Como turbinar as vendas da sua loja virtual no Dia dos Pais?
Éder Medeiros, fundador e CEO do Melhor Envio, explica as principais tendências do mercado e dá dicas de como os lojistas podem se preparar para a data
São Paulo, agosto de 2022 - O comércio eletrônico cresce cada vez
mais no Brasil e datas comemorativas, como o Dia dos Pais, movimentam ainda
mais o setor. De acordo com a Neotrust, em 2021, o volume de vendas das
empresas virtuais aumentou 4,2% no período. Já o faturamento chegou a R$ 6,2
bilhões, um crescimento de 15,9% em relação a 2020. Esses dados mostram uma
mudança significativa no comportamento dos consumidores nos últimos anos,
revelando o potencial que essa data sazonal tem para impulsionar o varejo
online. A expectativa é que os números aumentem ainda mais em 2022.
Éder Medeiros, fundador e CEO do Melhor Envio - plataforma de intermediação de
frete entre vendedores virtuais e transportadoras - separou algumas dicas de como os empresários podem
impulsionar as vendas das lojas virtuais. Confira:
1. Cuide da parte técnica do seu
site.
Verifique se o seu e-commerce está
preparado para aguentar o aumento repentino de acessos. Se não estiver,
providencie um serviço de hospedagem capaz de atender a demanda.
2. Coloque as categorias mais procuradas
em destaque
É muito importante estar atento aos
produtos que mais atraem os consumidores. Segundo o relatório da All in, as
categorias mais procuradas pelos consumidores durante o Dia dos Pais em 2021
foram: Moda e acessórios (30,2%); Beleza (16%); Farmácia e Saúde (13,8%);
Alimentos e Supermercado (10,1%) e Outros (12,4%).
A tendência é que estes segmentos
continuem em alta em 2022. Logo, se a sua loja virtual é focada em produtos
dessas categorias, é hora de destacá-los dentro do site e, assim, estimular o
aumento dos acessos.
3. Crie listas de presentes para o Dia
dos Pais.
De um lado, temos os lojistas querendo
descobrir o que mais vende no Dia dos Pais para destacar na loja virtual. Do
outro, consumidores que ainda não decidiram o que vão comprar. Por isso, faça
uma lista com ideias de presentes para seus clientes. Montar combos ou “kit Dia
dos Pais” é uma excelente estratégia para movimentar seu estoque. Você pode
incluir produtos menos procurados com outros queridinhos do público, e assim
“desencalhar” os itens que estão parados.
4. Acerte na divulgação: não cometa o
erro de cair em estereótipos
Quer fazer diferente neste Dia dos Pais?
Então, comece quebrando os estereótipos que cercam a imagem paterna. Por
diversas vezes, os pais são representados nas publicidades de maneira
estereotipada como super heróis ou perfeitos. Mas sabemos que na realidade não
é bem assim, né? Por isso, fuja desse tipo de representação na hora de divulgar
suas campanhas de Dia dos Pais. Pelo contrário, aproveite a data para inovar a
publicidade do seu e-commerce e desconstruir esses padrões. Você pode ainda
explorar temas como: paternidade solo, trans, homoafetiva e
socioafetiva.
5. Fique de olho na entrega
Ações promocionais já não são mais
suficientes para estimular o consumidor a comprar pela internet. A pesquisa da
All in revelou que 45% dos entrevistados desistiriam de uma compra por causa do
preço do frete, enquanto 38% responderam que um prazo de entrega ruim é um
fator decisivo para a desistência.
Nesse sentido, avalie a possibilidade de
oferecer frete grátis durante o Dia dos Pais de 2022. Como é praticamente
inviável manter a entrega gratuita para todo o seu estoque, a dica é
disponibilizar o frete grátis apenas em itens selecionados. Isso acaba prevenindo
situações como frete mais caro que o produto.
Outra solução é estipular um valor
mínimo de compras. Por exemplo: “Dia dos Pais com frete grátis nas compras
acima de R$ 200”. Essa prática é muito útil para aumentar o ticket médio do seu
e-commerce, pois incentiva o consumidor a gastar um pouco mais para receber a
isenção do envio.
Não consegue arcar com os custos do
frete grátis? Uma alternativa é adotar o frete fixo. Para não comprometer o
lucro, escolha regiões onde o envio é mais barato e estabeleça um valor que
seja vantajoso para você e seu cliente.
6. Remarketing: traga de volta clientes
que já compraram na sua loja virtual
Se você acha que está muito tarde para
tentar atrair novos leads, que tal tentar trazer de volta consumidores que já compraram
no seu e-commerce em outras ocasiões? Ou que já demonstraram interesse em
finalizar uma compra?
Para atrair novamente esse público,
aposte no remarketing, uma estratégia de Marketing Digital que serve justamente
para impactar consumidores que já tiveram uma experiência de compra ou passaram
pela sua loja, mas acabaram abandonando o carrinho.
Você pode criar anúncios destacando
produtos que essas pessoas pesquisaram dentro do seu site ou enviar promoções e
descontos via e-mail marketing.
7. Garanta a satisfação do cliente no
pós-venda
Um tópico que alguns lojistas não dão a
devida atenção é o pós-venda. Portanto, se sua intenção é fidelizar os
clientes, sugerimos a criação de um canal de atendimento ou autoatendimento
para melhorar a experiência do consumidor após a compra.
Certifique-se de ficar à disposição ou
possuir uma equipe treinada para solucionar eventuais problemas. O ideal é
diversificar ao máximo o atendimento, seja via e-mail, chat, telefone, WhatsApp
ou redes sociais.
Sobre a empresa
O Melhor Envio é uma plataforma de intermediação de fretes para quem vende online, onde é possível cotar, gerar etiquetas de frete e realizar o rastreamento de pedidos. Atualmente, a empresa conta com 6 transportadoras integradas, que são: Correios, Jadlog, Latam Cargo, Azul Cargo Express, Via Brasil e Buslog. O Melhor Envio foi fundado em 2015, por Éder Medeiros, quando o empresário, que vendia seus produtos em e-commerce, sentiu na pele a dificuldade que um lojista enfrenta ao tentar encontrar um valor acessível de frete, além dos complexos de gestão de logística. Por conta disso, o fundador e atual CEO da companhia decidiu criar a empresa para oferecer fretes competitivos para lojistas de todo o Brasil.
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