Produção de orgânicos no Brasil cresce e empresas investem na Biofach 2017
O Projeto Organics Brasil participa pela 12ª vez da Biofach, a cada edição, os negócios se consolidam nos mercados tradicionais e ampliam o comércio em regiões promissoras, como: Oceania, Ásia, Escandinávia, Leste Europeu e Oriente Médio.
As notícias do Brasil são muito boas: no mercado interno, os orgânicos continuam em crescimento, em especial no número de unidades produtivas de agricultura orgânica e sustentável, passando para 18 mil nos últimos 12 meses, cerca de 15% de crescimento.
As 54 empresas, associadas ao Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis) e ao projeto Organics Brasil, fecharam 2016 com faturamento de US$ 145 milhões em exportações, 9,5% menor em relação a 2015, justificado pela séria oscilação do câmbio (real-dólar), mas com 15% a mais em volume de produção exportado.
“Em 2016, o setor faturou $ 3 bilhões de reais no mercado nacional e a perspectiva é chegar à taxa de crescimento na ordem de 25%-30% em 2017. Apesar das exportações terem fechado pouco abaixo das estimativas, continuamos sendo o principal país fornecedor de açúcar, castanhas, frutas e seus derivados. Há muito espaço para crescer em exportação para a Europa, China, Oriente Médio e Ásia. A América do Norte continua sendo o mercado de maior potencial de exportação em 2017. As empresas brasileiras estão preparadas para atender todos os mercados”, explica Ming Liu, diretor do Organics Brasil e do ORGANIS, Conselho Nacional da Produção Orgânica e Sustentável.
Localizado no Hall 2, no estande do Organics Brasil estão nove empresas, com mais de 200 produtos para exportação, abertos a toda demanda de artigos dos principais Biomas (Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa e Pantanal) e a solucionar qualquer demanda de produtos brasileiros.
Organics Brasil participa do Congresso Biofach 2017
Enquanto mais de 40 mil profissionais do setor orgânicos mundial visitam os nove pavilhões da Biofach, cerca de 2.000 pessoas participam dos três dias de Congresso para discutir o segmento e traçar tendências para empresas, entidades e políticas públicas.
Ming Liu, diretor do Organis e Organics Brasil, é um dos palestrantes do painel “Tendências e Notícias dos Mercados Orgânicos na América e no Brasil”, junto com Stefan Huake, diretor da Kauke Consultoria; e Adam Andersen, diretor da Rede New Hope (USA).
A palestra será dia 16 de fevereiro, ao meio dia, na sala Kopenhagen.
As notícias do Brasil são muito boas: no mercado interno, os orgânicos continuam em crescimento, em especial no número de unidades produtivas de agricultura orgânica e sustentável, passando para 18 mil nos últimos 12 meses, cerca de 15% de crescimento.
As 54 empresas, associadas ao Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis) e ao projeto Organics Brasil, fecharam 2016 com faturamento de US$ 145 milhões em exportações, 9,5% menor em relação a 2015, justificado pela séria oscilação do câmbio (real-dólar), mas com 15% a mais em volume de produção exportado.
“Em 2016, o setor faturou $ 3 bilhões de reais no mercado nacional e a perspectiva é chegar à taxa de crescimento na ordem de 25%-30% em 2017. Apesar das exportações terem fechado pouco abaixo das estimativas, continuamos sendo o principal país fornecedor de açúcar, castanhas, frutas e seus derivados. Há muito espaço para crescer em exportação para a Europa, China, Oriente Médio e Ásia. A América do Norte continua sendo o mercado de maior potencial de exportação em 2017. As empresas brasileiras estão preparadas para atender todos os mercados”, explica Ming Liu, diretor do Organics Brasil e do ORGANIS, Conselho Nacional da Produção Orgânica e Sustentável.
Localizado no Hall 2, no estande do Organics Brasil estão nove empresas, com mais de 200 produtos para exportação, abertos a toda demanda de artigos dos principais Biomas (Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa e Pantanal) e a solucionar qualquer demanda de produtos brasileiros.
