Últimas

Por que investir em e-mail marketing?

 


O e-mail marketing para o sucesso da comunicação com os clientes é o e-mail marketing, que trata-se do disparo de e-mails para o público-alvo de uma empresa, podendo estar presente em uma base de contatos ou entre os leads gerados.

O e-mail marketing está entre as principais estratégias de marketing digital e ajuda as companhias a se comunicarem diretamente com os clientes e leads (potenciais clientes). 

Como resultado, elas estreitam seu relacionamento, geram leads e ainda melhoram o retorno sobre investimentos, o famoso ROI.

Mesmo sendo muito necessária, essa tática é descartada por algumas organizações. Isso acontece porque, antigamente, o e-mail era visto como uma tentativa de spam, abordagem intrusiva, fraude, dentre outros problemas.

Tal imagem negativa fazia com que as pessoas ignorassem ou deletassem as mensagens, antes mesmo de abri-las.

Contudo, a tecnologia evoluiu e trouxe consigo ferramentas que aumentam a eficiência dessa ação, fazendo com que ela chegue às pessoas certas, no melhor momento e com a abordagem potencializada.

Só que para conseguir esse feito, é essencial saber usar esse recurso. Por isso, neste artigo, vamos explicar o conceito de e-mail marketing, as vantagens de utilizá-lo e como colocá-lo em prática. Acompanhe!

O que é e-mail marketing?

Chamamos de e-mail marketing o envio de e-mails para uma lista de contatos, tendo como objetivo estabelecer uma comunicação direta com as pessoas e atingir os objetivos do negócio.

Atualmente, para colocar essa ação em prática, as marcas utilizam ferramentas de automação. Inclusive, desde que surgiu, o envio de e-mail evoluiu ao ponto de se tornar uma comunicação direta entre dois pontos de contato.

Para ser usado pelas empresas, como um fabricante de madeira de cedrinho, primeiro ele se tornou um tipo de identidade para as pessoas que usam a internet, o que facilita a troca de mensagens e o cadastro na web.

Os profissionais de marketing logo perceberam seu potencial, transformando-o em um canal para divulgar produtos e serviços, falar sobre ofertas, dentre outras possibilidades.

Mas por conta de algumas ações, o envio de e-mails começou a incomodar as pessoas. Algumas empresas eram insistentes e enviavam as mensagens sem a autorização prévia dos usuários.

Consequentemente, a reputação dessa estratégia foi prejudicada, levando os provedores de e-mail, como o Google e o Yahoo! a bloquearem qualquer tentativa de spam.

Os usuários, por sua vez, começaram a deletar ou ignorar as mensagens que não queriam acessar em sua caixa de entrada.

Em vista disso, organizações dos mais variados setores começaram a qualificar o modo como abordam as pessoas nesse canal. Elas solicitam a permissão dos envios, segmentam a base de contatos e criam conteúdos relevantes e personalizados.

Isso fez com que o e-mail marketing voltasse às suas origens, e as empresas, como uma de monitoramentos veiculares, passaram a criar mensagens diretas, humanizadas e customizadas, agregando valor aos destinatários.

Vantagens dessa estratégia

O e-mail marketing é uma das estratégias mais usadas pelas empresas. Sabemos que o site institucional é uma necessidade e que as redes sociais são indispensáveis, e o e-mail ocupa posição relevante tanto quanto esses outros canais.

Portanto, existem muitas razões pelas quais as companhias devem utilizá-lo, a começar por seu grande alcance. Atualmente, mais de 4 bilhões de pessoas utilizam e-mail no mundo todo, e a expectativa é que aumente cada vez mais.

Para se ter uma ideia, 4 bilhões é mais da metade da população mundial, e isso acontece porque o e-mail serve como base para outras ações realizadas na internet, como ter um perfil nas redes sociais.

Para se logar a determinado site, também é necessário ter uma conta de e-mail ativa, assim sendo, é parte essencial do acesso à internet.

Quando uma empresa investe em e-mail marketing, consegue alcançar uma grande quantidade de usuários, que nem sempre estão nas redes sociais e outros canais digitais.

Se uma empresa de serviço de entrega motoboy faz uma publicação no Facebook, nem todos os seguidores poderão vê-la, devido aos algoritmos que determinam as postagens mais relevantes para os usuários.

Em outras palavras, o alcance orgânico não pode ser previsto, uma vez que não temos o controle da quantidade de pessoas que vão visualizar o que foi postado.

Por outro lado, essa mesma empresa tem total controle e previsibilidade de quantos usuários vão receber seu e-mail. Ou seja, se ela enviar uma mensagem para 500 endereços cadastrados, todos vão receber.

