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5 ferramentas tecnológicas que facilitam o trabalho do RH

 


O departamento de Recursos Humanos é um dos pontos mais críticos de uma empresa. A  importância do RH é justificada pela sua responsabilidade em contratar, treinar e acompanhar toda a cadeia de profissionais em um ambiente organizacional. 


Em grandes companhias, que possuem um amplo número de funcionários e uma estrutura de cargos mais complexa, o RH pode sofrer uma pressão maior em otimizar seus processos e tornar sua estrutura escalável, algo possível através de tecnologia. 


O antigo paradigma da automação industrial, que limitava a aplicação deste tipo de ferramenta em ações que não lidavam com o comportamento humano, foi superado pela tecnologia digital, com sua capacidade inédita de compilar dados de grandes grupos. 


As ferramentas digitais conseguem monitorar atividades orgânicas sem interferir na rotina do indivíduo e, assim, tornando os resultados mais precisos para quem trabalha com o capital humano. Por isso, foram rapidamente assimiladas nos postos de gestão. 


Neste artigo, o leitor é convidado a conhecer as ferramentas tecnológicas mais efetivas para os Recursos Humanos de uma empresa, suas funções e impacto sobre o rendimento do setor e de seus profissionais, além daqueles que são avaliados por esses instrumentos. 

O papel da tecnologia no RH

A automação de tarefas é uma meta tecnológica que visa aumentar o rendimento em atividades repetitivas, além de reduzir o percentual de erro, quando comparado com o desempenho humano, suscetível a falhas.


Esses erros são motivados por questões de concentração e outros desvios cognitivos do colaborador, uma vez que as ações executadas não exigem muito do pensamento racional. Além disso, os custos com capital humano encarecem todo o processo.


Para o RH, monitorar as atividades de cada membro de um ambiente organizacional é um trabalho que pode exigir uma infraestrutura maior, a depender da velocidade de crescimento da empresa. Por isso, a necessidade de tornar a estrutura escalável.


Investir nas ferramentas tecnológicas, além de melhorar a precisão do que é feito e manter despesas estagnadas, acrescenta qualidade para os profissionais que gerenciam o sistema e para aqueles a quem seus serviços são direcionados.


Uma empresa de higienização de ar condicionado, por exemplo, pode apresentar os seguintes efeitos ao instalar tecnologia de ponta em seu departamento de Recursos Humanos:

Recrutamento e seleção mais efetiva

A contratação de profissionais é um ponto estratégico para o desenvolvimento de qualquer empresa. Realizar uma boa escolha vai além da avaliação de habilidades técnicas, abrangendo qualidades pessoais que sejam mais compatíveis com a função.


A experiência profissional é formada pelo contato com situações reais que exigem a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos, um exercício que trabalha a adaptabilidade e raciocínio diante de cenários de incerteza.


Isso se dá porque os resultados do profissional é uma combinação entre características inatas e aprendidas, gerando uma abordagem personalizada de problemas no trabalho. Rastrear fatores pessoais e técnicos ideais é fundamental na seleção de candidatos.


Investir em tecnologia no RH permite a análise de comportamento de grandes grupos, a inserção de estudos de personalidade e o traço de uma jornada que fornece dados importantes para a execução de tarefas nesse setor, observando os fatores:


  • Nível de experiência necessária para o cargo;

  • Características psicológicas para cargos de liderança;

  • Habilidades técnicas adjacentes às principais;

  • Capacidade adaptativa do colaborador na empresa.


As organizações podem extrair informações que norteiam o recrutamento e seleção com base naquilo que já se sabe sobre a função. Por sua vez, esse conhecimento é adquirido pela avaliação da execução do cargo em escritórios compartilhados, via controle. 


Este é um segmento da administração que prevê a implementação de indicadores de desempenho e métricas objetivas para monitorar o que é feito. Em meio a centenas de inscrições para uma vaga, a tecnologia digital automatiza as primeiras fases da seleção. 

Treinamento personalizado

O treinamento personalizado é outro ponto importante das ferramentas tecnológicas aplicadas nos Recursos Humanos. A prática nasce do mapeamento de necessidades no corpo de funcionários de uma empresa de pavimentação, por exemplo. 


A tecnologia aplicada ao RH trabalha em duas frentes: a primeira, pelo fornecimento de dados de desempenho dos colaboradores, servindo de base para a criação de metodologias de treinamento. 


Na segunda, a tecnologia oferece uma plataforma para treinamento do colaborador, emitindo os materiais necessários e automatizando avaliações. Assim, é possível aumentar o rendimento sem o envolvimento direto de uma grande equipe. 

Tecnologias mais efetivas para os Recursos Humanos

Conhecendo a importância da tecnologia aplicada a diferentes processos de uma corporação, incluindo o monitoramento do RH, é possível visualizar sua aplicação em todas as esferas de atividade, seja na contratação, monitoramento ou dispensa de funcionários. 


