Já está na hora de falarmos sobre a Black Friday
Por Daniella Doyle*
Conforme avançamos no segundo semestre,
diversos empreendedores e lojistas começam a se preparar para as datas que
aquecem, de maneira aguda, o mercado. Como é o caso do Natal e, mais
recentemente, da Black Friday. Segundo dados do próprio Google, essas datas
geram bastante burburinho por parte dos consumidores, já que o levantamento
aponta que, nos últimos cinco anos, o interesse pelas promoções de Black Friday
mais do que dobrou.
Um estudo produzido pelo time da Pmweb
reuniu alguns dados interessantes quanto à efeméride, como por exemplo o fato
de que, nos últimos cinco anos, mais de 60% dos brasileiros participaram da
Black Friday (15,82% a mais em comparação com 2017). Não apenas isso, mas
também foi comprovado que o foco da movimentação está no online, já que somente
9% compraram exclusivamente offline durante o período de ofertas da data,
enquanto que cerca de 48% compraram exclusivamente online. Já vimos que a maior
parte do foco está no online, mas qual o produto mais procurado? A resposta
está em produtos com preços mais elevados de eletrodomésticos, que são
conhecidos no mercado como “linha branca”.
Agora é o momento oportuno para
tratarmos desse tema, pois, segundo um estudo realizado pela unidade de
pesquisa do UOL, 57% do público interessado na Black Friday começaram a
pesquisar ofertas e produtos com 2 meses de antecedência no ano passado,
mostrando que, para muitos, a data começa justamente no mês de setembro.
Com base nos apontamentos divulgados na
pesquisa da Pmweb, é possível nos atentarmos a alguns insights interessantes
para a preparação da data, como a disposição dos consumidores em realizar
cadastros com a finalidade de receber ofertas, conteúdos de seu interesse ou
até mesmo benefícios em troca. Toda a experiência da compra precisa ser
confortável, até mesmo o pré e o pós-venda.
Uma estratégia válida que pode auxiliar
na melhora do processo de compra é a presença de um incentivo no carrinho para
que o cliente adicione mais produtos e complemente a aquisição, como por
exemplo incentivar a compra de produtos mais baratos mostrados nesta seção para
desbloquear o frete grátis na entrega.
Outro detalhe que vale a pena se atentar
é na sinergia entre o mobile e as redes sociais. O Brasil é o terceiro país que
fica mais tempo conectado às redes, e elas são meios eficazes de alavancar
negócios durante a Black Friday. O mobile é o dispositivo mais utilizado para
visitas tanto antes quanto durante o evento, registrando o total de 61,1% de
visitas às lojas no decorrer da promoção. Vale a pena investir em propagandas
nas redes sociais, assim como páginas mobile friendly.
Uma estratégia eficaz quando falamos de
marketing para essa data é o e-mail marketing. A estratégia se apresentou como
um excelente canal focado em conversão para a Black Friday em 2021, obtendo uma
taxa de conversão de 3%, sendo 5% maior no comparativo entre 2020 e 2021, sendo
as estratégias de incentivo, como cupons de primeira compra e recompra, as que
obtiveram maior retorno neste canal.
O ideal quando falamos de marketing é
escolher o canal ideal para alcançar seu público alvo. Não é uma fórmula
certeira, mas vale o destaque para esse método, focando sempre em transmitir
uma mensagem que seja atrativa para o cliente.
Há diversas outras dicas e estratégias
que os comerciantes devem se atentar para obter os lucros desejados durante
esse período, o que vale mesmo reforçar é não perder o timing achando que ainda
é muito cedo para pensar no planejamento dessa efeméride que gera bastante
retorno aos cofres. Como eu falei anteriormente, a Black Friday já começou para
muitos.
Daniella Doyle é head de Marketing do Bling, sistema de gestão da Locaweb Company. Com vasta experiência em cargos de gerência ao longo da carreira, Daniella tem especialização em Gestão de Mídias Digitais e Inteligência de Negócios, Comunicação Interna para Relacionamentos Estratégicos e Gestão Estratégica de Marketing, entre outros. Hoje é responsável pela gestão de desempenho, marketing de produtos, marketing de crescimento, branding e marketing digital do Bling.
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