Cinemas, bares e restaurantes vão liderar o consumo no pós-pandemia, revela pesquisa da Bain
Uma pesquisa realizada pela Bain & Company com 2 mil brasileiros apurou a intenção de hábitos dos consumidores uma vez que o risco da Covid-19 esteja controlado. Com o fim das restrições impostas pela pandemia, os cidadãos ficarão mais propensos a ir aos cinemas (57%), frequentar bares e restaurantes (65%) e fazer compras em lojas físicas (40%). De acordo com a pesquisa, o montante de respondentes que não realizaram essas atividades desde o início da pandemia foi de, respectivamente, 79%, 65% e 60%.
A pesquisa mostra um alento para o setor
de viagem e turismo. Quase 40% dos brasileiros pretendem viajar de avião e se
hospedar em um hotel. Para pouco mais da metade dessas pessoas, isso ocorrerá
dentro de poucos meses.
A pesquisa da Bain & Company também
mostrou que a forma com que os brasileiros gastam tiveram grandes alterações. O
foco esteve em supermercado, delivery e saúde, mas o estudo apontou que há uma
demanda reprimida por várias categorias que os consumidores esperam gastar mais
no futuro, principalmente em viagens, comida, bebida e beleza. De acordo com o
estudo, as áreas de consumo que terão impacto no pós-pandemia:
Alimentação - os consumidores aumentaram nas
refeições em casa e reduziram a ida aos restaurantes, em uma comparação com
períodos anteriores à Covid-19. Embora a comida caseira tenha vindo para ficar,
espera-se que os gastos em restaurantes aumentem quando a pandemia passar,
chegando a níveis mais altos que o pré-pandemia.
Consumo de Álcool - o consumo caiu durante a pandemia,
especialmente fora de casa. No entanto, o consumo de álcool em restaurantes e
bares deverá aumentar em 30% após a Covid.
Beleza - gastos com produtos e serviços de
beleza diminuíram com a Covid, mas espera-se que os gastos com produtos de
beleza em casa e serviços de beleza aumentem em cerca de 20%.
Entretenimento - 72% dos brasileiros aumentaram o
tempo gasto em serviços de streaming e 78% aumentaram o tempo gasto em mídias
sociais - uma tendência que deve se manter. O tempo gasto em videogames
provavelmente será reduzido
Condicionamento físico - os exercícios ao ar livre devem
aumentar quando a pandemia acabar. A excitação para retornar às academias é
alta e cerca de 50% das pessoas pretendem fazê-lo imediatamente após as
restrições serem suspensas.
Situação financeira pode ser obstáculo
para a retomada
Embora o estudo projete
as atividades que o brasileiro mais quer fazer assim que a pandemia estiver
controlada, a Bain & Company notou que a situação financeira pode ser um
dificultador, uma vez que a renda do brasileiro foi mais impactada do que a de
outras economias. No Brasil, o número de pessoas que guardaram menos dinheiro
foi 28% maior do que o de entrevistados que pouparam mais. Nos Estados Unidos,
por sua vez, o número de pessoas que guardaram mais ou muito mais dinheiro foi
16% maior.
"Nos EUA e Europa, as pessoas
conseguiram poupar mais. Já no Brasil, houve o contrário. Isso em razão do
impacto da menor atividade econômica, do emprego e da renda. Um dos elementos
relevantes dessa tendência é indicar quanto o poder aquisitivo irá diminuir, e
como as pessoas estão saindo dessa pandemia com dinheiro no bolso",
destacou Federico Eisner, líder da prática de Bens de Consumo da Bain &
Company na América do Sul.
Mudança de comportamento do consumidor
no pós-pandemia
A pandemia da covid-19
impactou a maneira como o consumidor se relaciona com seus hábitos de compra, e
muitos desses comportamentos adquiridos devem se prolongar após o fim da
pandemia, mostrou o estudo.
De acordo com a Bain, hábitos
relacionados ao ambiente doméstico, com as pessoas realizando atividades em
casa, ainda devem permanecer relevantes mesmo após o fim da pandemia. Dentre
essas atividades detectadas, a pesquisa indicou que cozinhar (84%), assistir
televisão (77%) e cuidar do lar (64%) foram as principais razões mencionadas
pelos consumidores durante a pandemia. Também houve um aumento em atividades
relacionadas à saúde, como a prática de exercícios (56%) e de aulas fitness
virtuais (54%).
"Muitos desses comportamentos que
foram adquiridos durante a pandemia permanecem. E esses novos hábitos que os
consumidores acrescentaram em suas rotinas domésticas, como cozinhar, assistir
TV, jogar vídeo-games e cuidar da própria casa, além de todos os temas
relacionados ao cuidado com a saúde, com exercícios físicos, devem
continuar", afirmou Luciana Batista, sócia da Bain & Company.
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