Além disso, estamos nos referindo a um formato flexível, uma página em braço a qual a marca pode preencher como quiser.

Uma empresa de laudos de insalubridade não tem limite de caracteres ao criar uma mensagem de e-mail, e ainda pode inserir outros elementos, como:

  • Links;

  • Imagens;

  • Vídeos;

  • Gifs.

O layout também pode ser criado de acordo com as necessidades e a identidade visual do negócio, a marca pode fazer o template que desejar, incluir elementos gráficos ou apenas escrever um texto. Deste modo, ela é livre para criar.

Isso ajuda a personalizar a mensagem e se comunicar melhor com o destinatário, se aproximando cada vez mais dele.

Por fim, o retorno sobre os investimentos proveniente do e-mail marketing é um dos mais altos. De acordo com um levantamento realizado pela Litmus em 2019, a cada 1 dólar investido, o retorno é estimado em 42 dólares.

Dependendo do segmento de atuação da companhia, a recompensa pode ser ainda mais animadora. Isso acontece porque o investimento nessa ação é muito baixo e porque as taxas de conversão são muito altas.

Tudo o que a companhia precisa é de um domínio, uma ferramenta de automação e alguém designado para colocar a estratégia em prática.

Mas para ter acesso a todos esses benefícios, é muito importante saber utilizar o e-mail marketing como estratégia.

Como colocar o e-mail marketing em prática?

Para ter bons resultados com as estratégias de e-mail marketing, uma oficina credenciada tokio marine precisa se atentar a alguns fatores. São eles:

1 - Definir os objetivos do negócio

A primeira coisa a ser feita é definir os objetivos que o negócio pretende alcançar com as campanhas de e-mail marketing. Ou seja, a companhia pode querer vender mais, nutrir seus leads, qualificar os propósitos da venda, dentre outras possibilidades.

Pense em qual é o objetivo da sua marca e a função que o e-mail desempenha para alcançá-lo mais rapidamente.

2 - Conhecer a persona da marca

A persona é um personagem semi-fictício que reúne as características do cliente ideal de um negócio. Além do nome e possíveis problemas, algumas dessas características são:

  • Idade;

  • Gênero;

  • Profissão;

  • Estado civil;

  • Desejos.

O conteúdo e a linguagem usados no e-mail devem corresponder a essas características. Ao determinar a persona, além de encaminhar mensagens personalizadas, outras estratégias também se beneficiam, como as entregas de panfletos.

3 - Criar uma lista de contatos

É muito importante pensar em como criar uma boa lista de contatos, pois sem ela não há como fazer e-mail marketing.

É possível coletar e-mails por meio de formulários no site, landing pages ou oferecer materiais ricos em troca do contato do usuário.

Independentemente de qual seja o recurso empregado, é essencial ter autorização das pessoas, antes de enviar um e-mail para elas.

Comprar listas prontas é um erro grave, assim como enviar mensagens para pessoas que não pediram ou que não têm interesse em receber.

Se um hotel com hospedagem para cachorro coleta os endereços de e-mail do jeito certo, evita que suas mensagens sejam consideradas spam pelos usuários e provedores.

4 - Segmentar a lista

Assim como qualquer outra estratégia de marketing, é essencial segmentar os contatos do e-mail. Enviar o mesmo e-mail de contato para todos não é o ideal, porque nem todos estão interessados no mesmo assunto ou estão na mesma etapa da jornada de compra.

O melhor a se fazer é trabalhar para fazer a segmentação da lista, tornando os envios mais relevantes. Para fazer isso, considere características demográficas, como idade, localização, gênero, dentre outras.

Uma empresa de cartão de ponto digital também deve levar em conta os interesses dos contatos e seu histórico de interação, ou seja, se são clientes antigos ou recentes.

Por fim, a segmentação também envolve a etapa do funil, como no caso de pessoas que acabaram de conhecer a marca ou aquelas que já estão pedindo um orçamento.

Quando o assunto é segmentação, existem várias possibilidades, e elas também precisam fazer sentido para as estratégias e o tipo de e-mail a ser enviado, que pode ser conteúdo de nutrição, newsletter, promoções, entre outros.

Conclusão

Apesar de ser uma estratégia antiga, o e-mail marketing continua sendo essencial para uma comunicação de sucesso entre uma marca e seu público.

Para trazer os resultados esperados, o conteúdo das mensagens deve ser bem trabalhado, assim como a campanha deve ser bem estruturada, seguindo as dicas que demos ao longo deste artigo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário