Colégio Magno inova na preparação para o ENEM e vestibulares e colhe mais aprovações
As formas tradicionais de preparação para os exames de acesso às universidades se esgotaram. Não focam nas competências individuais e não atendem à demanda por jovens mais críticos e criativos.
Por isso, novos modelos que não abrem mão de um projeto pedagógico integral, mas que oferecem atividades complementares para preparar os jovens do século 21, com informação atualizada e valores sólidos, alcançam resultados mais expressivos no ENEM e nos vestibulares. É o caso do Colégio Magno.
Para que esse trabalho seja possível, a preparação para essa etapa tem início ainda no Ensino Fundamental II, com um mapeamento individualizado das competências dos alunos. Dessa forma, quando chegam ao Ensino Médio, os jovens e seus professores já sabem o que precisam trabalhar com mais ênfase. “Preparamos o aluno para que, ao final do Ensino Médio, possa buscar o curso que quiser nas melhores universidades públicas e particulares, via ENEM ou vestibulares, ou ainda para estudar fora do país”, explicam os coordenadores do Ensino Médio, Carlos Alberto Sassi Jr. e Maria Raquel Campos.
Não é força de expressão: a proficiência no domínio de inglês é uma realidade para quase todos os alunos, que alcançam grau FCE (Cambridge). Com isso, muitos estudantes do Magno e do Magno High School (Ensino Médio internacional oferecido pela Escola em parceria com a University of Missouri) têm optado por seguir seus estudos no exterior.
O 3º +: um curso diferenciado
Conciliar um modelo de formação aberto e integral no Ensino Médio exigiu que o Magno criasse o 3º +, oferecendo aos alunos a chance de focar ainda mais na preparação para os exames. Chama-se 3º + justamente porque são 25 aulas semanais extras (de 35 para 60), no período da tarde, sem nenhum custo adicional para as famílias. Os professores foram selecionados nos melhores cursinhos de São Paulo e seguem uma estratégia direcionada aos resultados. Por essas características, a adesão ao programa, que não é obrigatório, chega a 90% dos alunos.
“Diferente da maioria dos cursos preparatórios, o 3º + incentiva a união e a integração do grupo. Alunos e professores estão sempre envolvidos para mostrar a relação entre os conteúdos e a vida real. Outra vantagem é o fato de o curso ser oferecido pelo Magno. Assim, não perdemos um tempo importante com deslocamento”, destaca Enzo Polizel, aluno do 3º +, que pretende prestar vestibular neste ano para o curso de Direito.
Avaliações semanais (AS)
Um modelo completo de formação dos jovens inclui, sim, muito estudo. Na sociedade do Conhecimento, a aprendizagem permanente é uma realidade. É preciso criar uma disciplina de estudos diários. Para estimular essa consciência, o Magno introduziu as AS, ou seja, avaliações semanais, que são feitas no horário normal de aula, com poucas questões, e não têm dia e hora marcados. Os alunos são avisados previamente apenas sobre as disciplinas que serão avaliadas.
Rotina de simulados
Com o propósito de manter a prontidão dos alunos e para habituá-los ao modelo de questões dos vestibulares, os simulados são frequentes. A rotina tem início no 9º ano do Ensino Fundamental II, com uma prova por bimestre. Nas 1a e 2a séries do Ensino Médio, passam a acontecer duas vezes no período e, na 3ª série chegam a três. “Tudo isso gera uma dinâmica de estudo contínuo que é complementada pelo uso da plataforma on-line”, explica o coordenador Sassi. Qual plataforma? Uma muito especial! Veja a seguir.
Plataforma on-line
Na 1a série do Ensino Médio, o aluno do Magno começa a utilizar a plataforma on-line Geekie, que é a única plataforma adaptativa credenciada pelo MEC. Esse recurso começou a ser oferecido no Magno há 4 anos. O Colégio foi um dos pioneiros em entender a importância do conceito de ensino adaptativo, coerente com a preocupação da educação individualizada que sempre caracterizou a Escola.
A plataforma funciona assim: após fazer o login, o estudante escolhe uma disciplina e uma área para fazer uma primeira avaliação diagnóstica de conteúdos. Essa avaliação permite identificar a origem dos erros e os tópicos que não foram completamente assimilados ao longo da vida escolar. Essa análise sofisticada gera automaticamente uma proposta de revisão, composta por estudos dirigidos, textos, videoaulas, resumos teóricos e jogos.
Após esse reforço nos conteúdos, o aluno faz uma avaliação validadora. Os testes são renovados a cada bimestre, de acordo com os conteúdos previstos no currículo de cada ano. Além de ser acessada pelos laboratórios do Magno, abertos durante o horário de funcionamento da escola, a plataforma Geekie pode ser usada em casa e também pelo celular.
