Guia para a Excelência na Gestão de Redes de Franquias
Por: Adir Ribeiro - CEO & Fundador da
Praxis Business
Na última sexta-feira, a Associação
Brasileira de Franchising (ABF) anunciou as empresas que receberam o Selo de
Excelência em Franchising (SEF), chancela que reconhece as melhores redes de
franquias do Brasil. Noite de festa, de muita celebração – como tem de ser: 257
Redes conseguiram o Selo!!
A gestão de uma rede de franquias é
desafiadora. Quanto maior a rede, quanto mais unidades franqueadas, e quanto
mais “clientes-franqueados” a rede tiver, maior o desafio no gerenciamento
desse time. Portanto, Excelência é um tema de máxima relevância, já que o
próprio sistema de franchising, enquanto modelo de expansão dos negócios, vem
se transformando nos últimos anos.
As Franqueadoras que conseguiram o Selo
seguiram caminhos de excelência e devem buscar mantê-los durante mais um ano.
E quais caminhos são esses? Quais fatores-chave conduzem à Excelência na
Gestão de Redes de Franquias? Existem algumas premissas de gestão que uma
Franqueadora deve buscar, como melhorar seu relacionamento com a rede, evoluir
seus processos internos, revisar seu modelo de suporte, elevar o
engajamento dos Franqueados, e, consequentemente, potencializar os resultados
de negócio, apoiando seus franqueados a operarem com alta performance.
É preciso Liderança, estar próximo ao
Franqueado, ser empático, trabalhar a Governança Corporativa, criar Conselhos,
revisar o Modelo de Suporte à Rede, para ter mais eficiência, com um suporte
segmentado, com foco em suporte de gestão e comercial, avaliar a Cultura da
Rede, e investir em desenvolvimento dos Franqueados e suas equipes, com
capacitação em termos de competências técnicas e comportamentais – liderança,
habilidades socioemocionais, comportamento empreendedor, etc.
Pensando nisso, a Praxis Business
construiu 6 caminhos da excelência, entendendo que a Franqueadora deve lançar
um olhar para: Modelos de Negócios; Cultura e Engajamento; Expansão e
Implantação; Suporte e Relacionamento; Marketing & Comercial; Capital
Humano.
A estrutura das 6 dimensões está inserida no escopo do método criado pela Praxis Business que intitulamos FEB - Franchising Excellence Benchmark - para apoiar no desenvolvimento da gestão de negócios de redes, contribuindo com insights, provocações e soluções em serviços que sejam pertinentes às marcas franqueadoras rumo à excelência. A metodologia está embasada em nossa experiência no franchising brasileiro (mais de 450 redes de franquias atendidas), através do que aprendemos com nossos clientes e projetos, ouvindo ativamente, e reunindo as melhores práticas do mercado.
Nenhum comentário