Cuidados com a saúde para ter tranquilidade na terceira idade
Especialista aponta quais as principais precauções que devem ser tomadas
A longevidade está diretamente ligada ao bem-estar e saúde do idoso. Hoje, no Brasil, configura o grupo de idosos pessoas com idade acima dos 60 anos, o que representa 13,5% dos brasileiros. Ainda segundo o IBGE, estima-se que até 2040 este índice salte para 25%.
Desta forma, cuidar dos idosos significa oferecê-los qualidade de vida. Entretanto, ainda há obstáculos, uma vez que a sociedade não está 100% preparada para lidar com as necessidades que os anos trazem. “É preciso entender que a longevidade traz com ela exigências básicas. Por exemplo, o convívio familiar e um tratamento respeitoso, convívio social e questões psicológicas. Além disso, a saúde do idoso passa por uma série de pontos que devem ser providos pela família ou responsáveis”, diz Wilder Moggi, coordenador do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera.
O coordenador aponta que os cuidados devem considerar uma alimentação balanceada que supra a carência de nutrientes, já que o metabolismo não funciona como antes. “Legumes, frutas, verduras, fibras, grãos, ovos, leite e derivados pode ajudar nesta questão”, comenta Moggi. Segurança também é primordial. “Os responsáveis por cuidar do idoso devem manter um espaço livre de obstáculos, como móveis e objetos pontiagudos. É muito importante também a instalação de barras de apoio no banheiro e iluminação reforçada”, completa.
Outro ponto de atenção é a higiene pessoal. Dependendo do estado físico e mental do idoso, é necessário o acompanhamento em banhos, durante a higiene bucal e até mesmo no momento de fazer as necessidades. A longevidade também está intrinsecamente ligada à prática de esportes para melhor desempenho físico e mental. Atividades bastante procuradas pela terceira idade são pilates, caminhadas, hidroginástica e dança.
“No último ano, também se fez importante falar sobre a vacinação, primordial para a prevenção de doenças como a Covid-19. E, para completar, é comum a supervisão de profissionais da Enfermagem junto a pessoas idosas. São profissionais capacitados para os cuidados necessários e que podem auxiliar, além da rotina, acompanhamento de tratamentos médicos que venham a ser prescritos”, finaliza Moggi.
Nenhum comentário