“Costumo usar a plataforma Geekie em casa para complementar o estudo. O programa traz a informação na medida certa, com videoaulas de muita qualidade”, conta Pietro César, aluno da 1a série do Ensino Médio. “Estudar no fim de semana ficou mais prazeroso com a plataforma, que nos desafia e nos ajuda a rever e a complementar o conteúdo visto”, completa Júlia Avelino, aluna da 1a série do Ensino Médio.
“Os estudantes se identificam tanto com a solução digital que precisam ser alertados de que não é preciso ficar horas na frente do computador. Embora estejam empolgados e desejem passar tardes inteiras na plataforma, a recomendação é que ela seja usada apenas por 30 minutos, dentro das duas horas de estudos diários”, ressalta Sassi.
Ênfase na redação
A formação de alunos críticos, capazes de refletir sobre os problemas do mundo, discutir, argumentar, buscar soluções passa, sem dúvida, por um trabalho consistente no campo da produção textual. Não é à toa que esta é uma área cada vez mais demandada pelos vestibulares, embora, muitas vezes, não seja levada em conta nos rankings divulgados pelo MEC e publicada pela imprensa.
No Magno, essa é uma área central, como mostram os resultados que os alunos vêm obtendo.
A produção textual tem início ainda no Ensino Fundamental II e vai até a 3a série do Ensino Médio. Essa atividade é desenvolvida em grupos de 15 alunos, o que propicia um acompanhamento mais individualizado para as produções. As redações são avaliadas por corretores externos que não têm contato com os alunos, assim como ocorre nos principais exames de acesso ao ensino superior.
Para escrever bem, é preciso ler muito e o Colégio aposta tanto no campo da leitura e da produção textual que contratou um experiente professor, mestre pela PUC-SP, apenas para discutir com os alunos os livros obrigatórios da Fuvest e da Unicamp.
Em encontros noturnos semanais, o professor Cadu contextualiza cada obra de forma interdisciplinar, construindo pontes entre abordagens de história, literatura, filosofia e língua portuguesa.
Apoio permanente ao aluno
As oportunidades de aprendizagem incluem o acompanhamento contínuo dos professores. Os encontros informais e os plantões de dúvida ou de aprofundamento acontecem inclusive aos sábados, sempre com professores especialistas.
Nas tardes de segunda a quinta, segundo os horários estipulados, os alunos do Ensino Médio podem consultar os professores especialistas para dirimir suas dúvidas.
Com tudo isso, foi criado no Magno um clima cooperativo, que envolve os alunos. Estes se reúnem espontaneamente para estudar juntos ou tirar dúvidas entre si, inclusive com o uso de redes sociais, como o WhatsApp. Tudo sempre com alegria e equilíbrio, como um pacto coletivo para um objetivo comum: alcançar o que há de melhor no ensino superior.
Por isso, novos modelos que não abrem mão de um projeto pedagógico integral, mas que oferecem atividades complementares para preparar os jovens do século 21, com informação atualizada e valores sólidos, alcançam resultados mais expressivos no ENEM e nos vestibulares. É o caso do Colégio Magno.
Para que esse trabalho seja possível, a preparação para essa etapa tem início ainda no Ensino Fundamental II, com um mapeamento individualizado das competências dos alunos. Dessa forma, quando chegam ao Ensino Médio, os jovens e seus professores já sabem o que precisam trabalhar com mais ênfase. “Preparamos o aluno para que, ao final do Ensino Médio, possa buscar o curso que quiser nas melhores universidades públicas e particulares, via ENEM ou vestibulares, ou ainda para estudar fora do país”, explicam os coordenadores do Ensino Médio, Carlos Alberto Sassi Jr. e Maria Raquel Campos.
Não é força de expressão: a proficiência no domínio de inglês é uma realidade para quase todos os alunos, que alcançam grau FCE (Cambridge). Com isso, muitos estudantes do Magno e do Magno High School (Ensino Médio internacional oferecido pela Escola em parceria com a University of Missouri) têm optado por seguir seus estudos no exterior.
O 3º +: um curso diferenciado
Conciliar um modelo de formação aberto e integral no Ensino Médio exigiu que o Magno criasse o 3º +, oferecendo aos alunos a chance de focar ainda mais na preparação para os exames. Chama-se 3º + justamente porque são 25 aulas semanais extras (de 35 para 60), no período da tarde, sem nenhum custo adicional para as famílias. Os professores foram selecionados nos melhores cursinhos de São Paulo e seguem uma estratégia direcionada aos resultados. Por essas características, a adesão ao programa, que não é obrigatório, chega a 90% dos alunos.
“Diferente da maioria dos cursos preparatórios, o 3º + incentiva a união e a integração do grupo. Alunos e professores estão sempre envolvidos para mostrar a relação entre os conteúdos e a vida real. Outra vantagem é o fato de o curso ser oferecido pelo Magno. Assim, não perdemos um tempo importante com deslocamento”, destaca Enzo Polizel, aluno do 3º +, que pretende prestar vestibular neste ano para o curso de Direito.
