Reconhecimento é a chave para fidelizar bons colaboradores
De acordo com o palestrante Alexandre Slivnik,
a motivação com palavras de incentivo e agradecimento, em muitos casos, é mais
importante que recompensas financeiras
É cada vez mais comum
ver colaboradores deixando suas empresas por alguma insatisfação. Infelizmente,
muitas delas, estão ligadas à falta de reconhecimento por parte de líderes e
gestores.
Para Alexandre Slivnik,
vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento
(ABTD), que realiza cursos e palestras há vinte anos, o reconhecimento não está,
necessariamente, ligado a bonificações monetárias. “O reconhecimento financeiro
motiva sim, mas a curto prazo. Após alguns meses essa motivação vai se
esvaindo, e é preciso trazer esse sentimento de volta com a motivação
emocional, com o reconhecimento utilizando palavras que demonstrem a
importância daquele colaborador para a empresa”, revela.
De acordo com o
especialista, o reconhecimento afetivo vai impulsionar os resultados entregues
pelos trabalhadores. “O ser humano aprende mais rapidamente quando é
reconhecido e ele provavelmente irá reproduzir os ensinamentos adquiridos
diariamente se for positivamente reconhecido pelos seus líderes, pares e
liderados”, pontua.
O palestrante afirma
que esse tipo de atitude pode gerar uma reação em cadeia entre todos os
colaboradores da empresa. “Imagine que, após um atendimento atencioso e bem
efetuado, o gestor elogie determinado colaborador na frente de toda a equipe.
Isso fará com que os outros colaboradores se sintam incentivados a repetir o
comportamento daquele que foi elogiado, aumentando o interesse e a
produtividade de todo o time de funcionários para que eles também alcancem
aquele reconhecimento afetivo”, relata.
Para o escritor, o
dinheiro tem uma grande importância, mas dificilmente segurará bons colaboradores
dentro de uma empresa. “A motivação e o reconhecimento é um pilar fundamental
para que seus colaboradores realmente vistam a camisa da organização. As
pessoas querem ganhar bem e pagar suas contas, mas o que vai fazer com que elas
permaneçam em uma empresa é a renovação diária de desafios e o reconhecimento
de seus gestores ao superá-los”, finaliza.
Alexandre Slivnik é reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias na área de palestras e treinamentos (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É professor convidado do MBA de Gestão Empresarial da FIA / USP. Palestrante e profissional com mais de 20 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante Internacional com experiência nos EUA, EUROPA, ÁFRICA e ÁSIA, tendo feito especialização na Universidade de HARVARD (Graduate School of Education - Boston / EUA). www.alexandreslivnik.com.br.
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