FI Group completa 10 anos no Brasil e prevê receita de R$ 50 milhões para 2021
Ao longo de sua primeira década no Brasil, o FI Group foi responsável
por mais de 3 mil pleitos e candidaturas, apresentando mais de 6 mil projetos
de P&D. A consultoria já ultrapassou R$ 3 bilhões em incentivos fiscais à
P&D concedidos para seus clientes.
O FI Group, consultoria
multinacional especializada na gestão de incentivos fiscais e financiamento à
Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), acaba de completar 10 anos de atuação
no Brasil. Com 9 escritórios e mais de 200 funcionários no país, a companhia
faz parte de um grupo com mais de 1.400 colaboradores e 40 escritórios
distribuídos em 14 países. Ao longo de sua primeira década no Brasil, o FI
Group foi responsável por mais de 3 mil pleitos e candidaturas, apresentando
mais de 6 mil projetos de P&D. Além disso, a consultoria já ultrapassou R$
3 bilhões em incentivos fiscais concedidos para seus clientes, sendo eles a Lei do Bem, Lei
de Informática, Ex-Tarifário e Rota 2030, entre outros. Para este ano, o FI Group Brasil estima um faturamento de R$ 50
milhões.
De acordo com Diretor de Negócios do FI
Group, Rafael Costa, a trajetória da empresa no Brasil é muito significativa.
“Em nosso primeiro ano, tivemos uma receita de meio milhão de reais.
Atualmente, o país já é o terceiro maior mercado do Grupo, atrás apenas de
Espanha e França. Nosso principal objetivo para os próximos anos é, no mínimo,
duplicar o faturamento do FI Group e atingir similar representação no Grupo que
as unidades da França e Espanha”, afirma.
A fim de alcançar essa meta, a consultoria
traçou objetivos de negócios consistentes, como possibilitar a consolidação e
extensão do modelo digital a todos os seus serviços, promover adequações
legislativas para maior adesão de empresas aos incentivos à inovação, fomentar
a colaboração entre grandes corporações com startups via FIP´s (Fundos de
Investimento em Participações), distribuir maiores informações sobre os
mecanismos de investimento em tecnologia e inovação a todas as regiões do
Brasil e atuar como uma aceleradora de startups, por meio do programa mundial
FI Boost, o qual recém foi lançado no fim de outubro no Brasil.
Costa garante que a empresa deverá
continuar investindo em conhecimento, novas tecnologias digitais e formação
interna, de modo a manter os valores e metodologias intactas, independentemente
do tamanho que a companhia possa atingir. “Nosso foco sempre é o cliente e
agregar valor é o nosso principal objetivo, por meio de qualidade, empatia,
honestidade, tecnologia e segurança. Somos a maior empresa especializada do
mercado e o conseguimos por meio destes valores, por isso, continuaremos investindo
em projetos que garantam a manutenção dos mesmos”, afirma o executivo.
Além disso, o executivo aponta a
preocupação da companhia em acompanhar a evolução proposta pela transformação
digital em todo o mundo. No Brasil, o FI Group conta com a Solução Digital Lei
do Bem, seu primeiro aplicativo voltado para o monitoramento da Lei do Bem e já
planeja o desenvolvimento de outras ferramentas. “Sem dúvidas a transformação
digital tem sido fator diferencial no mercado e, a partir de agora, será uma
marca na maneira como se faz consultoria”, reconhece Costa.
Conquistas e desafios enfrentados pelo FI
Group
Anteriormente chamada F. Iniciativas, a
companhia era situada na Espanha, França e Portugal, e sua vinda ao Brasil
começou a ser planejada em 2010, quando o Grupo desenvolveu o projeto de
expansão e enxergou o Brasil como um país emergente com um mercado potencial
imenso, com bons incentivos como a Lei do Bem, e disponibilidade de fundos,
como o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT, para
financiar linhas de PD&I e competitividade.
