Leroy Merlin firma parceria com escritório popular de arquitetura Inova Urbis para promover melhorias habitacionais em Paraisópolis (SP)
A Líder no varejo de materiais de construção Leroy Merlin apoia o Programa de Melhorias Habitacionais de Interesse Social da Inova Urbis, primeiro escritório popular de arquitetura a se multiplicar nas favelas do Brasil. O projeto começou no Rio de Janeiro, na comunidade da Rocinha, em 2014, e a parceria com a Leroy Merlin iniciou-se no final de 2015. Com o resultado e o sucesso alcançado, as duas empresas renovaram a parceria e agora estão expandindo o projeto para Paraisópolis, segunda maior favela de São Paulo (SP), localizada no bairro de classe média alta do Morumbi. O lançamento do novo escritório da Inova Urbis acontece no dia 16 de dezembro, das 16h00 às 18h00, na comunidade de Paraisópolis.
“A Inova Urbis surgiu após um estudo aprofundado da comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro, realizado em 2013 e 2014. Estudamos as condições das moradias, o perfil socioeconômico dos moradores e a dinâmica de reformas nas habitações. Entendemos que havia a necessidade de criarmos um escritório de arquitetura que estivesse ao alcance dos moradores para poder incentiva-los a melhorar suas moradias”, afirma Alban Drouet, fundador da Inova Urbis.
Para se beneficiar do projeto, o morador vai até a sede da Inova Urbis, e expõe seus desejos e necessidades para melhorar a sua casa. Em seguida a equipe do escritório faz uma visita técnica ao local, tira fotos, faz medições e obtém mais informações sobre o modo de vida da família. De posse desses dados o projeto começa a ser desenvolvido a quatro mãos, entre o arquiteto e o morador. Uma vez pronto, ele é entregue em planta baixa e em imagens 3D, com o quantitativo de materiais calculados para a realização da reforma. Havendo necessidade, a Inova Urbis pode indicar profissionais da obra para o morador.
“O projeto se insere na política de responsabilidade social corporativa da Leroy Merlin. Queremos mostrar que a loja, além de oferecer qualidade, é acessível a todos os públicos com preços que cabem no bolso de todos os clientes. Nesta ação conjunta, a Leroy Merlin Morumbi ajudará os moradores de Paraisópolis a realizarem o sonho de uma casa mais saudável, segura e confortável”, esclarece Emmanuel Deleplanque, diretor Leroy Merlin Morumbi.
A rede francesa disponibilizará sua unidade no bairro do Morumbi, e, com a colaboração dos assessores de venda da loja, irá ajudar os moradores na hora de escolherem os produtos para as reformas de suas casas, priorizando o atendimento personalizado que é a marca da multiespecialista do lar.
Serviço: Inova Urbis – Escritório Popular de Arquitetura
Data: 16 de dezembro
Horário: 16h00 às 18h00
Presença confirmada do CEO da Leroy Merlin no Brasil, Alain Ryckeboer
Sobre a Leroy Merlin
A Leroy Merlin chegou ao Brasil em 1998 trazendo um novo conceito para o mercado de Material de Construção. Com foco na qualidade de produtos, atendimento e serviços, a empresa oferece em suas lojas ambientes espaçosos e agradáveis para receber melhor seus Clientes.
Considerada multiespecialista do lar, por ser especializada em Construção, Acabamento, Bricolagem, Decoração e Jardinagem, a Leroy Merlin apresenta aos seus Clientes a maior variedade de produtos em 80 mil itens divididos em 15 setores: Materiais de Construção, Madeiras, Elétrica, Ferramentas, Tapetes, Cerâmica, Sanitários, Encanamentos, Jardinagem, Ferragens, Organização, Pintura, Decoração, Iluminação e Cozinhas. As lojas oferecem serviços diferenciados, como Fábrica de Cores, Troca de Mercadorias, Espaço Projeto, Corte de Madeira e Vidro, Cursos de Bricolagem, Entrega em domicílio, Estacionamento, Café, Fraldário, Molduraria, Mesa de Bricolagem, Coleta Seletiva, Drive-Thru, entre outros.
