País no recorte dos 30 alunos com melhor desempenho nesta prova. Neste ano, o Poliedro foi o colégio particular que obteve mais medalhas na Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB).

O Poliedro é uma marca educacional reconhecida principalmente pelo alto índice de aprovações em universidades públicas. No Vestibular 2016, foram 663 aprovações na Fuvest. Ao todo, o Poliedro já contabiliza, em 2016, 1.397 aprovados pelo SISU/Enem, em 86 universidades de 23 diferentes estados, mais o Distrito Federal. Há 20 anos, o Poliedro é o curso que mais aprova no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Neste ano, os alunos conquistaram 43 das 140 vagas disponíveis no Instituto.

Em 2015, o Poliedro foi a marca educacional mais reconhecida do Brasil na aplicação de tecnologia em educação. Venceu três prêmios: Partner of the Year 2015 da Microsoft, na Categoria Educação - América Latina; IT Leaders 2015, concedido pela Computerworld; As 100+ Inovadoras no uso de TI, concedido pela ITMidia com auditoria da PWC. Além disso, o Colégio Poliedro faz parte do seleto grupo com o certificado de Showcase School pela Microsoft. No Brasil, apenas quatro escolas participam.

Mais informações em www.sistemapoliedro.com.br.

Nenhum comentário