Especialistas discutem potenciais atos de violência nas eleições presidenciais no País similares aos dos EUA, investimentos em ESG e a volta dos IPOs
Celebrando o primeiro aniversário da marca no
País, o evento Bloomberg Línea Summit contou com a presença de executivos das
empresas mais influentes do Brasil
O Bloomberg Línea Summit trouxe para São
Paulo o debate de temas relevantes, como o cenário político atual, o de
investimentos no país e na América Latina, oportunidades em ESG além da nova
era para startups e Venture Capital (VC). A abertura do evento contou com uma
mensagem do CEO da Bloomberg L.P, Mike Bloomberg. “Foi um ano impressionante.
Com o lançamento em 16 mercados na América Latina e a produção de mais 150
notícias de alta qualidade todos os dias. Estamos atraindo milhões de leitores
mensais. Além disso, estamos publicando o principal podcast de Negócios e
Finanças da região. Nossos relatórios e análises são excelentes para
transparência e crescimento econômico em toda América Latina”, afirmou.
O CEO da Falic Media, Leon Falic,
complementou: “é muito satisfatório
comemorar esse primeiro ano trazendo, ao Bloomberg Línea Summit, painéis importantes com temas que envolvem diversos
setores. O Brasil tem um forte crescimento econômico na região”, destacou Falic.
Os painéis abordaram temas como política
e a inflação. “O Investimento no Brasil e na América Latina nos próximos 5
anos”; “ESG:
Oportunidades e investimentos sustentáveis”
e “Nova
era para startups e VCs na América Latina”.
Cada painel contou com mediações de jornalistas da Bloomberg Línea e Daniela
Milanese, editora da Bloomberg News no Brasil, abordando o cenário para a
economia e negócios e destacando os desafios e oportunidades.
“Estamos muito orgulhosos das conquistas
da Bloomberg Línea neste primeiro ano de atividade. Queremos continuar nessa
jornada como referência para reunir especialistas e debater sobre os principais
assuntos do momento, como fizemos neste evento. Já são mais de 150 mil assinantes
em nossos sites em apenas um ano, e a ideia é abrir eventos para nossos
assinantes em 2023”, comemora Kaio Philipe, COO (Chief Operating Officer), da
Bloomberg Línea.
Eurasia estimou
uma probabilidade de 65% de vitória parra Lula em um segundo turno
O painel “Investimentos no Brasil e na América Latina nos próximos 5
anos", com a participação da Karina Saade, Head da BlackRock
no Brasil; Silvio Cascione, Diretor da Eurásia no Brasil, e Marcus Vinicius
Gonçalves, Presidente da Franklin Templeton no Brasil, focou na discussão da
volatilidade e proximidade da eleição presidencial.
O diretor da Eurasia no Brasil, Silvio
Cascione, afirmou que mesmo depois das eleições esse fator político continuará
trazendo incerteza e volatilidade. Além disso, declarou que há possibilidade de
um incidente parecido com o que houve nos Estados Unidos em 6 de janeiro de
2021, onde um grupo contra o resultado das eleições presidenciais invadiu o
Capitólio em Washington, D.C., “não estamos preocupados com o resultado das eleições, mas pode
haver susto e volatilidade nesse período. Estamos preocupados ainda com algum
tipo de incidente parecido com o dos EUA”. Além disso, a Eurasia vê um cenário onde Luiz Inácio Lula da Silva tem vantagem
sobre o presidente Jair Bolsonaro em um possível um segundo turno.
Já Marcus Vinicius Gonçalves, Presidente
da Franklin Templeton no Brasil, pontuou que independentemente dos resultados
das eleições, o cenário exige uma maior diversificação do portfólio. “Teremos
que olhar formas alternativas de investimento ao mercado tradicional. A
diversificação tende a ser ainda mais importante. Em termos de análise de
carteira, temos que olhar o cenário daqui para frente”, finaliza.
Karina Saade, Head da BlackRock Brasil,
explicou que é impossível montar uma carteira imune à volatilidade. De acordo
com a especialista, os ciclos econômicos não permitem essa façanha. A executiva
ensinou que o melhor caminho seria montar uma carteira com volatilidade mínima,
ou seja, com um número baixo de investimentos atrelados à inflação (que variam
de acordo com o ciclo econômico) e com o enfoque na renda (dividendos).