Empresa
|
Empresa
orgânica por natureza
|
Produtos
na Biofach 2017
|
Expectativa
de negócios
na
Biofach
|
Com
a maior plantação de mate orgânico do Brasil, exporta 100% de seu mate para os
cinco continentes do mundo.
|
Erva
mate a granel, embalados e soluções de private label e linha de
chás.
|
Espera
fechar negócios entre U$ 100.000 a U$ 150.000. Normalmente os clientes não
fecham pedidos na feira.
| |
Native
–
|
É a
maior produtora mundial de açúcar e álcool orgânicos. Exporta para 64 países de
todos os continentes.
|
Lançamento
do Café orgânico em cápsulas compatíveis com máquinas Nespresso.
|
A
expectativa é manter relacionamento e dar suporte aos clientes atuais, e tentar
capturar novos clientes.
|
Segundo
maior produtor de açúcar orgânico do mundo. Em 2016, exportou para mais de 20
países.
|
A
marca Itajá apresenta
produtos embalados em saches, pacotes de 500g e 1kg e produto a granel.
|
Fechar
contratos com clientes tradicionais e analisar as inovações tecnológicas e em
embalagens.
| |
Uma
das pioneiras e maiores empresas de produtos apícolas do Brasil, exporta para
mais de 20 países.
|
Própolis,
mel, chá de erva cidreira com própolis e chá mate com
própolis
|
Já
tem 10 reuniões agendadas na Feira com potenciais clientes, com expectativa de
fechar negócios.
| |
a empresa é uma das maiores produtoras de castanha de
caju do mundo. A marca Marambaia
exporta para mais de 30 países.
|
Castanha
de caju crua e torrada
|
A
expectativa é aumentar no máximo 5% em relação às vendas do ano anterior, pois a
safra deste ano foi bem menor, assim como o volume de
vendas.
| |
Empresa
100% brasileira, opera no território brasileiro e mais de 20 países, responsável por mais de 1.270
operações.
|
Consultoria
e trabalho de certificação em todos os continentes e para todos os produtos
orgânicos.
|
Certificação,
vistoria, consultoria para empresas, distribuidoras e produtores
orgânicos.
| |
Trading
com acesso a vários produtores de orgânicos na América Latina e está credenciada
pela IFOAM.
|
Como
a consultoria é presencial, o comprador europeu terá acesso a tudo que acontece
no produtor que ele mostrou interesse em comprar os
produtos.
|
Pela
primeira vez na Biofach, o recém-associado ao Projeto Organics Brasil, tem a
expectativa de que os 10 maiores compradores europeus tenham interesse em
trabalhar com a trading que já atua em toda América Latina e
Central.
| |
importação
e exportação, de matérias-primas alimentícias e variedade de produtos, como:
polpas, concentrados e nuts.
|
Na
Biofach, a empresa vai apresentar seu portfólio de matérias-primas alimentícias com polpas, concentrados
e subprodutos de frutas orgânicas do açaí, manga e lima
ácida
|
É
grande a expectativa dessa primeira participação na Biofach. A empresa quer
ampliar os contatos com distribuidoras da Europa, América do norte e
Ásia.
| |
produtor
de Açaí que
exporta para Comunidade Europeia, Israel, Austrália, Nova Zelândia e Japão.
|
Açaí
e outras frutas amazônicas em polpa
Cupuacu
• Acerola • Camu Camu • Muruci • Tapereba
|
Reforçar
os contatos com os clientes já tradicionais e ampliar relacionamento para
mercados do Oriente Médio, Oceania e Ásia que visitam o estande do Projeto
Organics Brasil
|
Números do
Projeto Organics Brasil
ANO |
EMPRESAS |
SETORES |
EXPORTAÇÕES
EM MILHÕES DE DÓLARES
|
2005
|
12
|
Alimento
|
9,5
|
2006
|
33
|
Alimento
|
15
|
2007
|
42
|
Alimento/Cosmético
|
21
|
2008
|
64
|
Alimento/Cosmético/Têxtil
|
58
|
2009
|
74
|
Alimento/Cosmético/Têxtil
|
44,3
|
2010
|
72
|
Alimento/Cosmético/Têxtil
|
107
|
2011
|
72
|
Alimento/Cosmético/Têxtil
|
82,4
|
2012
|
74
|
Alimento/Cosmético/Têxtil
|
129,5
|
2013
|
54
|
Alimento/Cosmético/Têxtil
|
130
|
2014
|
60
|
Alimento/Cosmético/Têxtil
|
136
|
2015
|
77
|
Alimento/Cosmético/Têxtil
|
160
|
2016
|
44
|
Alimento/Cosmético/Têxtil
|
145
|
Enquanto mais de 40 mil profissionais do setor orgânicos mundial visitam os nove pavilhões da Biofach, cerca de 2.000 pessoas participam dos três dias de Congresso para discutir o segmento e traçar tendências para empresas, entidades e políticas públicas.
Ming Liu, diretor do Organis e Organics Brasil, é um dos palestrantes do painel “Tendências e Notícias dos Mercados Orgânicos na América e no Brasil”, junto com Stefan Huake, diretor da Kauke Consultoria; e Adam Andersen, diretor da Rede New Hope (USA).
A palestra será dia 16 de fevereiro, ao meio dia, na sala Kopenhagen.
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