Últimas

Você sabe o que é PDI?


 

Focar no  desenvolvimento profissional e da mesma forma no desenvolvimento pessoal não é uma tarefa simples, por isso, os especialistas em gestão de pessoas criaram o chamado PDI, que é uma técnica voltada para descomplicar essa questão.

Conferir o protagonismo na carreira é uma atitude valorizada pelo departamento de recursos humanos de um centro clínico veterinário

Este destaca a importância do sentimento de dono nos colaboradores e como isso pode refletir em sua produtividade.

A produtividade, ao contrário do que muitos pensam, está relacionada com fatores endógenos e exógenos ao indivíduo. Isso quer dizer que, assim como o colaborador deve assumir a responsabilidade de suas atribuições, a empresa deve dar condições para tal.

Colaboradores se sentem valorizados e consequentemente mais produtivos ao estarem inseridos em ambientes que prezam pelo seu desenvolvimento nos âmbitos pessoal e profissional. 

Uma pesquisa foi realizada em um mezanino comercial com colaboradores no momento de descanso, deixando de lado o cunho corporativo e efetivamente conferindo abertura para que estes expressassem sua opinião.

Indo ao encontro das tendências de mercado, grande parte dos colaboradores concordou que seria interessante contar com um plano de desenvolvimento individual que pudesse combinar suas metas pessoais e profissionais.

Certamente que a resposta foi passada ao departamento de recursos humanos, cuja responsabilidade é de gerir pessoas e o crescimento das mesmas na empresa. 

Para empresas que valorizam os funcionários e querem estipular um plano de ação para diminuir a rotatividade de pessoas, é imprescindível investir na implementação de um plano de desenvolvimento individual.

O que é o PDI?

O chamado Plano de Desenvolvimento Pessoal, da sigla PDI, deve ser compreendido como a promoção do autoconhecimento por intermédio de um conjunto de atividades que foquem no indivíduo e possibilitando que o mesmo consiga atingir suas metas e objetivos.

A equipe dedicada à gestão de pessoas de uma fábrica de produtos naturais atacado entendeu que faria sentido monitorar o cumprimento dos objetivos individuais de cada colaborador junto com os gestores. 

Além de dedicar-se ao monitoramento do atingimento de metas e objetivos, a equipe se preocupou também em disponibilizar ferramentas para que os colaboradores viessem a trilhar o caminho do sucesso.

Com as medidas tomadas, no final da análise do documento PDI foram encontrados os resultados almejados, e como forma de reconhecer e motivar a equipe, foram enviados brindes de acordo com o desempenho. 

Essa ação tomada pela empresa ganhou notoriedade no mercado, afinal apoiou no trabalho de reter talentos, cujo desafio é enfrentado por empresas de diferentes nichos, como um fornecedor de serviços de manutenção trator de esteira

É verdade que o grande desafio de parte dos indivíduos é conciliar a vida pessoal e carreira, não sendo desejável abrir mão do desenvolvimento de uma área para obter sucesso em outra. 

Por isso, o PDI é capaz de dar as diretrizes essenciais para propor as soluções almejadas, culminando no alinhamento das esferas relevantes na vida e carreira dos colaboradores. 

Para isso, devem ser levadas em considerações ações como:

  • Aprendizagem de uma nova atividade profissional;

  • Participar de algum projeto com outros departamentos;

  • Desenvolver nova competência interpessoal;

  • Focar mais tempo em um hobbie.

Com o devido foco dado para cada uma das ações ressaltadas e documentado com prazos e expectativas almejadas, o plano de desenvolvimento ganha corpo. 

Gestão de pessoas para o sucesso

Com as oscilações de mercado é primordial que as corporações se dediquem a reter talentos, pois isso apoia no momento de padronizar processos, sem ressaltar o quão é importante ter um funcionário “de casa”. 

Algo bem observado por candidatos de vagas além das promessas de empresas quanto ao desenvolvimento, remuneração e benefícios é o relato de colaboradores e ex-funcionários. Isso diz muito sobre qual verdadeiramente é a cultura da organização.

O chamado turnover, que é a rotatividade de colaboradores dentro de uma corporação, é analisado também dentro dos negócios. Diversas empresas relatam buscar por referências no mercado ao selecionar fornecedores além de analisar a cultura empresarial.

Por isso, mesmo aos fornecedores de serviço de motorista particular é indispensável contar com uma boa gestão de forma que isso impacte no posicionamento de mercado. 

Além disso, a gestão de pessoas reflete no cuidado e na preocupação perpetuada em um ambiente para as relações humanas, que é a base de qualquer produto ou serviço desde sua execução até a venda propriamente dita.

