Garantir a entrega do e-mail é primeiro passo para uma venda bem-sucedida
Validity lista ações que as empresas podem
adotar para alavancar o sucesso de suas campanhas de e-mail marketing
Thiago Catino, gerente Sênior de Customer Success da empresa Validity/Divulgação: Validity |
Junho de 2022 – Há diversos exemplos de empresas que
não se preocupam em ouvir seus clientes. Seu único objetivo é falar. Elas fazem
isso por meio de seus anúncios nas diferentes plataformas. Mas há um canal
específico em que “conversar” é primordial. Trata-se da comunicação por e-mail
marketing.
“O usuário mostra, de variadas formas, o
seu grau de satisfação com a conversa da empresa, seja marcando o e-mail como
spam, não abrindo o conteúdo, deletando sem visualizar. As empresas realmente
preocupadas em atingir suas metas precisam escapar desse cenário, conhecido no
mercado como engajamento negativo”, explica Thiago Catino, gerente de Customer
Success para a América Latina da Validity, fornecedora líder em soluções de
inteligência para e-mail marketing e gestão de dados de CRM.
Segundo Catino, é preciso que os
gestores mudem sua mentalidade, buscando cada vez mais estratégias inovadoras
para melhorar suas campanhas de marketing e os dados são itens fundamentais
para isso. “Engajamento, nesse contexto, significa interação, relacionamento
com a marca e envolvimento com os clientes”, enfatiza.
Importância da entregabilidade
Na visão do executivo, é importante criar um relacionamento e saber se os
clientes estão gostando das mensagens e interagindo com seu conteúdo. “O
engajamento faz toda a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma campanha
de e-mail marketing. Para isso, é preciso considerar os interesses e
expectativas do público-alvo que se deseja engajar”, aponta o gerente de
Customer Success da Validity, que ainda lista algumas dicas para as empresas
que querem se diferenciar nesse canal.
1. Limpe sua base de dados
periodicamente. Transforme a tarefa em uma prática constante para garantir que
os dados estejam atualizados pois, quando gerenciados de forma correta, os
dados podem se tornar um diferencial competitivo importante, independentemente
do segmento em que a companhia está inserida;
2. Obtenha dados relevantes do cliente.
Priorize a captura de informações que realmente permitirão conhecer o
consumidor e suas preferências para conteúdo que tenha consonância com o seu
assinante;
3. Assegure que links de cancelamento de
inscrição estejam funcionando e visíveis. Um link de cancelamento de inscrição
em plena operação não é apenas algo simpático, é a lei. A LGPD (Lei Geral de Proteção
de Dados) brasileira exige que todos os links de cancelamento de inscrição
estejam válidos e funcionais e não requeiram um login para o cancelamento;
4. Segmente suas campanhas. Quanto mais
direcionado for um e-mail marketing, maiores as chances de o usuário interagir
com seu produto. Para se ter uma ideia, um estudo realizado pelo DMA – Data and
Marketing Association mostrou que 77% do ROI de e-mail vem de campanhas
automatizadas e personalizadas;
5. Atenção à frequência. Ninguém quer
receber um número grande de e-mails, por mais interessado que esteja naquele
produto ou serviço.
Sobre a Validity
Por mais de 20 anos, dezenas de milhares de organizações em todo o mundo
confiaram nas soluções da Validity para atingir, contatar, engajar e manter
clientes – usando dados confiáveis como uma vantagem importante. Os principais
produtos da Validity – DemandTools, BriteVerify, Everest, GridBuddy Connect e
MailCharts – são soluções altamente avaliadas para gestão de dados de CRM,
verificação de endereço de e-mail, entregabilidade na caixa de entrada evitando
a pasta de spam e aplicativos de CRM. Essas soluções oferecem campanhas mais
inteligentes, leads mais qualificados, vendas mais produtivas e, por fim,
crescimento mais rápido. Para obter mais informações, visite Validity.com/br e
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