Últimas

Nesta terça-feira (23/05), a Academia Mineira de Letras recebe a professora Ângela Vaz Leão para o lançamento de seu livro "Relendo a poesia de Yeda Prates Bernis"

DIA 23 DE MAIO, ÀS 19H30, PELO PROGRAMA UNIVERSIDADE LIVRE

Ângela Vaz Livro - Divulgação
A Academia Mineira de Letras recebe a professora e escritora Ângela Vaz Leão, no dia 23 de maio, a partir das 19h30, para o lançamento do seu livro “Relendo a poesia de Yeda Prates Bernis”, com palestra sobre o tema seguida de sessão de autógrafos. O evento faz parte do programa Universidade Livre, realizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais 4,5 mil médicos cooperados e colaboradores. A AML integra o Circuito Liberdade.

Ângela Vaz Leão sempre teve prazer em ler poesia. Após a leitura de “Cercanias” (2016), o mais recente livro de Yeda Prates Bernis, a autora foi tomada pelo desejo de escrever um trabalho que oferecesse noções do conjunto da obra de Yeda, que é vice-presidente da AML, onde ocupa a cadeira de número seis. Seu propósito é, utilizando as citações da poeta, despertar a curiosidade do público leitor e que estes possam se familiarizar com o gênero literário.

A autora procurou usufruir das citações e da voz poética de Yeda em um trabalho de releitura, acompanhado de uma escrita simultânea. E assim fez com os doze volumes que compõem a obra. São eles: “Entre o rosa e o azul” (1967), “Enquanto é noite” (1974), “Palavra ferida” (1979), “Pêndula” (1983), “Grão de arroz (1986), “O rosto do silêncio” (1992), “A beira do outono” (1994), “Encostada na paisagem” (1998), “Cantata” (2004), “Viandante”(2006), “Entressombras” (2013) e “Cercanias”(2016).

Sobre a autora:

Ângela Vaz Leão é professora emérita da Universidade Federal de Minas Gerais e professora titular aposentada do Programa de Pós-graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É doutora em Letras e livre docente de Língua Portuguesa pela UFMG, onde fez toda a sua carreira docente. Obteve vários prêmios nacionais e internacionais, destacando-se o Grau de Officier des Palmes Académiques, do Governo Francês, e a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, da Presidência da República do Brasil (Ministério da Ciência e Tecnologia). Atualmente, coordena uma pesquisa sobre as “Cantigas de Santa Maria” de Afonso X, com um grupo de ex-alunos da pós-graduação em Letras.

SERVIÇO:

Lançamento do livro “Relendo a poesia de Yeda Prates Bernis”, com Ângela Vaz Leão
Data: 23 de maio.
Horário: 19h30.
Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 - Lourdes - BH/MG).
Entrada gratuita. academiamineiradeletras.org.br

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH foi criado em 2003 com a missão de conduzir o Programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH. Os projetos desenvolvidos têm na saúde sua área prioritária, mas mantêm interface com outros campos por meio de cinco linhas de ação: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura.

Nenhum comentário