Costa destaca que a grande chave para o
sucesso de uma nação é sempre focar no estímulo à inovação como pilar
fundamental para o desenvolvimento do país. “A inovação no ecossistema
empresarial é fundamental para tornar-se competitivo. Para o Brasil, que está
entre as 12 maiores economias do mundo, porém ainda atrasado em parâmetros
fundamentais de inovação, o fomento tanto público quanto privado da inovação
torna-se um pilar essencial para a subsistência num mercado global muito
agressivo em termos de competência”, explica.
No Brasil, o FI Group foi responsável por
milhares de projetos que ultrapassaram bilhões em incentivos fiscais
concedidos. O executivo salienta que a grande chave para o sucesso do FI Group
reside fundamentalmente no método e, sobre todo, nas pessoas. “Somos uma
empresa de serviços com foco total no nosso cliente. Acreditamos nos novos
talentos, procurando um mix entre a experiência ofertada pelos managers da
companhia acompanhada da energia e conhecimentos que as novas gerações trazem
consigo. Desenvolvemos programas de formação interna, junto com parcerias
externas (programa de desenvolvimento de Líderes, cursos bonificados para
colaboradores ou plataforma para aprendizado e prática de línguas, entre
outros), para complementar, atualizar e desenvolver o conhecimento e boas
práticas de nossos colaboradores, de modo a ofertar a maior qualidade no
atendimento de nossos serviços”.
Da mesma maneira, Costa ressalta sobre a
longevidade das parcerias e dos colaboradores com o FI Group, uma vez que
valorizar pessoas está no DNA da empresa. “Buscamos sempre oferecer o melhor
atendimento ao cliente, e a relevância devida ao crescimento de base, ao
reconhecimento e a meritocracia. Por isso, fazemos questão de proporcionar um
ótimo ambiente de portas abertas em todos os níveis”. Pensando nisso, a sede da
companhia em São Paulo, localizada na Av. Paulista, passou por reformas
recentemente para receber funcionários e clientes, a fim de promover um ambiente
ainda mais aconchegante, atrativo e inovador.
O executivo esclarece que o crescimento da
empresa no mercado brasileiro enfrentou alguns desafios, especialmente por
conta contexto tributário e a pouca estabilidade legislativa e monetária no
país. Além disso, até hoje, ainda existem muitas reformas acima da mesa de alto
impacto para o setor de atuação da consultoria, gerando desafios constantes. “A
falta de políticas que independam dos partidos que governem é uma dificuldade
que ainda sofremos. Nosso principal desafio é entender para onde devemos
caminhar, sendo uma empresa que presta consultoria sobre incentivos à inovação
e tecnologia”, esclarece.
Por outro lado, o executivo salienta três
momentos importantes que o FI Group vivenciou ao longo dos 10 últimos anos. O
primeiro deles foi a descentralização da gestão de São Paulo, começando a
expansão em duas unidades adicionais: Curitiba e Rio de Janeiro. “Essa foi uma
clara declaração de que vínhamos para ficar e para crescer, e que tentaríamos
que nos aproximar fisicamente o máximo possível de nossos clientes”, conta.
Outra conquista foi no quarto ano de empresa no Brasil, em que se tornou a
terceira maior do Grupo por faturamento. O terceiro episódio destacado por
Costa foi no momento da chegada, quando a empresa decidiu desatender um
posicionamento antigo dado pela RFB relacionado a aceitar como projetos de
PD&I, para efeitos da Lei do Bem, aqueles que não fossem vinculados a
produto ou processo fabril. “Felizmente, o tempo terminou por nos dar a razão,
e hoje já é prática habitual que as empresas de serviços utilizem este
incentivo”, finaliza.
Sobre o FI Group
FI Group é referência no setor de financiamento de PD&I. Com um know-how de mais de 20 anos, o grupo é especialista na obtenção de financiamentos, subvenções econômicas e incentivos fiscais para projetos de PD&I. A consultoria assessora as empresas na gestão de incentivos fiscais (tais como Lei do Bem, Ex-Tarifário, Lei de Informática ou Rota 2030, entre outros) e no financiamento da PD&I, por meio da concepção e da implementação de ações que visam maximizar o desenvolvimento tecnológico e econômico de seus clientes. Globalmente, o FI Group trabalha com mais de 18.000 empresas, e valida anualmente mais de 20 mil projetos.
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