5 vantagens de investir no mercado pet
Segmento possui modelos de negócios inovadores e com baixo
custo inicial
Considerado o 3º maior país do mundo com
população animal, o Brasil encerrou 2020 com faturamento de mais de R$40
bilhões e crescimento aproximado de 13,5% no segmento pet. Os dados são do
Instituto Pet Brasil e apontam que a necessidade de isolamento social e,
consequentemente, maior permanência em casa, desde o início da pandemia de
coronavírus, impulsionaram o setor no ano passado.
Para atender o público de quatro patas e
seus tutores, é possível oferecer diferentes produtos e serviços em um mesmo
estabelecimento (no caso dos pet shops). Há, ainda, os comércios segmentados,
que fornecem alimentação (rações, petiscos, ossinhos etc), higiene (shampoo,
condicionador, sabonetes etc), itens de farmácia entre outros.
Fazer parte do universo pet pode ser um
investimento ideal para quem busca fontes alternativas de renda em um mercado
promissor. No entanto, é preciso cautela, paciência e constante aprimoramento
para que o negócio prospere. Independente do segmento. Abaixo, confira os
diferenciais desse mercado e como ele pode trazer potenciais retornos ao
empreendedor:
Baixo investimento inicial
Entre os inúmeros modelos de negócios,
as franquias são mais conhecidas e lembradas pelos investidores. São
caracterizadas pela facilidade na criação de estrutura física (com praticidade
e segurança), oferecem variedade de produtos e serviços e, geralmente, estão
conectadas à marcas que já possuem trajetória comercial de sucesso.
Os modelos de franquias evoluíram.
Formatos inéditos, como o “Plug And Play” da docg, conquistam diferentes
regiões do Brasil pela facilidade na montagem da estrutura física
(pré-fabricada) e o rápido início das atividades, que depende da instalação
hidráulica e elétrica para a oferta de banho, tosa e as operações de venda de
produtos. A estrutura pode ser alugada ao custo mensal de R$2,5 mil reais e
instalada em um espaço de 25 m².
Expectativa de crescimento
Investir em um mercado promissor e que
indica tendência de crescimento para os próximos anos pode ser um negócio
vantajoso para quem busca fontes alternativas de renda ou uma forma de
aplicação lucrativa. As expectativas para o ano incluem faturamento na casa dos
R$46,5 bilhões com variação de 13,8% em relação aos 12 meses anteriores.
De acordo com Juliano Cortes, CEO da
docg, os reflexos desse crescimento foram observados na abertura de novos
franqueados da empresa em diferentes estados. “O aquecimento desse setor foi
percebido pela equipe da docg. Nos últimos 18 meses implantamos nossa marca em
capitais do nordeste, no interior de São Paulo e no Paraná, onde já inauguramos
mais de 15 franquias”, comenta.
Variedade de segmentos
Como dito, existem inúmeras
possibilidades no segmento pet. Diferente dos tradicionais pet-shops, é
possível investir em opções de adestramento, atendimento veterinário, oferecer
creche ou sistema day care/hospedagem e até tratamentos específicos para os
amigos de quatro patas, como dentista, acupuntura e fisioterapia.
Perfil dos tutores
A presença de pets em mais de 37 milhões
de lares brasileiros representa diferentes perfis em relação aos responsáveis
pelos cuidados de cães e gatos. Dados da pesquisa Radar Pet 2020 apresenta
dados importantes sobre um perfil específico, os “Pet Lovers” ou pai/mãe de
pet.
Esse público representa cerca de 55% dos
tutores e são caracterizados por um forte vínculo afetivo com os bichos,
preocupados com seu bem estar e dispostos a investir em produtos e serviços no
segmento pet. Com os cães, o gasto mensal médio é de R$224, enquanto os gatos
demandam R$168 durante 30 dias.
Relação com os pets
O aumento da presença de animais nos
lares brasileiros demonstram a importância do vínculo afetivo com seus pets. A
pesquisa mencionada revela que para muitos tutores, a saúde do animal é mais
importante se comparada aos demais membros do núcleo familiar. Essa preocupação
é refletida na busca por produtos e soluções que ofereçam qualidade de vida e
bem-estar aos cães e gatos durante a sua vida, impulsionando a movimentação do
setor.
Sobre docg
A docg é
uma empresa especializada em pet care com 15 anos no mercado pet e alcance
nacional, por meio de aproximadamente 70 franquias no país. Incentivadora do
empreendedorismo e da qualidade de vida animal, a marca oferece quatro modelos
de franquias, como: Plug and Play, Spa Pet, Quiosque e Docg Store. Em expansão,
a marca deseja chegar a 300 franquias até o final de 2022. Mais informações no https://docg.com.br
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