E-commerce: o que é preciso para começar um negócio online
Em um mercado competitivo é importante ter alguns pilares bem
estruturados
Créditos: iStock
O que antes era
mais uma opção, tornou-se essencial na realidade de compra e venda. O
e-commerce, conhecido também como comércio eletrônico, é um diferencial
significativo na hora de “passar a régua” dos lucros ou do sonho de ter o
próprio negócio. Foi preciso mexer na engrenagem e adaptar o serviço online ao
cotidiano. A pandemia de coronavírus acelerou um processo que talvez durasse
anos.
São milhares as
possibilidades de montar um negócio online. É possível comprar, vender,
negociar e divulgar. Agora, imagine tudo isso aliado à falta de obrigatoriedade
em ter um espaço físico, funcionários ou horários fixos.
O movimento
online é totalmente possível, mas, assim como qualquer outro negócio, o sucesso
dele vai depender exclusivamente de estudo, dedicação e boas estratégias. Um
bom planejamento é essencial, e é a partir dele que o futuro empreendedor vai
se preparar para atender as demandas e solucionar as diversas situações que
surgem durante o processo.
Além de conhecer o nicho que vai empreender, é preciso, sim, entender
como funciona o ambiente virtual. A escolha da plataforma ideal, por exemplo, é
importante para que o consumidor encontre o produto da maneira mais fácil na
hora de navegar. Entender que, apesar da liberdade, alguns fatores são
indispensáveis para não sucumbir à “falência” logo de cara:
●
Imagem (layout): tire as melhores fotos e faça os
melhores vídeos para mostrar o seu produto. Independentemente da plataforma,
uma boa “vitrine” é fundamental.
●
Qualidade no atendimento: encontrar maneiras rápidas e
claras de tirar dúvidas dos clientes faz toda a diferença na hora da venda.
● Formas
de entrega: como o produto vai chegar ao público? Garantir a primeira compra e
a primeira entrega com rapidez e segurança, certamente, fideliza o cliente.
Outro ponto fundamental é a divulgação do produto, da marca ou do
serviço. Conhecer o cliente e ter dele um feedback é a garantia de
estabilidade. Dados da Neotrust – referência em números de e-commerce – mostram
que o brasileiro apresentou
um crescimento de 4,3% no número de pedidos no 2º trimestre de 2022. Um mercado
crescente que merece investimentos em anúncios. Ter uma boa marca visual e uma
boa engrenagem de funcionamento não bastam se o negócio não consegue ser
encontrado na pesquisa do Google.
Outro ponto são os
mecanismos que mostram os visitantes e compradores do seu site. Um
exemplo é o monitoramento das campanhas
de conversão, que não só mostram o fluxo de pessoas e dados, como
também anunciam o produto para um maior número de pessoas que mostrem interesse
no que se oferece.
Com muito conteúdo à disposição, o mais importante na hora de começar um negócio online é dar o primeiro passo. Originalidade, criatividade, atenção e conhecimento técnico só agregam ao desejo de ser o próprio patrão e garantir uma independência financeira.
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