O que é mapa conceitual?
Diversas ferramentas podem ser utilizadas no dia a dia de uma companhia, como o mapa conceitual, que pode ser um excelente auxiliar para diferentes situações.
Visto que é comum surgir novos projetos dentro de uma empresa, no entanto, saber como gerenciá-los é um desafio.
Afinal, as ideias vão aparecendo e precisam ser devidamente organizadas para fazer sentido.
Nesses casos, nada como utilizar recursos que permitam registrar os diversos pontos que fazem parte do novo projeto, de modo que seja possível alinhá-los de maneira coerente, estratégica e de fácil entendimento.
Da mesma forma que muitas vezes é fundamental organizar as finanças, como ocorre com a construção de uma tabela de contas com os gastos fixos e o parcelamento de IPVA e multas, registrar e gerenciar ideias é essencial para um estabelecimento.
Sendo assim, conhecer recursos que auxiliam nisso é parte do processo para ter maior sucesso na gestão da empresa.
Nesse sentido, o mapa conceitual pode fazer toda a diferença nas estratégias de uma marca.
Por isso, entender o que é essa ferramenta e como ela pode ajudar na rotina de uma companhia é o primeiro passo para começar a utilizá-la de forma eficaz e direcionada.
Afinal, ela pode trazer vantagens importantes para o estabelecimento.
Para ilustrar, uma situação bem comum que costuma ocorrer em reuniões de negócio é justamente surgir uma série de ideias que podem se transformar em uma frente promissora para a marca.
Porém, quando não há um registro eficiente de todo esse processo, muitos desses passos se perdem pelo caminho, dificultando a execução da proposta.
Portanto, é fundamental adotar recursos como o mapa conceitual o quanto antes.
Se você tem uma empresa e reconhece que esse tipo de recurso pode revolucionar as estratégias do seu negócio, este artigo é para você.
Por isso, siga na leitura deste conteúdo e entenda o que significa mapa conceitual, aprenda a elaborar o seu e saiba das vantagens.
Mapa conceitual: o que é e para que serve?
Todo aprendizado pressupõe que uma série de novos conceitos e conteúdos serão adquiridos.
Seja em uma aula de canto iniciante, em um curso ou mesmo em uma reunião de trabalho, absorver o que está sendo dito é fundamental para um entendimento real.
Nessas situações é comum haver um excesso de informações, que levam tempo para serem assimiladas.
Ao mesmo tempo, uma grande quantidade de dados pode ser difícil de organizar sem realizar anotações ou montar esquemas para auxiliar no aprendizado.
Um recurso que se tornou indispensável para quem quer alinhar ideias e uma grande quantidade de informações é o mapa conceitual, que se trata de um esquema gráfico no qual se pode relacionar pontos diversos.
Para montar um mapa conceitual, são utilizados elementos como:
Quadros ou caixas de texto;
Setas ou linhas;
Palavras ou frases de conexão;
Cores.
Muito utilizado em aulas ou em reuniões, a criação de um mapa conceitual se dá pelo uso dos itens listados acima.
Os quadros ou caixas de textos, que também são chamados de nós, acomodam os conceitos principais do assunto que está sendo abordado.
Para unir e criar uma relação entre esses conceitos, utiliza-se linhas ou setas, que dão sentido de continuidade e de hierarquia.
Dessa forma, é possível seguir uma linha lógica, facilitando o entendimento do tema.
As palavras ou frases de conexão podem ser inseridas nos espaços entre os quadros, complementando a ideia e permitindo uma leitura rápida, para que a compreensão seja integral.
Por fim, assim como um forro de PVC madeirado dá acabamento a um telhado, as cores podem ser usadas para criar um sentido de agrupamento e de importância, facilitando a visualização rápida dos componentes.
Como elaborar um mapa conceitual
Elaborar um mapa conceitual pode ser mais simples do que se imagina, principalmente, quando se conhece os passos que contribuem para o desenvolvimento dessa ferramenta, sendo ela de grande utilidade para criar e aprimorar estratégias.
1. Defina o tema principal
Tal como em uma festa infantil menino, um mapa conceitual deve ter um tema principal, que guiará toda a sua estrutura.
Para tanto, é preciso pensar em qual é o problema que o mapa pretende resolver.
É fundamental que esse tema principal possa se conectar a outras ideias que serão abordadas no mapa, além de que é por meio desse assunto, que se cria uma estrutura de hierarquia entre os termos.
2. Identifique os conceitos-chave
Além do tema principal, é preciso identificar os conceitos-chave, os quais se desdobrarão do assunto principal no mapa conceitual.
