Como personalizar a experiência de compra dos seus clientes?
A experiência de compra personalizada é importante, e as grandes inovações no ramo de tecnologia criaram possibilidades de negócios que eram inimagináveis. E esse fato de ter mais personalização da experiência é uma maneira de construir interações diversificadas.
Sabe-se que a experiência, hoje em dia, é muito crucial para os clientes. Então, todos os negócios, principalmente os que vendem cilindro gás gnv, por exemplo, devem investir em dar uma ótima experiência para os seus clientes seja no atendimento ou nas vendas.
O fundamental é proporcionar uma experiência que o faça voltar para a empresa. E há os negócios que ignoram isso, o que é muito ruim. Todas as empresas devem tentar melhorar os seus processos, para que isso possa ocasionar uma boa experiência.
Por exemplo, uma empresa que trabalha com serviços de remoção de maquiagem definitiva a laser, por ser um ramo de estética, exige que se tenha muito mais cuidado com a experiência do cliente. Se a empresa investir bem, com toda certeza terá muito sucesso.
E as inovações tecnológicas do mundo virtual têm criado possibilidades incríveis e que mostram que o futuro, na verdade, está no presente. Ao mesmo tempo, a demanda dos mais variados setores de negócios mostram que os clientes buscam se sentir únicos.
Nesse sentido, foi desenvolvida a experiência de aquisição personalizada, uma maneira de criar relações mais guiadas de acordo com o perfil, ou com os perfis do cliente. É uma ótima opção para um negócio que vende banheira de canto para banheiro pequeno.
É possível que os empresários se perguntem como, de fato, a experiência de compra do consumidor deve ser personalizada na internet, tendo em vista que o layout das lojas virtuais não tem como ser mudado de acordo com o perfil de cada pessoa.
No entanto, na realidade não é difícil, e isso vai ser visto ao longo deste artigo. Um negócio que trabalha com a venda de camisa social preta cetim masculina vai compreender como se pode dar ao cliente uma experiência personalizada.
Porém, há outro ponto que é importante ressaltar. Toda boa imagem que alguns dos clientes têm do negócio e os esforços investidos para diferenciar o produto no mercado não se fazem suficientes para evitar quaisquer tipos de experiências ruins.
A partir daí, os consumidores costumam parar de comprar o produto e expõem opiniões negativas sobre a marca para todos os outros possíveis consumidores.
Então, mais do que só oferecer ótimos produtos e serviços, a empresa que trabalha com curso de canto e técnica vocal deve pensar em cada uma ligação que o cliente tem com o negócio em todas as etapas do funil de vendas.
Conceito de experiência de compra personalizada
Em uma empresa, a experiência de compra personalizada abarca em adaptar para cada perfil de cliente a abordagem e, de modo automático, o tom de voz, a linguagem, a demonstração de produtos e assim por diante.
No universo digital, isso também é possível. Nesse caso, a pessoa cria experiências pessoais com fundamento em ações anteriores tomadas pelo usuário no interior da empresa, como conduta de navegação, histórico de compras, dados demográficos.
Com esses dados agrupados por meio dos recursos, é possível direcionar bem os conteúdos dinâmicos, indicar os produtos, e encaminhar ofertas mais específicas e anúncios mais personalizados com as preferências e gostos daquele usuário.
Coletando certos dados do usuário, é possível fazer a customização de determinadas ações no site da empresa.
É válido dizer que, segundo dados do Google, 67% dos usuários que entram nos sites por meio de aparelhos móveis estão mais propensos a adquirir produtos de sites que customizam as informações de acordo com o local de quem acessa.
Além disso, segundo estudos da McKinsey, trabalhar a individualização em loja virtual pode aumentar de modo considerável o volume de conversões, melhorando o retorno sobre o investimento em vários canais.
A importância de personalizar a experiência
Se uma empresa ainda não entende se vale a pena investir na experiência do cliente, é preciso lembrar-se de que ela é um elemento decisivo no momento da escolha de compra. Por isso, preocupar-se e ter foco com esse tema é mais que essencial.
Afinal, se o consumidor obtiver uma experiência negativa, certamente não vai voltar a fazer negócios com a empresa. Muito pelo contrário, ele vai falar mal da marca e isso vai prejudicar muito o andamento dos negócios, o que deve ser extremamente evitado.
