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E-commerce: o que é preciso para começar um negócio online

Em um mercado competitivo é importante ter alguns pilares bem estruturados

Créditos: iStock

O que antes era mais uma opção, tornou-se essencial na realidade de compra e venda. O e-commerce, conhecido também como comércio eletrônico, é um diferencial significativo na hora de “passar a régua” dos lucros ou do sonho de ter o próprio negócio. Foi preciso mexer na engrenagem e adaptar o serviço online ao cotidiano. A pandemia de coronavírus acelerou um processo que talvez durasse anos.

São milhares as possibilidades de montar um negócio online. É possível comprar, vender, negociar e divulgar. Agora, imagine tudo isso aliado à falta de obrigatoriedade em ter um espaço físico, funcionários ou horários fixos.

O movimento online é totalmente possível, mas, assim como qualquer outro negócio, o sucesso dele vai depender exclusivamente de estudo, dedicação e boas estratégias. Um bom planejamento é essencial, e é a partir dele que o futuro empreendedor vai se preparar para atender as demandas e solucionar as diversas situações que surgem durante o processo.

Além de conhecer o nicho que vai empreender, é preciso, sim, entender como funciona o ambiente virtual. A escolha da plataforma ideal, por exemplo, é importante para que o consumidor encontre o produto da maneira mais fácil na hora de navegar. Entender que, apesar da liberdade, alguns fatores são indispensáveis para não sucumbir à “falência” logo de cara:

 

     Imagem (layout): tire as melhores fotos e faça os melhores vídeos para mostrar o seu produto. Independentemente da plataforma, uma boa “vitrine” é fundamental.

     Qualidade no atendimento: encontrar maneiras rápidas e claras de tirar dúvidas dos clientes faz toda a diferença na hora da venda.

     Formas de entrega: como o produto vai chegar ao público? Garantir a primeira compra e a primeira entrega com rapidez e segurança, certamente, fideliza o cliente.

 

Outro ponto fundamental é a divulgação do produto, da marca ou do serviço. Conhecer o cliente e ter dele um feedback é a garantia de estabilidade. Dados da Neotrust – referência em números de e-commerce – mostram que o brasileiro apresentou um crescimento de 4,3% no número de pedidos no 2º trimestre de 2022. Um mercado crescente que merece investimentos em anúncios. Ter uma boa marca visual e uma boa engrenagem de funcionamento não bastam se o negócio não consegue ser encontrado na pesquisa do Google.

Outro ponto são os mecanismos que mostram os visitantes e compradores do seu site. Um exemplo é o monitoramento das campanhas de conversão, que não só mostram o fluxo de pessoas e dados, como também anunciam o produto para um maior número de pessoas que mostrem interesse no que se oferece.

Com muito conteúdo à disposição, o mais importante na hora de começar um negócio online é dar o primeiro passo. Originalidade, criatividade, atenção e conhecimento técnico só agregam ao desejo de ser o próprio patrão e garantir uma independência financeira.

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