Black Friday com chatbots: como controlar a alta demanda de mensagens?
Resposta imediata, finalização de compras, envio de segunda via de boleto estão entre os benefícios durante o atendimento digital
Rafael Souza é CEO da Ubots
Divulgação
Com a proximidade da Black Friday, data
que é conhecida pelos altos descontos e promoções, as empresas já se preparam
para atender o alto fluxo de atendimento dos clientes, em diversos canais,
como: site e redes sociais.
Para Rafael Souza, especialista em
relacionamento digital e CEO da Ubots - startup gaúcha especializada em
chatbots -, uma das estratégias mais eficazes para a alta demanda é a
automatização com o uso de chatbots. “Eles podem auxiliar em todos os pontos de
jornada de consumo, pois os clientes têm urgência em consumir e não querem
perder tempo com nenhuma distração”, explica Souza.
Entre os principais benefícios dos
bots durante a Black Friday estão:
- Resposta de forma imediata em
dúvidas, como: especificações de produtos, prazo de entrega, como funciona
a troca e devolução.
- Ajudar os clientes a
finalizarem a compra;
- Enviar a segunda via de boleto;
- Ajudar a realizar comparações
de preços;
- Informar sobre as melhores
promoções.
Quando começar a pensar nas estratégias
para a Black Friday?
O ideal é que as empresas comecem o
planejamento para a Black Friday ainda no primeiro semestre do ano. Dependendo
da complexidade do bot que a organização pretende disponibilizar durante a data
tão esperada pelo varejo, ele precisa ser contratado, planejado e criado com um
certo tempo de antecedência.
Em datas como essa, o atendimento
costuma ser caótico e com ajuda de um chatbot nenhum consumidor precisa ficar
esperando isso. Logo, é possível enxergar vantagens, como:
- Clientes fidelizados;
- Aumento nos lucros;
- Redução de custos com
atendimento.
Os bots “dão conta” de todas as
respostas?
A resposta é sim, pois as pessoas querem
saber mais sobre os produtos, condições, e até mesmo negociar com a empresa, e
é nesse momento que o bot entra para ser o “salvador da pátria”.
“Os bots conseguem responder centenas de usuários ao mesmo
tempo. Enquanto isso, os atendentes podem ficar alocados nas tarefas mais
complexas ou até mesmo em atendimento mais exclusivos”, comenta Souza.
Em alguns momentos os operadores humanos
entram em ação, de modo a suprir a necessidade de “limitação” do bot. Mas, tudo
depende do cenário e do objetivo da empresa. É essencial para a experiência do
consumidor que a marca disponibilize o atendimento humano também.
Desta forma, o bot será treinado de
acordo com uma série de assuntos pré-estabelecidos pela marca. Quando um
consumidor tem uma demanda que necessita de julgamento humano, por exemplo, o
bot não conseguirá responder.
Neste caso a pessoa será transferida
para o atendente humano, que já estará a par de sua necessidade a disposição
para resolver. Em outros casos, o atendimento humano pode ser usado como um
“trunfo” para clientes VIP, gerando uma sensação de exclusividade.
Vale ressaltar que o pós-venda da Black
Friday também é importante, uma vez que o fluxo de atendimentos ainda continua
no mesmo nível, com um volume imenso de trocas, devoluções, reclamações por
atraso, produtos extraviados, por exemplo.
“A estratégia utilizada precisa prever
essa demanda, e contar com o chatbot para isso é essencial. Desenvolver um
fluxo conversacional que dê conta de realizar ações mais complexas como um
processo de devolução, por exemplo, vai gerar mais satisfação para o cliente”,
finaliza o especialista em relacionamento digital, Rafael Souza.
Sobre Ubots
Fundada em 2016, a Ubots surgiu da
vontade de utilizar a tecnologia para facilitar a comunicação de grandes
empresas com seus clientes. Para otimizar esse resultado, a Ubots utiliza
plataforma própria desenhada para cenários de atendimentos, tanto para uso de
agentes humanos, chatbots ou atendimento híbrido, quanto utiliza inteligência
artificial. De origem gaúcha, a startup possui clientes no Brasil e Chile e já
participou de programas de aceleração, como: Scale Up Endeavor, BNDES Garagem,
StartOut Brasil,WesterWelle Foundation, Cubo do Itaú, entre outros. Mais
informações no www.ubots.com.br.
Nenhum comentário