Essa divisão auxilia no entendimento do que é mais importante e que deve ser aprendido com prioridade.
Isso porque, assim como para reformar a estrutura de um veículo primeiro se renova a lataria para depois fazer a recuperação de parachoque, os conceitos-chave vão permitir uma assimilação ideal, para se seguir aos assuntos menores.
É interessante ordenar os conceitos para o mapa conceitual em uma lista, que é chamada de estacionamento, assim, a distribuição deles se torna mais simples e adequada.
3. Inicie a construção do mapa
O próximo passo é o de colocar em prática a construção do mapa.
Afinal, do mesmo modo que para se ter um banner azul finalizado é preciso iniciar a construção da arte, o mapa conceitual deve começar de modo mais simples, sendo aprimorado continuamente.
Dessa forma, é possível começar inserindo o tema principal e ir desdobrando-o nos conceitos-chave, de modo a desenvolvê-lo de maneira completa.
Os quadros então vão sendo nomeados e ligados a outros quadros, dando forma ao mapa.
Quando necessário, é indicado utilizar as palavras ou as frases entre as ligações dos quadros, deixando mais claro a relação entre ambos.
O uso das cores também é uma maneira importante de definir hierarquias e dar o devido destaque aos termos.
4. Faça a revisão do mapa periodicamente
Por fim, da mesma forma que pode ser necessário realizar um tratamento flacidez barriga periodicamente para otimizar os resultados, o mapa conceitual precisa ser revisado e organizado de tempos em tempos, para ser atual e completo.
Todas essas etapas garantem que a construção do mapa seja muito mais eficiente e direcionada, pois passam por processos iniciais de captação de ideias e seguem para a prática, garantindo assim o desenvolvimento de um mapa conceitual de qualidade.
As vantagens de utilizar o mapa conceitual
Construir um mapa conceitual vai além de esquematizar um conjunto de palavras que será esquecido rapidamente.
Isso porque o seu potencial estratégico pode revolucionar a gestão de qualquer estabelecimento, facilitando processos e tomadas de decisões.
Sendo assim, apesar de parecer uma ferramenta de uso individual, os mapas conceituais podem ser utilizados para otimizar o trabalho de um grupo de pessoas, de maneira que todos possam ter acesso a um conteúdo rico e detalhado que auxilie a rotina do local.
De fato, é interessante listar algumas das vantagens de uma mapa conceitual, sendo algumas delas:
Tornar possível uma visão geral da empresa;
Registrar, processar e armazenar diversos dados corporativos;
Ser de usabilidade dinâmica;
Permitir o desenvolvimento de habilidades metacognitivas.
Um mapa conceitual pode ser utilizado para garantir uma visão ampla da empresa, pois ele abrange uma grande quantidade de informações e as resume em conceitos-chave, tornando o seu entendimento muito mais fácil.
Além disso, ele se torna uma ferramenta de registro, de processamento e de armazenamento de dados, tal como um Manutenção de autoclave hospitalar.
Dada a quantidade de informações presentes em uma empresa, resumi-las pode ser um desafio.
No entanto, ao apostar no uso do mapa conceitual, ele se torna uma ferramenta de otimização de dados, pois consegue unificá-los e colocá-los à disposição da equipe de colaboradores dentro de um esquema visual prático.
Em paralelo, é também um meio de armazenar informações, pois ao visualizar o mapa graficamente, o leitor consegue captar uma determinada estratégia ou registro de uma ação programada pela companhia.
Essa visualização se torna mais simples pela capacidade de ser uma ferramenta de usabilidade dinâmica.
Nesse sentido, em vez de passar horas lendo uma infinidade de arquivos, um colaborador consegue captar dados ao olhar para o esquema de um mapa.
Por fim, o mapa conceitual é um modo de desenvolver habilidades metacognitivas, ou seja, ajuda no aprendizado de diversas frentes da companhia, graças ao seu uso no dia a dia.
Cada um desses pontos mostra os benefícios do uso do mapa por diversas empresas.
Considerações finais
Se você já precisou tornar o entendimento de um determinado assunto mais simples ou deseja ter um mecanismo para conciliar ideias e conceitos, desenvolver um mapa conceitual é o caminho mais promissor para isso.
Portanto, não deixe de aplicar o uso do mapa conceitual no seu estabelecimento e conquiste uma série de vantagens no dia a dia, otimizando reuniões, facilitando o entendimento e armazenando dados de forma simples e eficaz.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Nenhum comentário