Últimas

AML Consulting lança Risk Money Monitor, software completo para detecção de crimes econômicos

Ferramenta atua diretamente na prevenção à lavagem de dinheiro, trazendo mais eficiência na identificação e análise de movimentações suspeitas 

São Paulo, junho de 2017 – Maior bureau reputacional e líder nacional no mercado de soluções e serviços de prevenção à lavagem de dinheiro, a AML Consulting está lançando software que detecta atividades atípicas ou suspeitas mais sensíveis à lavagem de dinheiro e crimes antecedentes: o Risk Money Monitor. A ferramenta vai além dos números ao integrar dados de diferentes sistemas de uma empresa e apontar o nível de segurança da relação comercial que está ou será estabelecida, fiscalizando toda a cadeia produtiva e trazendo ganhos reputacionais para as marcas.

“Todas as movimentações financeiras averiguadas nas diferentes fases da operação Lava Jato somam R$ 8 trilhões e os crimes econômicos, como caixa dois e lavagem de dinheiro, só se efetivaram com a participação de dois ou mais agentes da mesma cadeia produtiva. Desenvolvemos um software completo para que esses crimes sejam identificados e coibidos com mais eficiência nas empresas”, destaca Alexandre Botelho, sócio-fundador da AML Consulting.

O Risk Money Monitor amplia o cerco contra crimes econômicos e diminui os riscos reputacionais das empresas. Para que isso aconteça, o software é instalado na instituição e integrado aos sistemas que já estão em operação, como os de crédito e de seguro. “As equipes de PLD podem acompanhar todas as movimentações suspeitas e identificar os envolvidos através da ferramenta, fazendo com que o processo que antes levava dias e até semanas agora seja feito em minutos”, enfatiza.

O software traz regras pré-definidas que englobam regulamentações, sendo, por exemplo, a incompatibilidade financeira uma delas. O fluxo de trabalho pode ser customizado, de acordo com o setor de atuação, dos produtos e da estrutura da empresa. O próprio usuário pode criar regras para que o monitoramento de informações seja relevante ao regimento interno e às políticas de compliance e PLD.

Além da integração entre sistemas e da identificação de clientes que constam em listas restritivas nacionais e internacionais, o Risk Money Monitor cria um histórico de ocorrências e, se necessário, comunica automaticamente o órgão responsável. Toda essa inteligência incorporada em um único software contribui para a atuação de bancos, corretoras de valores mobiliários, seguradoras, cooperativas de crédito e outras instituições do mercado financeiro que lidam diretamente com quantias altas de dinheiro e precisam minimizar os riscos das transações, sejam eles reputacionais ou operacionais.

Outro benefício do software é que ele também contribui com a eficiência da operação, pois o profissional da área de PLD vai focar na análise das informações já com o apontamento de movimentações suspeitas em mãos e não vai precisar mais fazer toda a coleta e organização desses dados. “Esses profissionais serão mais estratégicos ao utilizarem um sistema que foi desenvolvido, testado e homologado por uma equipe que tem experiência em PLD”, finaliza Botelho.

O Risk Money Monitor segue a metodologia de Abordagem Baseada em Risco (ABR), de acordo com a Recomendação 1 do GAFI/FATF (Organismo Internacional de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo), tendo como base a legislação e regulamentações vigentes.

Sobre a AML

A AML Consulting é líder nacional no mercado de soluções e serviços de prevenção à lavagem de dinheiro. Com um portfólio completo voltado para a gestão eficiente dos riscos operacionais e de reputação, a empresa desenvolveu o Risk Money, plataforma que organiza informações sobre pessoas físicas e empresas associadas a atividades ilícitas vinculadas a crimes financeiros ou infrações penais que podem anteceder à lavagem de dinheiro. São 20 mil fontes de informações monitoradas e 714 mil perfis cadastrados nas Listas Restritivas Nacionais e Internacionais, PEPs e nos Módulos Socioambiental e de Processos Judiciais. Em outra frente complementar, a AML oferece consultoria e educação corporativa. Somente nos últimos sete anos, cerca de 20 mil profissionais foram capacitados através de treinamentos presenciais e online.

Nenhum comentário