Home office segue em alta mesmo depois da pandemia
Modelos flexíveis como
trabalho 100% remoto e híbrido continuam sendo a preferência dos profissionais
na busca por oportunidades de emprego e se torna uma vantagem competitiva para
empresas que buscam talentos
.
São Paulo, 27 de setembro de
2022 –
Mesmo dois anos depois da pandemia da COVID-19, modelos de trabalho não
presenciais e com maior flexibilidade seguem como preferência para
profissionais e empresas. É o que mostra o estudo Modelos de Trabalho Pós-Pandemia, da PwC com a PageGroup
Brasil, em que 58% dos entrevistados com cargo de liderança preferem regimes de
home office integral ou híbrido. Entre os liderados, esse número sobe para
67%.
Alguns dos
motivos para esse aumento na preferência dos colaboradores são: a qualidade de
vida, maior tempo com a família, cuidado com a saúde mental e otimização do
tempo. No caso das empresas, os benefícios das jornadas flexíveis e digitais
podem incluir maior efetividade nas entregas com times atuando em diferentes
fusos horários e consequente aumento da produtividade, além de maiores
diversidade cultural e geográfica e engajamento dos funcionários. É o
caso da Tuvis,
startup de integração tecnológica em sales enablement para usuários de
CRM e aplicativos de mensagens, por exemplo.
A Tuvis nasceu durante a
pandemia e encontrou no anywhere office um potencializador de seu
processo de expansão global. Isso permitiu à empresa abrir vagas remotas em
diferentes países para montar um time multicultural. “Assim, podemos focar no
talento das pessoas, e o lugar onde elas residem passa a ser um fator
secundário. Definitivamente, a geografia não pode ser um impeditivo para os
talentos”, explica a presidente e cofundadora Deborah Palacios Wanzo.
Essa perspectiva também está
em um levantamento feito pelo LinkedIn. Segundo o relatório O Futuro do Recrutamento, quase 80% dos brasileiros
entendem que a pandemia revelou uma necessidade urgente de trabalho flexível.
Além disso, 30% dos entrevistados afirmaram ter deixado seus empregos por falta
de políticas corporativas flexíveis no último ano e quase 40% já consideraram
essa possibilidade em algum momento da carreira.
Recrutamento virtual
Se a flexibilidade tem sido
cada vez mais relevante para profissionais e empresas, outros valores como
qualidade de vida, transparência e inclusão também estão na pauta do dia. Isso
se reflete sobretudo nos processos de recrutamento, em que etapas online têm
predominado.
A previsão é de que esse
cenário se mantenha ou até mesmo se intensifique. Uma pesquisa do LinkedIn
também mostra que 81% dos profissionais concordam que o processo virtual
continuará mesmo depois que a pandemia for totalmente superada. Além disso, 70%
acreditam que se tornará o formato dominante.
Essa é também uma opção da
Tuvis. Na empresa, todas as contratações e processos seletivos são feitos
virtualmente. Deborah conta que até mesmo a parceria entre os sócios nasceu na
internet. “Conheci o Yanir Calisar [CEO e cofundador da Tuvis] pelo LinkedIn.
Começamos o projeto com 10.500km de distância e sem nos conhecermos
pessoalmente. As entrevistas com os candidatos, por exemplo, seguem essa mesma
filosofia .”
Na Tuvis, predominam os
processos virtuais, não somente no recrutamento de candidatos, mas em toda a
rotina corporativa. As exceções são geralmente pautadas por fatores externos,
como a exigência de documentos físicos por conta de legislações locais ou opção
de colaboradores e clientes.
“Toda a estrutura, boas
práticas e processos corporativos da empresa foram pensados por e para quem
trabalha digitalmente, desde o trânsito de documentos até o relacionamento com
nossos stakeholders, mas sempre com o foco em potencializar a qualidade das
relações humanas, sejam elas virtuais ou presenciais”, conclui Deborah.
Hoje, pouco mais de três
anos depois de sua criação, a empresa é um grande caso de sucesso de anywhere
office, tendo conquistado mais 100 clientes e 5 mil usuários únicos em 35
países. A startup possui operações no Brasil, México, Argentina, Canadá e
Estados Unidos, além da sede em Israel.
Sobre a Tuvis
Tuvis é uma plataforma de sales
enablement que faz a integração entre plataformas de CRM, serviços de
mensageria e ferramentas de produtividade para equipes de vendas. Dirigida por
Deborah Palacios Wanzo e Yanir Calisar, a empresa tem sede em Israel e está
presente no Brasil, México, Argentina e Estados Unidos. Entre os principais
clientes estão XP Investimentos, BTG e Vivo, além de milhares de usuários em 35
países.
No final de 2021, a empresa
recebeu um aporte seed de US$
11 milhões, liderado pela Zeev Ventures, um fundo de venture capital do
israelense Oren Zeev, com a participação da Base Partners, dos brasileiros
Fernando Spnola e Arthur Mizne.
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