Especialista dá 5 dicas para ter sucesso nas vendas on-line
Consultor explica o passo a passo para fazer
uma transformação digital assertiva e vender mais pela internet
A pandemia
acelerou o processo de transformação digital e forçou o comércio a mudar a
forma de vender e de se relacionar com o cliente. O comércio eletrônico fechou
2021 com crescimento de 26,9%, na comparação com o ano anterior, segundo
levantamento da Neotrust. O faturamento total chegou a R$ 161 bilhões. E não
para por aí: estudo The Global Payments Report 2022 aponta que até 2025 o
mercado global de comércio eletrônico deverá crescer mais de 55%. “O processo de transformação digital é
vital, porque não existe mais mundo físico sozinho, ele está acabando. Hoje,
para sobreviver no mercado, é essencial aliar a loja física à digital”,
afirma o engenheiro de
software e consultor de empresas Guilherme Menezes, sócio-fundador da ZUG
Analytics.
Mas o mundo
digital não é tão simples. Para ter sucesso as empresas precisam se planejar. “Você pode simplesmente abrir um
WhatsApp e vender tudo por lá, mas onde está o seu controle de estoque,
controle financeiro? Na pandemia, muitos empresários pequenos começaram a
tentar vender pelas redes sociais e isso, de fato, os ajudou a não quebrar, mas
abriu outros focos de erro, outras coisas que estavam sendo feitas de forma
errada e que precisavam ser consertadas”, diz o consultor
de empresas.
Uma pesquisa
do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que uma em
cada cinco empresas (21%) não sobrevive por mais de um ano e, de acordo com o
Sebrae, um dos principais motivos é a falta de planejamento, em especial
naquelas de pequeno e médio porte.
Comércio eletrônico brasileiro fechou 2021 com crescimento de 26,9%
(Foto: Freepik)
Preço não é
tudo
Menezes
aponta alguns erros bastante comuns cometidos por quem se aventura no mundo
virtual. “O primeiro é
tentar começar a vender pelo WhatsApp sem nenhum preparo, montando grupos,
criando listas de distribuição, oferecendo produtos que não consegue entregar e
sem meios de pagamento integrados. O segundo maior erro é começar a vender
pelos shoppings virtuais, como Mercado Livre. São empresas grandes e que não
dão a mínima para sua marca, analisam basicamente preço, entrega e satisfação”,
enumera.
Integração de sistemas
Outra
falha, segundo o especialista, é na entrega. Não adianta preparar uma
divulgação boa, fotos impecáveis e não entregar o que promete. “Comprar um software de vendas on-line,
um software de catálogo digital, vai abrir uma bonita janela com fotos de
produtos, com todos aqueles itens que você quer vender. O cliente vai ver
aquele site lindo, mas quando ele clica o sistema não está integrado com o que
que eu chamo de ‘cozinha’, que é o controle do estoque, o faturamento e todo o
processo de venda. Às vezes o site pode até travar. Imagine você comprar algo e
a empresa dizer que simplesmente não tem esse produto para te entregar”,
completa.
Para evitar
esse tipo de situação, o especialista da ZUG Analytics recomenda investir em tecnologias
que auxiliem na administração do negócio. “Softwares que funcionam em nuvem são mais seguros e até
mais baratos. As empresas precisam organizar seus processos internos e
deixá-los integrados desde a fase do orçamento até o pós-venda, passando pelo
estoque, fiscal e clientes. Um banco de dados integrado vai proporcionar ganho
de tempo e produtividade”, pontua.
Retorno do investimento
Segundo o
consultor de empresas, é fundamental destinar parte do faturamento para
implantar uma iniciativa de transformação digital. “O pequeno e médio empresário tem de
reservar algo em torno de 2% a 4% do seu faturamento líquido, que começará a
retornar após o 13º mês”.
Cinco passos para uma transformação digital assertiva
1 - Implantar
um ERP, software de gestão empresarial para gerenciar estoque, finanças,
clientes, vendas e fiscal em tempo real com todas as informações em um único
banco de dados
2 – Extrair
relatórios financeiros, de estoque e tudo o que for possível baseado em
informações em tempo real e que tenham credibilidade sobre o negócio para
entender a realidade, as demandas e o que é possível oferecer.
3 – Aprender a
vender no meio digital, entender como funciona, como será o método de trabalho
e desenvolver um catálogo digital com base nos produtos que tem no estoque para
vendas por meio das redes sociais, como WhatsApp e Instagram.
4 – Implantar
um site próprio integrado com o ERP para estender o alcance das vendas on-line.
5 – Implantar
uma gestão por indicadores de performance para saber como é que estão contas a
pagar e a receber, como é que está o giro do estoque, quais são as os produtos
que não estão girando, implementar promoções para dar vazão ao estoque,
entender qual o fluxo de caixa futuro.
Guilherme Menezes é consultor de empresas e sócio-fundador
da ZUG Analytics
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