Manter o cliente ao lado da marca faz parte da rotina diária das empresas
É desafiador para todas as empresas manterem os
seus clientes consumindo sempre, independentemente da sua área de atuação.
Seduzir um possível comprador não é uma tarefa fácil como muitos fazem supor
por aí. Nos últimos anos, as ações de engajamento via experiência do cliente,
ou Customer Experience (CX, em inglês), têm se tornado essenciais para qualquer
corporação.
Rafael Dantas é superintendente da
Câmara Americana de Comércio de Belo Horizonte
É desafiador para todas as empresas
manterem os seus clientes consumindo sempre, independentemente da sua área de
atuação. Seduzir um possível comprador não é uma tarefa fácil como muitos fazem
supor por aí. Nos últimos anos, as ações de engajamento via experiência do
cliente, ou Customer Experience (CX, em inglês), têm se tornado essenciais para
qualquer corporação.
Volta e meia é necessário lembrar que o
CX é uma forma de os clientes terem as melhores expectativas possíveis, com um
conhecimento das suas reais necessidades, de forma que ele possa voltar a
consumir mais conteúdos, produtos e serviços que marcaram de alguma maneira a
sua experiência com aquele fornecedor. Para melhorar a experiência dos
clientes, as organizações já estão abandonando velhas práticas, como o call
center, que dificilmente ajudava a proporcionar uma boa relação com os
consumidores.
Hoje, as ligações que buscavam um
engajamento dos clientes, mas que proporcionaram muita irritação, vêm sendo
substituídas pelas redes sociais, que tomaram de assalto o follow-up de vendas,
oferecendo um feedback em tempo real no que diz respeito ao atendimento no
pós-venda.
Num artigo escrito por Adam Braff,
diretor do escritório da McKinsey & Company, empresa de consultoria
empresarial norte-americana, ele destaca que “as empresas que gerenciam de
perto a experiência do consumidor adotaram uma abordagem rigorosa para redefinir
os níveis de serviço e, em alguns casos, estão economizando dinheiro sem
degradá-los ou sem comprometer a satisfação do cliente”, explica. Mais do que
tornar a marca conhecida é necessário também criar jornadas memoráveis de
compra e uso de produtos, de modo a criar percepções e emoções positivas.
Estudo feito em 2018 pela Forrester,
empresa norte-americana de pesquisa de mercado e que entrevistou mais de 1.200
líderes de negócios de empresas globais, apontou que os negócios focados em
experiência têm 1,9 vezes mais retorno de investimentos; 1,9 vezes mais valor
médio por pedido; 1,7 vezes mais retenção de clientes; 1,6 vezes mais
reconhecimento de marca e taxas de satisfação do cliente. Apesar disso, somente
31% respondem que suas empresas são negócios verdadeiramente orientados por CX.
Os dados acima levantados pela Forrester apenas comprovaram que o grande desafio do mercado atualmente é encontrar uma forma de promover melhorias na experiência de vida dos clientes, de modo a conquistar sua fidelidade e seu retorno ao consumo da marca.
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