Fraudadores no Brasil mudam foco no segundo semestre de 2021: de serviços financeiros para viagens & lazer e outras indústrias
Sinais da recuperação do mercado de turismo, expansão do segmento de games e aumento da interação em comunidades virtuais estão entre as possíveis razões de crescimento de fraude digital nestes segmentos, aponta estudo da TransUnion
Divulgação / TransUnion |
São Paulo, 07 de outubro de 2021 - A prevalência de tentativas de fraude
digital com empresas e consumidores continua aumentando, mas desta vez os
fraudadores estão ampliando seu foco. De acordo com a última análise trimestral (http://transu.co/6001JE51V) da TransUnion (NYSE: TRU),
os segmentos de viagens & lazer, jogos e comunidade virtual foram os novos
alvos.
No panorama mundial de todos os setores,
as tentativas de suspeitas de fraude[1]
digital subiram 16,5%, quando
comparados o 2º trimestre de 2021 (abril a junho) ao 2º trimestre de 2020. As
indústrias de games e
viagens &
lazer foram as mais
impactadas globalmente subindo 393% e
155,9%, respectivamente.
No Brasil, enquanto a taxa de tentativas
suspeitas de fraude digital em todos os setores caiu para 60,7% no mesmo período,
o mercado de viagens & lazer registrou aumento de 255,1%; comunidades
(sites de namoro e
aplicativos, fóruns, entre outros), de 169,5%, e games, de 134,8%.
A TransUnion monitora tentativas de
fraude digital relatadas por empresas em diversas áreas, como serviços
financeiros, games, saúde, seguros, varejo e telecomunicações, entre outros. As
conclusões são baseadas na análise de bilhões de transações e mais de 40.000
sites e aplicativos contidos em seu principal pacote de soluções de prova de
identidade, autenticação baseada em risco e análise de fraude – o TransUnion
TruValidate™ ( http://transu.co/6005JE5HL
).
"É comum que os fraudadores mudem
seu foco de um período para o outro, tendendo a procurar indústrias que vivem
em franca expansão de crescimento nas transações. No último trimestre, dois
movimentos refletiram no aumento do número de suspeitas de fraudes na internet.
O primeiro foi a retomada do turismo com o avanço da flexibilização do
isolamento, atraindo a curiosidade dos fraudadores para o site de viagens. Já o
segundo foi atrelado à ascensão do mercado de games durante a pandemia”, diz
Shai Cohen, vice-presidente sênior de soluções globais de fraude da TransUnion.
Um exemplo da mudança repentina no foco
dos fraudadores pode ser visto nos serviços financeiros. Nos quatro
primeiros meses de 2021 e nos quatro últimos de 2020, as taxas globais de
tentativas de fraude on-line neste segmento aumentaram 149%. O mesmo cenário
ocorreu no Brasil, que, no primeiro trimestre deste ano, registrou um aumento
de 612% na
taxa de tentativas de fraude digital em serviços financeiros. Mas, quando
comparadas ao 2º trimestre de 2021 e 2º trimestre de 2020, a taxa de tentativas
suspeitas de fraude de serviços financeiros on-line vindas do Brasil diminuiu 20,2%.
Aumento e diminuição da taxa de tentativa de fraude digital
suspeita da indústria global ano após ano no 2º trimestre de 2021*
Setor |
% Aumento Global |
Principais Tipos de Fraude Global |
Games |
393,0% |
Jogos
estilo "Gold Farming" |
Viagens & Lazer |
155,9% |
Fraude
em cartão de crédito |
Setor |
% Redução Global |
Principais Tipos de Fraude Global |
Logistica |
-49,2% |
Fraude
de envio |
Telecomunicação |
-30,8% |
Roubo
de identidade |
Aumentos e diminuições na taxa de
tentativas de fraude digital suspeitas da indústria ano após ano no 2º
trimestre de 2021 provenientes do Brasil
Setor |
% Aumento Brasil |
Principais Tipos de Fraude no Brasil |
Viagens & Lazer |
255,1% |
Cartão
de crédito roubado ou cobranças fraudulentas |
Comunidades (sites e apps de namoro, fóruns, etc.) |
169,5% |
Phishing |
Setor |
% Redução Brasil |
Principais Tipos de Fraude no Brasil |
Telecomunicação |
-94,8% |
Esquema
de verificação de estímulo |
Varejo |
-76,3% |
Golpe
relacionado à caridade |
Mais de um terço dos consumidores ainda
são alvos de fraude digital relacionada à COVID-19
À medida que as tentativas de fraude
online contra empresas aumentam, um em cada três consumidores disse que foi
alvo de um esquema de fraude digital no segundo trimestre de 2021. O
estudo Consumer Pulse, da TransUnion, constatou que 36% dos entrevistados
globais relataram que já foram alvos de fraudadores em esquemas digitais
relacionados à pandemia. No Brasil, esse número é de 18%.
Globalmente, o phishing é o principal
tipo de fraude digital relacionada à COVID-19, que impacta os consumidores
globais no 2º trimestre de 2021, representando 33%. Cartão de crédito roubado
ou taxas fraudulentas foi o segundo tipo de fraude online mais citado pelos
consumidores globais (24%). No Brasil, o tipo mais comum de tentativa de fraude
digital, conforme relatado pelos consumidores, foi cartão de crédito roubado ou
cobrança fraudulenta (45%), seguido por phishing e golpes de terceiros, ambos
com 16%.
"Uma em cada três pessoas no mundo
foi alvo, ou vítima, de fraude digital durante a pandemia, colocando ainda mais
pressão sobre as empresas para garantir segurança aos clientes nas transações
comerciais. Ao passo que os fraudadores continuam a chegar aos consumidores, o
desafio das organizações é levar confiança por meio de uma experiência fluída e
livre de atritos", explica Marcelo Leal, diretor de soluções da TransUnion
Brasil.
Mais informações sobre o relatório
trimestral de fraude da TransUnion podem ser encontradas aqui: http://transu.co/6001JyOXh
Sobre a
TransUnion
A TransUnion é uma empresa global de informações e insights que traz a
confiança para que companhias e consumidores alcancem grandes realizações na
economia moderna.
Fazemos isso fornecendo um olhar multidimensional
de cada pessoa para que possam ser representadas de forma confiável, segura e
simétrica no mercado, possibilitando maior inclusão financeira. Como resultado,
as empresas e os consumidores podem realizar transações com confiança,
auxiliando na conquista por resultados. Chamamos isso de Informação para o
Bem®.
A TransUnion está há 50 anos no mercado, com presença em mais de 30 países e em
cinco continentes. Opera no Brasil desde 2012, com o propósito de Ajudar a Melhorar a Qualidade de Vida
das Pessoas. A companhia cria oportunidades econômicas,
empodera consumidores e apoia centenas de milhões de pessoas em segmentos que
incluem Serviços Financeiros, Seguros, Telecomunicações, Varejo, FinTechs,
Indústrias e PMEs – Pequenas e Médias Empresas.
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[1] A porcentagem ou taxa de tentativas de
transações digitais fraudulentas suspeitas ou arriscadas baseia-se nas que os
clientes da TransUnion que recebem serviços TruValidate negaram ou revisaram
devido a indicadores fraudulentos em comparação com todas as transações
avaliadas por fraude.
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