Avaliações semanais (AS)
Um modelo completo de formação dos jovens inclui, sim, muito estudo. Na sociedade do Conhecimento, a aprendizagem permanente é uma realidade. É preciso criar uma disciplina de estudos diários. Para estimular essa consciência, o Magno introduziu as AS, ou seja, avaliações semanais, que são feitas no horário normal de aula, com poucas questões, e não têm dia e hora marcados. Os alunos são avisados previamente apenas sobre as disciplinas que serão avaliadas.
Rotina de simulados
Com o propósito de manter a prontidão dos alunos e para habituá-los ao modelo de questões dos vestibulares, os simulados são frequentes. A rotina tem início no 9º ano do Ensino Fundamental II, com uma prova por bimestre. Nas 1a e 2a séries do Ensino Médio, passam a acontecer duas vezes no período e, na 3ª série chegam a três. “Tudo isso gera uma dinâmica de estudo contínuo que é complementada pelo uso da plataforma on-line”, explica o coordenador Sassi. Qual plataforma? Uma muito especial! Veja a seguir.
Plataforma on-line
Na 1a série do Ensino Médio, o aluno do Magno começa a utilizar a plataforma on-line Geekie, que é a única plataforma adaptativa credenciada pelo MEC. Esse recurso começou a ser oferecido no Magno há 4 anos. O Colégio foi um dos pioneiros em entender a importância do conceito de ensino adaptativo, coerente com a preocupação da educação individualizada que sempre caracterizou a Escola.
A plataforma funciona assim: após fazer o login, o estudante escolhe uma disciplina e uma área para fazer uma primeira avaliação diagnóstica de conteúdos. Essa avaliação permite identificar a origem dos erros e os tópicos que não foram completamente assimilados ao longo da vida escolar. Essa análise sofisticada gera automaticamente uma proposta de revisão, composta por estudos dirigidos, textos, videoaulas, resumos teóricos e jogos.
Após esse reforço nos conteúdos, o aluno faz uma avaliação validadora. Os testes são renovados a cada bimestre, de acordo com os conteúdos previstos no currículo de cada ano. Além de ser acessada pelos laboratórios do Magno, abertos durante o horário de funcionamento da escola, a plataforma Geekie pode ser usada em casa e também pelo celular.
“Costumo usar a plataforma Geekie em casa para complementar o estudo. O programa traz a informação na medida certa, com videoaulas de muita qualidade”, conta Pietro César, aluno da 1a série do Ensino Médio. “Estudar no fim de semana ficou mais prazeroso com a plataforma, que nos desafia e nos ajuda a rever e a complementar o conteúdo visto”, completa Júlia Avelino, aluna da 1a série do Ensino Médio.
“Os estudantes se identificam tanto com a solução digital que precisam ser alertados de que não é preciso ficar horas na frente do computador. Embora estejam empolgados e desejem passar tardes inteiras na plataforma, a recomendação é que ela seja usada apenas por 30 minutos, dentro das duas horas de estudos diários”, ressalta Sassi.
Ênfase na redação
A formação de alunos críticos, capazes de refletir sobre os problemas do mundo, discutir, argumentar, buscar soluções passa, sem dúvida, por um trabalho consistente no campo da produção textual. Não é à toa que esta é uma área cada vez mais demandada pelos vestibulares, embora, muitas vezes, não seja levada em conta nos rankings divulgados pelo MEC e publicada pela imprensa.
No Magno, essa é uma área central, como mostram os resultados que os alunos vêm obtendo.
A produção textual tem início ainda no Ensino Fundamental II e vai até a 3a série do Ensino Médio. Essa atividade é desenvolvida em grupos de 15 alunos, o que propicia um acompanhamento mais individualizado para as produções. As redações são avaliadas por corretores externos que não têm contato com os alunos, assim como ocorre nos principais exames de acesso ao ensino superior.
Para escrever bem, é preciso ler muito e o Colégio aposta tanto no campo da leitura e da produção textual que contratou um experiente professor, mestre pela PUC-SP, apenas para discutir com os alunos os livros obrigatórios da Fuvest e da Unicamp.
Em encontros noturnos semanais, o professor Cadu contextualiza cada obra de forma interdisciplinar, construindo pontes entre abordagens de história, literatura, filosofia e língua portuguesa.
Apoio permanente ao aluno
As oportunidades de aprendizagem incluem o acompanhamento contínuo dos professores. Os encontros informais e os plantões de dúvida ou de aprofundamento acontecem inclusive aos sábados, sempre com professores especialistas.
Nas tardes de segunda a quinta, segundo os horários estipulados, os alunos do Ensino Médio podem consultar os professores especialistas para dirimir suas dúvidas.
Com tudo isso, foi criado no Magno um clima cooperativo, que envolve os alunos. Estes se reúnem espontaneamente para estudar juntos ou tirar dúvidas entre si, inclusive com o uso de redes sociais, como o WhatsApp. Tudo sempre com alegria e equilíbrio, como um pacto coletivo para um objetivo comum: alcançar o que há de melhor no ensino superior.
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