No entanto, quando a companhia desenvolve boas experiências exclusivas e personalizadas, o cliente se sente satisfeito com os produtos ou os serviços adquiridos.
Assim, além de continuar fechando negócios com a empresa, vai indicá-la aos amigos e familiares, que também vão poder se tornar clientes com maior facilidade.
Então, preocupar-se com a experiência do cliente é crucial para continuar crescendo e tendo sucesso no mercado. E, mais do que isso, é essencial para se destacar da concorrência e produzir uma ótima autoridade no assunto.
Por que se deve investir?
Nos segmentos mais diversos a concorrência é muito alta. Por isso, é muito importante ter vantagens que deixem a empresa mais competitiva, fazendo-a decolar em meio às outras marcas.
Desse modo, a personalização e experiência de aquisição de cliente necessita ser priorizada para produzir um retorno positivo para a entidade.
Ao obter uma experiência boa e exclusiva com a empresa, o cliente não só volta a comprar o produto ou serviço, como também se torna um divulgador, produzindo uma boa reputação para a marca e auxiliando a chamar novos clientes.
Devido ao valor associado que o cliente passa a atribuir à marca, ele fica até mesmo mais sujeito a pagar mais pelos produtos e serviços.
Sendo assim, ao oferecer uma excelente experiência de aquisição para o seu público, a empresa ganha novos clientes, fideliza os antigos e aumenta a sua receita.
As vantagens da estratégia
Diferente do que muitos líderes creem, as oportunidades de negócio mais promissoras não vêm de uma liderança focada em dados ou nas redes sociais.
Segundo a Digital Marketing Trends da Adobe, as boas empresas são fechadas a partir de experiências qualificadas dos clientes que a empresa já possui.
A primeira vantagem para as empresas se liga ao fato de que o cliente plenamente satisfeito nunca vai se tornar um detrator da empresa. Vive-se em uma sociedade altamente ligada, que compartilha uma boa parte da sua rotina diária na internet.
Em meio a esse contexto, a experiência do cliente é referência para a contemporaneidade, já faz alguns anos, um cliente mal atendido narrava a experiência ruim para cinco ou seis amigos.
Hoje, isso pode chegar a milhares de pessoas nas redes sociais e se tornar um problema sem precedentes para a imagem da marca e a credibilidade do negócio.
Dado isso, sabe-se que a experiência do cliente é mais do que uma mera tendência, é fator fundamental para a competitividade da empresa dentro do mercado, e quando é muito negligenciada pode ser o motivo central para o esquecimento de uma empresa.
Dicas de como fazer na prática
Segundo um estudo da companhia norte-americana MyBuys, 40% dos consumidores têm o hábito de adquirir de varejistas que procuram personalizar a experiência de compra em diversos canais.
Com isso em mente, serão destacadas, a seguir, cinco dicas que vão simplificar a jornada de compra, para a empresa e para os consumidores.
Juntar informações dos clientes;
Personalizar as promoções;
Oferecer serviços de consultoria personalizada;
Promover experiências multicanais;
Ser membro da comunidade.
Esses são os passos que um negócio deve dar para que ocorra tudo como foi planejado, e assim a implementação da experiência de compra personalizada seja bem feita. E vai servir como se fosse sinalização preventiva.
Considerações finais
Se uma empresa está pensando em investir em uma ótima experiência do cliente, deve saber que é algo que necessita de muitos investimentos financeiros.
No entanto, ela deve se tranquilizar, pois se ela colocar na ponta do lápis vai ver que isso custa bem menos do que se imagina.
Por isso, uma corporação que vende porta de pvc para quarto pode investir bem na ótima experiência para os clientes.
Isso ocorre porque a empresa se livra do desperdício econômico. É necessário analisar que se não investir no customer experience, de fato, as ofertas não vão ter sentido para o consumidor.
Em contrapartida, quando a empresa eleva o rumo dos negócios, personalizando cada relação, destaca-se na mente do cliente. Ao dar experiências boas, o consumidor se sente mais motivado em continuar adquirindo da marca.
Assim, se uma marca que trabalha com ajuda para tirar CNH classe B, está criando planos para melhorar a experiência dos clientes, pode investir com total foco nesse processo, pois os benefícios irão vir.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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