Hoje, a rede francesa possui 40 lojas distribuídas em onde estados brasileiros, mais o Distrito Federal e uma Loja Virtual que atende todos os estados do país. Entre as unidades, a Leroy Merlin Niterói (RJ) foi a primeira loja de Varejo Certificada do Brasil por meio do processo de construção sustentável e Uso e Operação sendo assim a primeira loja 100% AQUA – Alta Qualidade Ambiental, construída e mantida sob os mais rigorosos padrões de economia de recursos naturais. Hoje, a rede possui treze lojas 100% AQUA, Jacarepaguá (RJ), Taguatinga (DF), Campinas Anhanguera (SP), Sorocaba (SP), Serviços Internos (SP), São Bernardo do Campo (SP), Jaguaré (SP), São Leopoldo (RS), Londrina (PR), Curitiba Atuba (PR), São José (SC), Fortaleza (CE) e Maceió (AL), somando um total de 34 certificados, destacando a Leroy Merlin como a empresa com maior número de certificação AQUA/HQE no mundo na categoria varejo.
A Leroy Merlin é líder, pelo sétimo ano consecutivo, no setor de Varejo da Construção Civil, conforme o Ranking Nacional das Lojas de Material de Construção realizado, anualmente, pela equipe de Redação da Grau 10 Editora, que edita a Revista Anamaco. A empresa foi eleita entre as três mais sustentáveis pelo "Prêmio Os Mais Importantes do Varejo", realizado pela Revista Novarejo nos anos de 2012, 2013 e 2014, e sua sede está entre os 10 prédios mais sustentáveis pelo site Exame. Ainda em 2013, 2014 e 2015, a Leroy Merlin foi premiada entre as 50 melhores empresas para se trabalhar no país, de acordo com a pesquisa anual divulgada pelo Great Place to Work® Brasil em parceria com a Revista Época e 1º lugar do segmento Varejo de Material de Construção, no Ranking da pesquisa “As empresas mais admiradas no Brasil” nos anos de 2010, 2011, 2012, 2013 e 2015, realizado pela Revista Carta Capital.
Sobre a Inova Urbis
Numa favela, todo mundo sonha em reformar sua casa. Uma boa obra valoriza o imóvel e melhora a qualidade de vida da família, trazendo mais saúde, segurança e conforto. Mas contratar um arquiteto custa caro e esse serviço é raro nas comunidades. Foi para mudar essa realidade que surgiu a Inova Urbis, o primeiro escritório popular de arquitetura do Brasil com ambição de se desenvolver nas favelas e bairros populares brasileiros. Fundada em 2014 na favela da Rocinha, Rio de Janeiro, a empresa já desenvolveu mais de 250 projetos de arquitetura, visando melhorias habitacionais, e agora está chegando em Paraisópolis, São Paulo.
Para entender como reformas e obras poderiam ser dinamizadas nas moradias populares, a Inova Urbis empreendeu um estudo em 178 casas da Rocinha em 2013 e 2014, apoiado por pesquisadores e professores universitários. Esse estudo revelou a intenção da grande maioria dos moradores de continuar a morar na comunidade, em habitações que são precárias, mas quase sempre passíveis de melhorias. Nenhum entrevistado afirmou ter se beneficiado de assistência técnica na construção ou reforma de sua casa. De maneira mais geral, pesquisa recente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo e do instituto de pesquisa Datafolha indica que a população mais humilde quase nunca teve contato com um arquiteto.
Os freios identificados pela Inova Urbis para que os moradores melhorem substancialmente suas casas com uma boa reforma não são unicamente financeiros. Os habitantes precisam se conscientizar dos benefícios que uma boa obra traz, ter a visão de como suas casas podem se transformar com intervenções bem pensadas, ter um projeto com um orçamento dividido em etapas de construção e obter a indicação de bons profissionais da obra. Estava aberto o caminho para a criação de um novo conceito de escritório de arquitetura, criador de sonhos desafiadores, porém realizáveis.
A proposta da Inova Urbis é democratizar o acesso aos serviços de um arquiteto. Para tanto ela está desenvolvendo um modelo de escritório popular de arquitetura que procura redefinir o escopo e modo de atuação de um escritório “do asfalto”. Um trabalho importante de conscientização dos moradores é realizado pela empresa, os projetos de arquitetura são desenvolvidos dentro das comunidades, os profissionais da obra nas favelas estão sendo familiarizados com a leitura de plantas e os estudantes de arquitetura realizam estágios que potencializam o ensino técnico e humanista que eles recebem nas faculdades.
A Inova Urbis se define como um negócio social ou negócio de impacto. Sua missão é atingir o maior impacto social possível ao mesmo tempo em que ela assegura sua perenidade econômica e crescimento de maneira autônoma, não dependendo de recursos públicos nestes tempos de forte turbulência política e econômica. À medida que ela consolida seu modelo de atuação ela pretende crescer rapidamente, para poder atender um grande número de comunidades e bairros populares brasileiros. Este é um esforço de longo prazo, que valoriza a profissão do arquiteto, levando seus serviços para a grande parcela da população brasileira que mais necessita dos mesmos.
Nenhum comentário