Cacá Carvalho ministra oficinas gratuitas a jovens atores de 20 a 24 de março, no Galpão Cine Horto
O Homem do Subsolo - Foto Roberto Palermo |
Nas aulas serão trabalhados os princípios da construção de uma ação física estruturada, base dos trabalhos desenvolvidos entre Cacá Carvalho e seu mestre Roberto Bacci. A oficina é uma oportunidade para jovens atores conhecerem mais verticalmente a forma com que o ator Cacá Carvalho enfrenta o ofício, assim o encontro será muito mais potente e poderá render frutos para a cidade, no que tange à reflexão sobre o fazer artístico e a performance do ator em cena.
“A experiência que tive no Grupo Galpão em 1999 foi importantíssima. Voltar a esse espaço vai ser um momento raro e forte para quem fará a oficina. Espero que este encontro e o espetáculo sejam objetos de reflexão sobre o tema, o desacerto do homem com o contexto onde ele vive. A exposição sem pudor do corpo e da alma.”, revela o ator, que também apresenta o espetáculo “2 x 2 = 5 O Homem do Subsolo”, em março, na capital.
OFICINA:
O Subsolo Produtivo do Ator
Inscrições gratuitas: até 15/03 pelo e-mail oficina2x2@gmail.com.
Aulas: 20 a 24 de março, das 10 às 17h
Pré-requisitos: ser ator, enviar o currículo e carta de intenção.
Resultado: por e-mail aos selecionados.
Sobre o espetáculo 2 x 2 = 5 O Homem do Subsolo
Depois de temporadas de sucesso na Itália, no Rio de Janeiro e em São Paulo, Belo Horizonte recebe o espetáculo 2 x 2 = 5 O Homem do Subsolo, protagonizado por Cacá Carvalho, de 23 a 26 de março, no Galpão Cine Horto. O projeto tem patrocínio da Petrobras e ainda terá nova temporada em São Paulo, além de Vitória e Salvador.
Inspirado no romance “Memórias do Subsolo” publicado em 1.864 pelo escritor russo Fiódor Dostoiévski, o espetáculo é resultado de uma bem sucedida parceria de 30 anos do ator Cacá Carvalho com o “Teatro della Toscana” da Itália, o diretor Roberto Bacci, o dramaturgo Stefano Geraci, o cenógrafo e figurinista Márcio Medina e o iluminador Fábio Retti.
“2 x 2 = 5 O Homem do Subsolo” é um mergulho profundo no universo subterrâneo de um homem que abandona o convívio social para enfrentar sua própria consciência. Questiona o auto respeito e a sinceridade humana, numa reflexão sobre as estranhezas de cada um, guiando o espectador em direção a uma descida escura na sua consciência. O homem em estágio terminal de miséria moral descrito pelo russo em sua obra adquire tamanha consciência de mundo que ri de si mesmo e da humanidade. Uma confissão do protagonista-narrador que golpeia, com a sua dissecante crueldade, as dores de um anti-herói e representa perfeitamente a crise do homem moderno, numa época de transição e de conflitos.
A peça confronta o público, o força a pensar. Ao exacerbar sua condição, doente do fígado, o personagem apresenta questionamentos de aparência, roupas, cortes de cabelo e traz a reflexão sobre o que realmente é preciso para se viver em paz e ser "veramente" feliz.
“Este trabalho em Belo Horizonte começa no encontro com o espaço, a materialidade do Grupo Galpão. Nossa aventura se inicia ao reencontrar o lugar onde tive uma experiência de aprendizado importantíssima, por mais de um ano trocando com o Galpão, por conta da peça ‘Partido’, baseada na obra de Ítalo Calvino, que eu dirigi em 1999. Conheci o cérebro, intestino a alma de uma história do teatro. Entrar nesse espaço novamente, com pessoas novas, outras experiências e trazendo esse tema que questiona o homem, tem um sabor muito especial. A experiência que tive lá ainda me alimenta muito”, conta Cacá Carvalho.
SERVIÇOS:
2 x 2 = 5 O Homem do Subsolo
Datas/horários: 23/03, às 20h; 24/03, às 21h; 25/03, às 18h30 e 21h; 26/03, às 19h.
Local: Galpão Cine Horto (R. Pitangui, 3613 - Horto, Belo Horizonte – MG).
Valor: R$ 20,00 (inteira)/R$ 10,00 (meia entrada).
Colaboradores da Petrobras pagam meia entrada na compra de até dois ingressos.
Ingressos: na bilheteria do teatro e no Sympla.
Classificação: 14 anos
Nenhum comentário