Sendo assim, é possível compreender que a gestão de pessoas nada mais é do que o caminho para o sucesso e o plano de desenvolvimento individual é a ferramenta pela qual, da melhor forma, esse caminho deve ser percorrido.

Fortalecendo o trabalho em equipe

Pouco se sabe, mas o comportamento de um indivíduo em grupo é o reflexo de suas vivências pessoais, isso quer dizer que um sujeito que tem um relacionamento positivo consigo mesmo irá refletir isso na interação com outras pessoas.

O mesmo também acontece ao contrário, isto é, quando o contexto individual não vai muito bem, com certeza há impactos nas vivências em grupo. 

Sabendo disso, a responsável pelo clima organizacional de uma fabricante de ventilador tufão industrial, ao notar que na rotina dos colaboradores é preciso o engajamento de diferentes áreas, concluiu a necessidade de investir no desenvolvimento pessoal.

Apesar de os âmbitos pessoal e profissional serem cenários diferentes, na prática são como forças antagônicas que se complementam, afinal é primordial que haja um equilíbrio no ordenamento da rotina dentro dessas duas esferas.

Se um colaborador está enfrentando problemas relacionados à carreira, com certeza isso vai impactar na sua vivência cotidiana dentro de casa e acarretando ainda mais problemas nas relações interpessoais. 

A orientação nesse sentido é fundamental, podendo vir acompanhada de um estabelecimento de metas individuais, que agreguem positivamente na vida pessoal e na carreira deste colaborador.

Cabe aqui inclusive a delegação de metas que venham fortalecer o trabalho em equipe dos funcionários, como estipular que um dia haja rotatividade de departamentos, proporcionando então uma troca de experiências.

Dessa forma, o plano de desenvolvimento serve como ferramenta para propor melhores condições de interação entre os colaboradores, servindo como diretriz para ter um novo cenário nas relações interpessoais.

Aumentando a produtividade 

A produtividade está relacionada diretamente com a sensação de bem-estar e com a qualidade de vida. É responsabilidade da empresa se preocupar com seus colaboradores dentro desse aspecto, tendo em vista que a mesma será afetada de certo modo.

Ao supervisionar um projeto de inovação de filtro manga para exaustor, produto carro-chefe da fábrica, a gestora de pessoas notou que sua equipe estava improdutiva, discutindo pouco sobre as ideias e com pouca interação. 

Após uma análise das possíveis fontes do problema, a gestora ouviu alguns colaboradores e percebeu um relato em comum a todos eles: a falta de perspectiva de crescimento na carreira. 

Com certeza foram tomadas medidas para fomentar a motivação dos funcionários. Com uma pesquisa de satisfação, toda a gerência dedicou tempo para trabalhar em objetivos que viessem a agregar na carreira.

Com a unanimidade da necessidade de qualificação relatado no resultado das pesquisas, a fábrica investiu também em parcerias com escolas técnicas próximas de suas dependências para dar mais oportunidade de ensino. 

A partir do cenário exposto, é possível enxergar o plano individual dos funcionários bem como suas queixas, na verdade pode ter respaldo de um número maior de pessoas. E a ação tomada pelos gestores foi recebida com bons olhos.

Estar em dia com as expectativas não é o mesmo que fazer todas as vontades de alguém, principalmente no ambiente empresarial. Mas, sim, significa proporcionar qualidade de vida, que é o meio para obter maior produtividade.

Atingindo metas 

Obter resultados satisfatórios em relação ao faturamento é o desejo de qualquer empresa presente no mercado. Esse feito aponta para uma boa gestão e agrega positivamente para o posicionamento de metas.

O segredo não revelado por empresas líderes de mercado é o investimento em sua principal tecnologia de trabalho, ou seja, o investimento no próprio funcionário. 

Sabendo o quão impactante pode ser a rotina de trabalho na vida dos indivíduos, um fornecedor de sistema inteligente CFTV revisou todos os benefícios disponibilizados aos colaboradores e os reciclou, garantindo assim seu melhor desenvolvimento.

Entre os benefícios inclusos na nova pauta discutida, cabe destacar a inclusão de um plano de carreira e orientação feitos periodicamente conforme o desempenho obtido em um certo tempo, seja a cada 3 ou 6 meses.

Essa ação contribuiu para que o fornecedor fosse ao encontro das tendências de líderes de mercado, posicionando sua empresa conforme a demanda. O resultado disso no longo prazo é assegurar que as metas sejam atingidas.

Considerações finais

Sendo assim, avaliando a relevância de um colaborador para a empresa, é válido enfatizar a responsabilidade desta em investir em qualificação e na qualidade de vida do mesmo.

Contudo, essa deve ser uma via de mão dupla, não isentando a responsabilidade dos colaboradores de assumirem a postura de dono, se posicionando como protagonistas de suas carreiras. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Nenhum comentário