Museu da Energia oferece Ciência em Casa
O Educativo dos Museus da Energia mergulhou de cabeça nos jogos, experimentos, e principalmente, em atividades que possam ser facilmente realizadas e adaptadas aos materiais que temos em casa.
Faixada do Museu da Energia de São Paulo. Gustavo Morita |
*Fernanda Morais
Sabemos que a educação em tempos de
pandemia se tornou um desafio para professores, alunos e, principalmente, para
muitos pais. Não é possível manter o ritmo da sala de aula em casa. A falta do
contato presencial com os professores, com os colegas de sala, e o descompasso
entre o cotidiano da casa e a rotina escolar são fatores agravantes. Outro
ponto importante foi a virtualização da vida: estuda-se no computador, no
celular, por aulas na TV, com experiências educacionais restritas a aparelhos,
e, assim, o prazer por estudar foi dando espaço para o cansaço e a longa
exposição às telas.
Para os educadores dos museus aconteceu
o mesmo, com as portas fechadas, as equipes precisaram recorrer às redes
sociais com visitas virtuais e atividades que pudessem, de alguma forma, chegar
aos públicos que frequentavam os espaços. O Educativo dos Museus da Energia
mergulhou de cabeça nos jogos, experimentos, e principalmente, em atividades
que possam ser facilmente realizadas e adaptadas aos materiais que temos
em casa.
É neste espírito da difusão da ciência
que convidamos crianças, jovens e adultos a aproveitarem os conhecimentos
proporcionados em vídeos no YouTube, para aplicarem o conceito de
experimentação científica em casa.
A ciência é um campo importante de
construção de hipóteses, experimentação e construção de teorias. Em uma
brincadeira lúdica, podemos reunir crianças e jovens para discutir a densidade da água, por
exemplo. Esta atividade pode acontecer na escola (durante este momento de
aulas híbridas) ou em casa, estimulando a aproximação de pais e filhos na
brincadeira “pedagógica”. Segue o passo a passo:
- Assista o vídeo sobre a
densidade da água no canal Museu da Energia no YouTube;
- Escolha os materiais a serem
testados - como frutas, folhas, pequenos brinquedos. E prepare os
recipientes com a água que irá utilizar para os testes;
- Crie o desafio: “afunda ou
flutua”, onde cada participante pode registrar suas hipóteses em um
quadro, folha de caderno ou sulfite; Ou, se preferir, faça plaquinhas com
papel e palito de sorvete - de um lado, anote a palavra: “afunda” e do
outro: “flutua”;
- Em seguida, realize os testes,
convide os participantes para observarem o comportamento de cada material,
descreverem o que aconteceu e criarem explicações para o material afundar
ou flutuar.
Esta brincadeira que, pode ser até mesmo
gamificada (com quiz, pontuação, tempo cronometrado), pode ser uma importante
aliada para o desenvolvimento de uma das competências gerais da BNCC (Base
Nacional Comum Curricular):
“Exercitar a curiosidade intelectual e
recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a
reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar
causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar
soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes
áreas.”
Os Educativos dos Museus da Energia
continuam produzindo conteúdos que envolvem ciência, história, meio ambiente e
sustentabilidade, com o objetivo de aproveitar as mídias sociais para a
construção de saberes, para a aprendizagem a partir de metodologias ativas e a
conscientização sobre a importância da água e da energia para a
vida.
Para acompanhar nossas atividades, siga
o Instagram, Facebook e YouTube: @museudaenergia. Preparamos também uma
playlist especial com experimentos e oficinas para se fazer em casa ou na
escola: https://www.youtube.com/watch?v=lt6G48hEqQQ&list=PLTE3Oh36F4XqXr470F_bnKPO8ki7wM8FC.
Fernanda Morais é coordenadora do
educativo da Fundação Energia e Saneamento
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