Últimas

Projeto Casa Viva Jardim do Golfe é lançado no interior de SP

Projeto Casa Viva será construído pelo Jardim do Golfe, em São José dos Campos, com assinatura do escritório Atelier O’Reilly Architecture & Partners

Foto/Divulgação
O empreendimento Jardim do Golfe, em São José dos Campos (a 90 quilômetros de São Paulo), promoveu na última semana o pré-lançamento do projeto Casa Viva Jardim do Golfe, uma residência inteligente e 100% conectada que reunirá o que há de mais moderno em matéria de tecnologia e sustentabilidade.

Empresários do setor de construção, arquitetura e decoração estiveram reunidos no evento para conferir os detalhes do projeto. 

Foto/Divulgação
Foto/Divulgação
Concebida para ser referência na região e no país e pensada a partir de uma filosofia inovadora, tecnológica e sustentável, a Casa Viva Jardim do Golfe ocupará uma área de 963 metros quadrados, sendo 450m2 de área construída. A escolha inteligente de produtos eficientes, responsáveis, duráveis e de alto desempenho reduzirão o tempo de obra e o impacto no entorno e meio ambiente. Pronta, a Casa Viva proporcionará todo conforto que a tecnologia pode oferecer de forma inteligente e sustentável.

“Essa casa nasce para integrar qualidade de vida, segurança, luxo, praticidade e sustentabilidade”, afirma o CEO do Desenvolvimento Jardim do Golfe S/A, Emerson Marietto.

O projeto assinado pelo premiado escritório Atelier O’Reilly Architecture & Partners, que tem no comando a arquiteta urbanista Patrícia O’Reilly, mestre em Arquitetura e Meio Ambiente – Integração das Energias Renováveis na Arquitetura pela Universitat Politècnica de Catalunya, Barcelona, Espanha. Entre os prêmios, destaque para: o AsBea, o Oscar da arquitetura; o prêmio de sustentabilidade GreenBest; Saint-Gobain de Sustentabilidade – Edição 350.

Foto/Divulgação
Foto/Divulgação
A Casa Viva Jardim do Golfe contará com sistemas sustentáveis de abastecimento e de energia, utilizando-se do sol e das chuvas; os ambientes, por sua vez, serão iluminados e climatizados naturalmente. Para chegar a um resultado preciso, foi aplicado no projeto um software desenvolvido pela Universitat de Barcelona, adequado às condições de vida em São José dos Campos.

“Foram realizados, por exemplo, estudos com os dados climáticos da região, como insolação e ventilação, para definir soluções que gerem melhor conforto térmico para reduzir consumo energético, e recursos que melhorem a questão da umidade relativa do ar”. Embora a casa contemple um moderno e eficiente sistema de ar condicionado, a ideia é racionalizar o seu uso, disse Patrícia O’Reilly.

O paisagismo da Casa Viva Jardim do Golfe priorizará o ambiente nativo, possibilitando real interação com o jardim e o pomar. Com tecnologias inovadoras, os resíduos sólidos serão reaproveitados quase em sua totalidade. O projeto também prevê telhado verde no terraço e uma piscina que será tratada sem produtos químicos.



A fachada imponente e robusta da Casa Viva – também voltada ao conforto térmico – e uma parede verde, com paisagismo formando uma arte viva, como se fosse um quadro. A Casa Viva Jardim do Golfe ainda contará com captação de águas pluviais; sistema de compostagem; captação de energia solar para calefação, aquecimento de água e geração de energia elétrica; pomar para interagir com a fauna local e horta com temperos e vegetais que se adequam à temperatura da área; cinema no jardim; cobertura verde no terraço; 4 quartos sendo 3 suítes; e acesso a uma área da cobertura para observação das constelações.

Na área de tecnologia, a moderna infraestrutura do empreendimento, por meio da rede privada de fibra óptica, permite a conexão da casa com o mundo, garantindo uma conexão rápida e estável para qualquer projeto de automação.

“O projeto tem um objetivo claro: ser um modelo de moradia para o futuro e comprovar que viver bem é viver rodeado de conforto, luxo, tecnologia mas de forma sustentável, respeitando o meio ambiente. O Jardim do Golfe reúne todos os atributos para concretizar esse projeto: está situado na melhor localização da cidade, perto de tudo, próximo aos principais centros de esporte, educação, lazer, compras e entretenimento. Ao mesmo tempo, o empreendimento está cercado por 60 mil metros quadrados de área de proteção ambiental, e contempla uma infraestrutura com o que há de mais moderno e tecnológico”, explica Marietto.

Nenhum comentário