Além de automatizar muitas ações, a inserção de ferramentas tecnológicas facilita a integração de dados entre os demais departamentos da empresa, favorecendo análises de nível estratégico realizadas por diretores. 


Apesar do impacto ser mais visível em grandes corporações, as ferramentas tecnológicas mencionadas também se aplicam no contexto dos pequenos negócios, aumentando a competitividade do empreendimento. 

1 - Plataformas de testes

As plataformas de testes podem ser criadas online, com acesso restringido aos funcionários do negócio. Funcionando como uma espécie de rede social, o colaborador pode inserir suas informações e realizar testes de personalidade ou raciocínio lógico. 


A solução é ideal para a fase de recrutamento e seleção, oferecendo um modo fácil de inscrição de candidaturas e concentrando currículos em um único lugar. Desta forma, é possível criar algoritmos que selecionam os perfis mais indicados. 


Uma oficina de alinhamento e balanceamento pode investir nessa plataforma para avaliação de competências técnicas, aproveitando o local para estabelecer o contato com o candidato. Dinâmicas e entrevistas podem ser realizadas de modo remoto. 

2 - Sistemas de suporte ao funcionário

Os sistemas de suporte ao funcionário são softwares que integram toda a comunicação e envio de tarefas ao funcionário, construindo um canal completo para monitoramento das tarefas e metas estabelecidas. 


Além de simplificar a prestação de contas do lado do usuário, um sistema como esse é uma grande oportunidade de nutrir bancos de dados com informações em tempo real e relevantes para a avaliação de desempenho do colaborador. 


Uma empresa de arquitetura e reforma, por exemplo, pode se beneficiar com um sistema de suporte ao medir a quantidade de projetos, o tempo de intervalo entre uma proposta e outra, além da velocidade com que essas ordens de serviço são finalizadas. 


Esses dados podem ser comparados com outros colaboradores, criando um mínimo denominador comum que se adeque às necessidades da empresa e capacidades dos funcionários, medindo o desempenho a partir dele. 


Com uso de brindes personalizados, o empreendimento pode desenvolver modelos de gratificação toda vez que o colaborador apresentar rendimento acima do comum. Assim, também é possível trabalhar a motivação do funcionário. 

3 - Softwares de ciclos de trabalho

Os ciclos de trabalho se modificam de acordo com as necessidades de cada empresa, com duração de cada um seguindo o modelo mensal, trimestral, semestral ou anual. Para estabelecimentos de tecnologia, é uma alternativa ideal. 


Isso se dá porque muitas empresas de tecnologia trabalham com desenvolvedores de linguagens distintas, com projetos que variam em níveis de complexidade. A integração entre essas linguagens durante o processo criativo é estabelecido por um software


No contexto industrial, até a fabricação de troféu de acrílico personalizado pode se beneficiar de softwares de ciclos de trabalho que sejam alinhados às máquinas empregadas na produção, investindo em machine learning

4 - Cartões de autenticação 

Os cartões de autenticação são uma solução tecnológica em RH que favorece a segurança de dados no ambiente fechado de uma empresa. Além de limitar o acesso a partes do prédio, a prática ainda contribui com o rastreio do funcionário. 


Através desses cartões, dados quanto ao horário de entrada e saída da empresa, o deslocamento para determinados locais, entre outros, podem ser automaticamente incluídos nos sistemas de monitoramento do profissional. 

5 - KPIs de Recursos Humanos

Os Key Performance Indicators, ou KPIs, são termos empregados para definir indicadores de desempenho, numerosos nas diversas áreas de uma empresa, incluindo os Recursos Humanos. 


As ferramentas tecnológicas em uma proposta de conserto de máquina de lavar brastemp ajudam a definir um padrão de medição do desempenho e atualizar, automaticamente, percentuais e gráficos que correspondam a uma dessas métricas: 


  • Índice de ausência por hora; 

  • Índice de rotatividade em um cargo; 

  • Índice de retenção de talentos; 

  • Custo de contratação e demissão médio. 


Desta forma, o trabalho do departamento de RH é simplificado, a estrutura é transformada em escalável e a comunicação com a gestão mais alta da empresa é aprimorada. 

Conclusão

As ferramentas tecnológicas são partes indispensáveis da atividade empresarial, um cenário que tende a solidificar-se com o avanço das descobertas nessa área. Versátil, a tecnologia digital se encaixa em qualquer setor.


Para os Recursos Humanos, as ferramentas tecnológicas voltadas para a automação beneficiam a coleta de dados sobre o corpo de funcionários da empresa, conferindo aos seus líderes uma visão profunda e completa das necessidades do negócio.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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