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Como utilizar a comunicação para se destacar no mercado de saúde

*Mayara Oliveira

Quando pensamos em comunicação dentro das empresas, destacamos dois pilares fundamentais para o sucesso. O primeiro deles está na capacitação e a proximidade com o público alvo. Já o segundo está em estudar e entender melhor o negócio em que se está inserido para criar empatia com o público e, com isso, favorecer um retorno de sucesso nas ações implantadas. Nesse cenário é preciso entender que a importância de perseverar, além de compreender que os acertos e equívocos geram aprendizado e nos torna profissionais e pessoas melhores.

Uma base sólida em relação ao sucesso na comunicação está em consolidar a marca, conquistando o público alvo por meio de um amplo e qualificado catálogo de produtos, além de fidelizar, oferecendo pronto atendimento e treinamento para um manuseio de equipamentos, por exemplo, adequado ao que é oferecido.

Outro ponto importante é o cuidado com a comunicação interna e a motivação dos colaboradores, quando o negócio está alinhado desde a sua base, as informações se conectam e somam para gerar informações eficientes, fazendo com que o público externo (cliente) receba sempre a mensagem de uma forma unificada, o que fortalece a marca.

O marketing é uma importante ferramenta para captar e manter os clientes, quando se obtém sucesso nessa área, é possível criar relações lucrativas para a empresa. Um bom projeto tem início com uma pesquisa sólida, um plano direcionado e uma produção eficiente. Quando se trata do marketing na área da saúde, constata-se como ponto de desafio a atuação em um segmento que é conservador e apegado às tradições, o que é completamente natural, considerando que os profissionais estão inseridos em desafios diários onde assumir riscos pode implicar em erros fatais.

Pensando nessa questão, uma forma bem assertiva de se aproximar desse público é oferecer e ou participar de cursos e workshops, considerando que eles estão em constante atualização. Ao criar essa proximidade para apresentar o produto e sanar as dúvidas dos interessados, cria-se também um vínculo que muitas vezes pode se tornar vitalício, pois deixamos claro que a marca mantém sempre “as portas abertas” para atender o que o cliente deseja e que, além disso, é possível solucionar qualquer problema que possa acontecer.

Outra forma de sucesso na captação e fidelização de clientes está na maneira em que se trata o público–alvo para identificar o que cada um valoriza na hora da aquisição de um determinado produto hospitalar. Sendo assim, apenas conhecendo muito bem o produto e o público alvo é possível quebrar barreiras e trazer inovações para o mercado de saúde.

Outra estratégia assertiva é manter um relacionamento próximo com os profissionais de saúde, pois cria oportunidades para apresentar e demonstrar produtos é fundamental. Além de estar em contato com a comunidade acadêmica para transmitir para os estudante e futuros profissionais da saúde, todos os diferenciais que a marca possui, isso gera credibilidade, além de contribuir para a capacitação desses profissionais.

Por fim, entende-se que diante de profissionais extremamente qualificados, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e administradores de hospitais, é importante estar atento a esse cenário e seguir em uma busca incessante por conhecimento técnico, além de conhecer bem todas as características e diferenciais dos produtos oferecidos ao mercado.

*Mayara Oliveira é responsável pelo marketing do Grupo Equipamed, um dos principais fornecedores de equipamentos médicos e hospitalares do Brasil

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