Liderança nas empresas: a chave para o sucesso dos negócios
Por Otavio Argenton
Atingir o sucesso com o seu negócio está entre os principais objetivos
de muitos C-levels ao redor do mundo. No entanto, o desempenho de um líder,
está diretamente ligado aos resultados alcançados dentro de uma organização,
uma vez que é este profissional que conduz e influencia o trabalho de toda
equipe. De acordo com estudos da Gallup, o líder possui influência de até
70% no engajamento dos funcionários com o negócio. Mas, qual é o verdadeiro
papel da liderança nas empresas para que as metas sejam alcançadas?
A grande fórmula para uma boa liderança nas empresas é promover um
“palco” que contemple todo o time. Para isto, é necessário direcionar e
construir um relacionamento saudável com os colaboradores. Não se trata apenas
de conhecê-los ou estabelecer conexões, mas também garantir que todos estão
buscando o mesmo propósito e promovendo uma comunicação aberta.
Segundo o Fórum
Econômico Mundial e Accenture, em seu Modelo dos Cinco Elementos de Liderança,
os líderes atuais precisam desenvolver e exercer competências novas no ambiente
corporativo, como emoção, intuição, missão, propósito, intelecto, percepção,
tecnologia, inovação e inclusão de stakeholders. Nesse contexto, os aspectos
citados precisam fazer parte da rotina de um líder.
Outros pontos importantes incluem escutar o ponto de vista de quem está
no mesmo barco, seja por reuniões em grupo ou até feedbacks individuais,
principalmente neste momento em que grande parte das organizações adotaram o trabalho remoto.
Desta forma, é essencial oferecer uma resposta para essas dores e fazer com que
o time entenda que soluções para resolve-las estão sendo tomadas a curto, médio
ou longo prazo.
Como diminuir a distância entre os colaboradores e a liderança nas
empresas?
Os comitês são uma ótima opção para aproximar os colaboradores. Formados
por funcionários que não têm um cargo de gestão, os grupos podem abordar temas
como cultura, desenvolvimento organizacional, saúde e bem-estar, entre outros.
A sugestão é que os comitês se reúnam periodicamente e as possibilidades
estabelecidas durante as reuniões sejam levadas aos gestores e ao time de
liderança, para que o orçamento ou as ações necessárias sejam avaliadas e
possivelmente aprovadas. Dessa maneira, além de garantir maior interação entre
os líderes e colaboradores, todos se sentirão inclusos nas decisões importantes
da empresa.
Outra prática interessante é a implementação da cultura de portas
abertas, para que os colaboradores não tenham receio de abordar seus líderes para
comentar suas percepções e sugestões para aplicar nas áreas em que atuam. As
organizações que não incentivam esses tipos de iniciativas podem ter gargalos
no futuro, uma vez que não estão ouvindo, principalmente, o que as novas
gerações estão buscando.
Investir no potencial dos colaboradores
Além de acreditar no desenvolvimento da empresa, investir nos
colaboradores valoriza e incentiva cada vez mais a equipe. Existe uma analogia
sobre chegar com o elevador no último andar e mandá-lo de volta. Quanto mais
indivíduos são auxiliados a alavancarem as suas carreiras e características de
liderança, melhor.
Desta maneira, compreender que o papel desempenhado pela liderança nas
empresas não é apenas para a organização, mas também para a vida dos
colaboradores é essencial. De nada adianta ser um grande líder e não ter em
mente o momento da empresa, do mercado e de seus funcionários. É preciso ouvir,
entender, estar aberto a mudanças, humanizar as relações e agir de forma
resiliente para que o sucesso da organização se conecte ao da liderança.
Nenhum comentário