Como elaborar uma estratégia de ferramentas de venda para te ajudar a vender mais
*Almir Neves
Definitivamente, os
vendedores precisam atualizar sempre suas metodologias e acompanhar o mercado
de vendas, e para facilitar essa tarefa existem diversas ferramentas.
Neste artigo irei
abordar algumas delas, e contar como montar uma boa estratégia com todas essas
soluções.
O que são ferramentas
de venda?
Hoje em dia é raro
encontrar um vendedor que ainda utilize agenda de papel com várias fichas de
clientes preenchidas a mão, isso porque utilizar as ferramentas de vendas
digitais permite maior agilidade e eficiência e por isso é cada vez mais
difícil viver sem elas.
Usar soluções
tecnológicas é uma forma de automatizar as funções das equipes de vendas e
organizar as rotinas.
Cada ferramenta tem um
objetivo específico. Por isso, algumas são complementares e ajudam a levar sua
empresa ao sucesso.
Como vender mais?
A melhor forma de
vender mais é criando uma boa estratégia, integrando algumas ferramentas e
possibilitando melhorar os resultados alcançados ao tornar a equipe mais
capacitada.
Como montar uma
estratégia?
O primeiro passo para
elaborar uma boa estratégia é conhecer o seu público, seu mercado e sua
concorrência.
Uma forma de fazer isso
é adotando o Benchmarking, ferramenta de gestão que analisa diferentes produtos
e serviços do mesmo mercado que seu negócio, percebendo o que torna esse desempenho
superior.
Em segundo lugar, é
importante que tenha suas metas bem definidas. Quando utilizamos este termo,
estamos falando de tarefas específicas que precisam ser realizadas para
alcançar os objetivos determinados.
Após saber quais pontos
devem ser melhorados e ter seu objetivo definido, é a hora de escolher as
ferramentas ideias para seu tipo de negócio.
Quais as melhores
ferramentas e suas funções?
Com a grande
diversidade de ferramentas que temos no mercado hoje surge a seguinte questão:
Para manter meu processo de venda em melhoria contínua, quais as ferramentas
que preciso?
Aqui está nossa lista
de sugestões:
1- CRM
A ferramenta de CRM é
basicamente para o acompanhamento de seu funil de vendas e do histórico valioso
de tudo o que foi tratado com cada oportunidade por um vendedor.
Com isso, desde o
momento que o lead é encaminhado para sua equipe de vendas, todos os contatos
devem ser inseridos no CRM, dessa forma sempre que um vendedor se relacionar
com ele, terá a visão de tudo que aconteceu, podendo assim fornecer um contato
mais rico, demonstrando conhecer as vontades do cliente com profundidade.
Contar com dados de
todas as interações com os clientes, suas queixas, suas preferências, e-mails
que enviaram, compras que fizeram, informações relevantes tornarão sua empresa
mais poderosa, podendo assim segmentar seus clientes e disponibilizar a eles
ofertas certeiras.
Algumas ferramentas de
CRM bem conhecidas são: Hubspot, Pipedrive, Salesforce, Mozkit e RD Station.
2- Slack
O Slack pode ajudar o
seu time a se comunicar com mais rapidez, pois a ideia é ser um escritório
virtual.
Ele permite conversas
privadas ou em grupo. Possui compartilhamento de arquivos, visualização de
imagens e vídeos, organização das conversas através de canais e notificações
personalizadas.
3- Dropbox
O serviço de
armazenamento na nuvem tem se tornado cada vez mais eficiente e útil para as
equipes de vendas.
Com ele é possível
acessar documentos, apresentações e diversos outros arquivos através de
computadores tablets e smartphones. O app sincroniza informações para estarem
disponíveis de forma atualizada em qualquer dispositivo.
4- Chatbots
Após conquistar os
clientes e eles começarem a entrar em contato com a empresa, será necessário
lidar com pessoas em busca de atendimento.
Resolução de dúvidas,
problemas, assistência técnica e reclamações virão recorrentemente, e nesses
casos ferramentas criadas para isso podem ser úteis.
E é aí que entram os
Chatbots, que contam com recursos específicos e que agilizam e direcionam o
atendimento.
Assistentes virtuais
com o Jordan tem como objetivo maximizar os resultados dos times de vendas.
5- Jordan
Jordan é a inteligência
artificial da hubkn que se integra com os
principais CRMs do mercado, como o Hubspot e Pipedrive, através da interpretação
de dados, gerando relatórios, integrando dados de forma assertiva, reduzindo
assim, a possibilidade de churn e, principalmente, criando alertas para desvios
nos padrões de compra.
Além da interação
através da voz, uma das funcionalidades mais legais, na nossa opinião, é que
ele conta com outras features que irão otimizar o tempo do vendedor e do gestor
de vendas, além de refinar o contato do cliente, com análises feitas de forma
simples, mapeando formas de maximizar não só suas vendas, mas também o tempo de
sua equipe
Com todas essas dicas,
ficou claro quais as melhores ferramentas para a sua estratégia de vendas?
Não deixe de analisar
suas necessidades e verificar quais delas serão mais indicadas para o seu
negócio.
*Almir Neves é founder da hubkn, empreendedor serial e nos últimos sete
anos criou e participou do crescimento de cinco startups. Especialista em
Negociação pelo PON (Program on Negotiation) da Universidade de Harvard, tem
MBA em Gestão de Empresas pela FGV e especialização em Finanças pela FAE.
Sobre a hubkn
A hubkn faz parte do avanço tecnológico contribuindo para melhorar o dia a dia dos profissionais de vendas, fazendo com que eles se mantenham criativos e tenham as informações necessárias para executar seu trabalho, de forma que acelere o processo de vendas através de Inteligência Artificial, o Jordan.
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