5 formas de monetizar seu marketplace
Por Raphael Mello*
São Paulo, março de 2022 - O mundo dos marketplaces, ou das
vitrines virtuais, está extremamente presente no dia a dia do consumidor. De
acordo com uma pesquisa da Mastercard, divulgada em outubro do ano passado, o
número de empresas que migraram para o on-line no ano de início da pandemia foi
208% maior do que no ano anterior.
Com os diversos benefícios estratégicos
proporcionados pelos marketplaces, é possível vermos gigantes tomando o mercado
e tornando o ambiente ainda mais competitivo. Com isso, para aqueles que
desejam ocupar espaço nesse nicho, é necessário planejar as melhores formas de
monetizar o seu próprio negócio.
É interessante ressaltar que, além das
maneiras apresentadas aqui, ainda há a possibilidade de adoção de um modelo
híbrido, que combina dois ou mais modelos de monetização. O melhor vai depender
do produto e dos resultados desejados pelos vendedores e plataformas. Conheça,
a seguir, 5 formas de monetizar seu marketplace:
Comissão
Neste primeiro modo, a plataforma de
marketplace recebe uma porcentagem das transações realizadas em compras. Os
modelos que mais se adequam a esse tipo de monetização são os de serviços e de
aluguel (como Uber e Airbnb), que recebem uma taxa de cada compra feita pela
plataforma.
Logística
Sabemos que a logística é parte
fundamental da experiência do consumidor. Oferecer o serviço logístico da
empresa para os vendedores de sua plataforma é uma forma de oferecer um
atendimento de qualidade e de monetizar o seu marketplace por meio desse setor.
Receita financeira
Neste modelo, o intuito é oferecer uma
solução para que o parceiro do marketplace consiga investir ainda mais em seu
próprio negócio. Por meio do oferecimento de crédito disponibilizado pela
plataforma, é possível proporcionar uma melhora nos negócios dos vendedores e
garantir o pagamento das parcelas durante o repasse das comissões.
Mídia patrocinada
Por meio do modelo de mídia patrocinada,
a plataforma vai ter acesso à visualização dos usuários. Anúncios antes de
vídeos e séries e nas redes sociais, em que produtos são veiculados para
públicos pré-definidos, já analisando gênero, idade, localização e mais, servem
para todos os modelos de marketplace e dão uma visibilidade maior para a
plataforma.
Assinatura
Por fim, ainda há o modelo de
assinatura. Nesse modo, os usuários são incentivados a pagar por versões mais
completas de aplicativos e ter mais ferramentas de determinado serviço. Como
exemplo, o modelo de negócio de muitos streamings, que oferecem suas versões
“premium”.
*Raphael é CEO da LTM, empresa
integrante da holding Vertem.
Sobre o Grupo Vertem e a LTM
A Vertem é a primeira holding focada no
desenvolvimento de ecossistemas para ajudar empresas a expandir seus resultados
por meio da transformação digital. Em um processo coordenado entre as áreas de
Loyalty, Data e Tech, a Vertem destrava novas possibilidades de soluções
corporativas e interdependentes, para impulsionar ecossistemas de negócios de
forma integrada e funcional.
A LTM é líder no segmento de fidelidade
B2B2C, com o maior e mais completo marketplace
omnichannel de recompensas do Brasil. Com 13 anos de mercado, conta
em seu portfólio com grandes clientes, como Santander, Unilever, Vivo, Shell,
Porto Seguro, Tokio Marine e Avon. A empresa cuida de toda a gestão de
programas de fidelidade, desde a campanha até a entrega dos prêmios ao
consumidor final.
Possui um portfólio completo de soluções para o desenvolvimento e gerenciamento de programas de incentivo e fidelidade. Oferece produtos e ferramentas exclusivos para o resgate de prêmios on-line e off-line, que atendem às diversas necessidades dos programas de relacionamento, incentivo e fidelização. Com mais de 1 milhão de opções de prêmios, dispõe de experiências atraentes, relevantes e positivas para os clientes.
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