Mercado de flores cresce em 2021 e têm boas perspectivas para o próximo ano
De acordo com o Ibraflor - Instituto Brasileiro de Floricultura - o mercado teve um grande ganho de eficiência, principalmente com os investimentos em infraestrutura, tecnologia de produção e comercialização, além de redução nas perdas.
O Ibraflor – Instituto
Brasileiro de Floricultura – estima o crescimento médio de 15% em 2021,
considerando as variações por segmento (flores de corte, em vaso, plantas
verdes e suas inúmeras variedades, além de produtos para paisagismo). O
resultado positivo, sem os sobressaltos de 2020, deve-se a diversos fatores,
inclusive à retomada, ainda lenta e gradual, dos casamentos, festas em geral e
eventos no segundo semestre deste ano. O mercado de decoração representa cerca
de 30% das vendas da floricultura nacional.
Divulgação
De acordo com o diretor
do Ibraflor, Renato Opitz, as previsões para 2022 também são otimistas.
“Esperamos um crescimento de 12% sobre 2021, mas que dependerá muito da
situação econômica do país”, explica. Ele credita os bons resultados do
mercado como um todo a um grande ganho da floricultura nacional em eficiência
este ano graças, principalmente, às melhorias na comercialização, na cadeia do
frio e na logística. Os resultados foram a redução do tempo que as flores e
plantas levam para percorrer o trajeto entre o produtor e o consumidor, com a
consequente diminuição das perdas e dos desperdícios.
“Os principais mercados
investiram em tecnologia e em infraestrutura, facilitando as atividades
comerciais e operacionais dos atacadistas e varejistas, que passaram a ter mais
opções de horários para compras e carregamento dos produtos adquiridos”,
analisa.
Retomada
A pandemia da covid-19
afetou muito o mercado de plantas e flores ornamentais nos primeiros meses, em
2020. “O começo da pandemia foi muito difícil, pois quando tudo parou, ninguém
sabia o que iria acontecer. No entanto, aos poucos, o mercado foi retomando. As
pessoas, permanecendo mais tempo em casa, passaram a utilizar mais as flores e
plantas para decorar os ambientes, deixando-os mais verdes, mais bonitos e mais
perfumados. Isso alavancou o crescimento do mercado das plantas verdes e das
flores em vaso. Já as flores cortadas, utilizadas na decoração de casamentos e
formaturas, entre outras festas, sofreram um grande baque em 2020 e continuaram
sofrendo em 2021”, lembra.
Renato Opitz avalia que o bom desempenho do comércio em importantes datas para o setor, como o Dia da Mulher, das Mães e dos Namorados, mostrou um mercado firme e forte, o que permitiu a projeção de um crescimento médio da ordem de 15%, que deve ser consolidado no fechamento do ano. Os comerciantes também fizeram a sua parte, encontrando novas formas para que as flores e plantas chegassem até o consumidor final, como por meio de vendas online, de melhorias nas formas de delivery ou do desenvolvimento de novos aplicativos, além de estímulo ao comércio em condomínios e lojas de auto serviço, etc., colaborando para o crescimento também nesse segmento.
Nenhum comentário