Como reduzir o custo de aquisição de clientes
Raphael Mello*
Manter baixo o Custo de Aquisição de
Clientes (CAC) é uma das principais preocupações de qualquer negócio. Porém,
existem novos caminhos e possibilidades de otimizar ainda mais esse tipo de
investimento. Ainda é possível ver empresas oferecendo descontos e cashbacks de
forma massiva para clientes ativos e já fidelizados.
A utilização de parcerias estratégicas,
com cruzamento inteligente de bases, e a comunicação contextualizada são alguns
dos principais caminhos para essa otimização e os modelos de negócio
ecossistêmicos contribuem para manter o cliente final engajado. Assim, é
possível agregar valor para o consumidor final e ainda reduzir o custo de
aquisição de clientes.
Veja abaixo como fazer isso:
Aposte em um ecossistema de negócios
Estar posicionado em um ecossistema de
negócios possibilita criar uma “vantagem colaborativa”, atingindo uma base
muito maior de clientes e oferecendo seu produto de maneira contextualizada
para diversos consumidores. Tudo isso, devido à conexão com outras empresas
associadas a essa rede.
Tenha um público bem segmentado
Conheça bem a sua base de clientes e
saiba o perfil que você deseja atingir. Ter um público bem segmentado é
importante para fazer ações mais efetivas e que estejam de acordo com as
necessidades do seu consumidor final. A ideia é atrair e olhar de maneira
estratégica para essas pessoas, atuando em momentos cruciais durante a jornada
do consumidor.
Ofereça valor para o seu cliente
Como uma forma de diminuir o seu custo
de aquisição, aposte em formas de manter o seu cliente engajado ao oferecer
ainda mais valor nessa relação. Sempre pense de que forma você pode agregar
valor, seja por meio de alguma ação promocional, experiência ou conteúdos
personalizados. Oferecer muito mais do que o seu produto é uma forma de manter
o seu cliente fidelizado, levando a uma diminuição do seu CAC.
Utilize mecanismos de fidelização de
forma estratégica
Programas que oferecem pontos e/ou
cashbacks são uma ótima maneira de engajar o seu cliente. Mas, utilizar esses
mecanismos de forma mais estratégica, impacta os negócios de forma ainda mais
efetiva. Analisar a sua base de clientes de forma a enxergar em que ações e
pessoas depositar mais investimento é apenas uma das maneiras de economizar
recursos e assim, deixar de realizar ações massificadas de captação de clientes
não muito efetivas.
Sobre o Grupo Vertem e a LTM
A Vertem é a primeira holding focada no
desenvolvimento de ecossistemas para ajudar empresas a expandir seus resultados
por meio da transformação digital. Em um processo coordenado entre as áreas de
Loyalty, Data e Tech, a Vertem destrava novas possibilidades de soluções
corporativas e interdependentes, para impulsionar ecossistemas de negócios de
forma integrada e funcional.
A LTM é líder no segmento de fidelidade
B2B2C, com o maior e mais completo marketplace
omnichannel de recompensas do Brasil. Com 13 anos de mercado, conta
em seu portfólio com grandes clientes, como Santander, Unilever, Vivo, Shell,
Porto Seguro, Tokio Marine e Avon. A empresa cuida de toda a gestão de
programas de fidelidade, desde a campanha até a entrega dos prêmios ao
consumidor final.
Possui um portfólio completo de soluções
para o desenvolvimento e gerenciamento de programas de incentivo e fidelidade.
Oferece produtos e ferramentas exclusivos para o resgate de prêmios on-line e
off-line, que atendem às diversas necessidades dos programas de relacionamento,
incentivo e fidelização. Com mais de 1 milhão de opções de prêmios, dispõe de
experiências atraentes, relevantes e positivas para os clientes.
Raphael Mello é CEO da LTM, empresa integrante da holding Vertem.
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