Programas de fidelização ajudam donos de bares e restaurantes a aumentar as vendas
165,4 milhões de consumidores se cadastraram em programas de fidelidade somente no 1º trimestre deste ano
“Condições especiais atraem clientes, e isso é ainda mais interessante para aqueles que compram com certa frequência no mesmo estabelecimento”, explica Renato Almeida, CEO da Consumer, startup que desenvolve softwares de gestão para empresas do ramo de alimentação de São José do Rio Preto (SP). Foi pensando na experiência do cliente que a empresa liberou novos programas de fidelidade como o cashback e sistema de pontos integrado ao site e aplicativo do próprio restaurante; o MenuDino.
Outras facilidades também foram otimizadas para aumentar a recorrência de compra como novas opções de pagamento (PagSeguro e integração com PIX) e cálculo de taxa de entrega mais assertivo para oferecer um preço justo aos consumidores. “O programa de fidelização da empresa é importante, mas o cliente precisa saber que será bem atendido mesmo se comprar só de vez em quando”, explica.
Resultados rápidos e números positivos
O aumento de 11,1% na participação de novos consumidores em programas de fidelidade chamou a atenção de empreendedores como Fernanda Heikel, sócia-proprietária da empresa Brasaria Empório & Grill, também de Rio Preto, que utiliza o software de gestão da Consumer e viu esse novo momento como uma grande oportunidade para aumentar as vendas do negócio. O programa de pontos está em funcionamento desde janeiro deste ano e já obteve resultados significativos com clientes comprando mais vezes dentro do mesmo mês.
“Programas de fidelização são ótimos para atrair clientes, mas os consumidores continuam fiéis pelas outras vantagens que oferecemos, como cupons de desconto pelo site e aplicativo, e taxa de entrega gratuita para pedidos a partir de R$25”, explica Heikel. Além disso, os próprios consumidores passaram a explorar mais o cardápio completo da marca, conhecendo novos produtos e levando outros clientes para aproveitarem as vantagens.
Fidelização deve ser personalizada
Por mais que programas de fidelização devam fazer parte da estratégia de vendas da empresa, Almeida faz um alerta: as vantagens devem ser personalizadas de acordo com as necessidades e expectativas dos consumidores. “Estratégias de relacionamento só dão certo quando você conhece muito bem seu público-alvo. Não faz sentido oferecer descontos na entrega se a maioria dos seus clientes retira o produto na loja, por exemplo. As vantagens precisam ser específicas de acordo com o comportamento de compra do cliente”, diz.
É por isso que na Consumer os programas de fidelização são adaptados para cada estabelecimento e quem determina qual é a melhor vantagem e de que forma será a troca de benefícios é o próprio empreendedor.
“Nós desenvolvemos o recurso, mas quem decide qual a melhor maneira de aplicá-la é quem entende melhor seu consumidor: o dono do negócio”, diz.
Sobre a Consumer
A Consumer é uma empresa de São José do Rio Preto (SP), responsável pela criação do sistema "Consumer", cujo foco é voltado exclusivamente a bares e restaurantes, pizzarias e lanchonetes. Com 10 anos de desenvolvimento, o sistema possui mais de 30 mil clientes no Brasil e é a solução com maior número de integrações ao iFood.
Além disso, é líder nacional em soluções para o segmento food service, parceiro do SEBRAE no projeto "Alimentação Fora do Lar", e ainda, indicado pelo Google Brasil no portal PMEs. Em constante evolução, a Consumer busca sempre o que há de melhor para os seus clientes; oferecendo uma solução completa, estável, simples de usar e com ótimo custo-benefício.
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