JBS planeja
investir R$ 8 bilhões em ESG no Brasil em cinco anos
Marcela Rocha, diretora Executiva de
Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da JBS, destacou o trabalho realizado
pela multinacional: “temos a perspectiva de investir R$ 8 bilhões no Brasil em
cinco anos, principalmente em expansão de capacidade produtiva além de termos a
ambição de ser Net Zero até 2040. Acreditamos na sustentabilidade que traz retorno
para a companhia”, afirmou.
B3 prevê R$700
bilhões para a agricultura sustentável
Mulheres e líderes ESG em grandes empresas discutiram as oportunidades e
investimentos sustentáveis. No painel, Suelma Rosa, Head de Reputação do Brasil
e América Latina na Unilever, comentou como a empresa colocou a
sustentabilidade como principal objetivo de negócio.
Já Ana Buchaim, Diretora-Executiva de
Pessoas, Marketing, Comunicação, Sustentabilidade e Investimento Social na B3,
destacou que tem visto a questão de títulos verdes. “Hoje nós temos R$ 37
bilhões registrados na plataforma da B3. Até 2030, teremos R$ 700 bilhões
investidos na agricultura sustentável.”
Nasdaq mais
próxima do Brasil
Brandon Tapper, Vice-Presidente Sênior e
Head Global de Dados da Nasdaq, comentou como a bolsa americana tem se
aproximado das empresas brasileiras, principalmente na oferta de dados. “Nos
últimos três anos estamos usando os dados para ajudar instituições de
investidores, brokers, fintechs e varejo.” Algumas grandes empresas já utilizam
seus recursos, como Avenue, Microsoft, entre outras.
Bancos veem
janela para retomada de IPOs em janeiro
Durante o painel que colocou em pauta o
Unicórnio Brasileiro Gupy e dois líderes do mercado financeiro, Rodrigo
Catunda, diretor geral e co-Head de Brasil da General Atlantic, um dos maiores
fundos de investimento do mundo, falou sobre um cenário otimista para o país:
“tudo é ciclo, várias empresas estão se reinventando. O empreendedor precisa
ter capacidade para definir estratégias e comunicar de maneira efetiva, ser
líder e criar times fortes, ter resiliência e ambição”.
Já Mariana Dias, CEO e co-fundadora do unicórnio Gupy, destacou
a história da empresa que nasceu em uma crise em 2015. “Algo que nós aprendemos
é que no Brasil é verão e inverno o tempo inteiro. Gostar da crise é importante
para reinventar o negócio e deixá-lo mais forte”. Por fim, Pedro Juliano, Head
de Investment Banking do JP Morgan no Brasil, acredita que a inflação em queda
no próximo ano possa reavivar ofertas primárias e secundárias de IPOs no Brasil
já em janeiro.
O Bloomberg Línea Summit foi realizado nesta quarta-feira (14), no Hotel Rosewood,
em São Paulo (SP), reunindo diversos executivos c-levels das empresas, como XP, Visa, Mercado Livre, BTG Pactual,
Bradesco, Itaú, PagSeguro, Unilever, entre outras, para o debate dos assuntos
do momento. O evento tem patrocínio da JBS e da Nasdaq.
A Bloomberg Línea é uma plataforma multimídia lançada em 2021 que já está presente em 16 países
na América Latina e no Caribe. O site já tem mais de 3 milhões de pessoas
acessando por mês, com conteúdo chegando a mais de 23 milhões de pessoas, e
mais de 150 mil assinantes. A plataforma também conta com webseries de sucesso
como “Casa de Negócio”,
5 podcasts e 11 newsletters.
Para mais informações, acesse:
https://www.bloomberglinea.com.br/eventos_2022/
Sobre Bloomberg
Línea
A Bloomberg Línea é uma multiplataforma de notícias de negócios na América Latina e Caribe, uma aliança entre a Bloomberg Media e a Falic Media. Oferece ao público e anunciantes um conjunto de produtos digitais que atendem ao público financeiro e de negócios em português, inglês e espanhol. A Bloomberg Línea utiliza recursos globais da Bloomberg Media e a força dos 2.700 jornalistas e analistas da Bloomberg em 120 países para criar um destino de notícias para o público de negócios em rápido crescimento na região. Apresenta conteúdo da Bloomberg internacional e reportagens locais profundas e originais produzidas por uma equipe de mais de 80 profissionais de toda a América Latina. Disponível em várias plataformas, incluindo desktop, celular, eventos presenciais e mídias sociais, a marca de notícias oferece ampla cobertura das empresas, pessoas e ideias que moldam os mercados em todo Brasil e América Latina.
Nenhum comentário